sábado, 30 de abril de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

SONHO DA CASA PRÓPRIA PODE SE TRANSFORMAR EM PESADELO

Não tem infraestrutura. Não tem segurança. Não tem mercado. Não tem farmácia. Nem posto de saúde. Nem escola. Porto Velho ganhou um novo bairro que, em breve, terá mais ou menos 20 mil moradores e...já começou abandonado. Para se ter ideia da situação, são pelo menos quatro assaltos todos os dias. Nos últimos 60 dias, dois homicídios. Tudo é novo, mas não há qualquer tipo de apoio aos moradores. A tal ponto que quem manda no pedaço são os criminosos. Impera a lei do silêncio e ai de quem falar com a polícia, denunciar ou protestar. Dias atrás, o maior defensor do conjunto Orgulho do Madeira, o governador Confúcio Moura, divulgou nas redes sociais comentário em que, em outras palavras, criticou a forma como uma área tão importante para milhares de pessoas, que agora têm sua casa própria, está sendo favelizada.  Ali já vivem algo em torno de duas mil pessoas e, muito em breve, outras duas mil começarão a morar. Se não forem tomadas medidas imediatas para dar ao conjunto um ar de comunidade, de dotá-lo com um mínimo de condições e de segurança, o desenho de que o sonho da casa própria possa se transformar em pesadelo (para muitas famílias já o é), se torna muito provável.
Outro exemplo de que se não houver a intervenção dos poderes públicos, a situação pode se transformar em drama, é em relação a outro conjunto, o Vitória Régia, no bairro Planalto. Ali, os drogados já tomaram conta. Fazem baderna todos os dias, até altas horas da noite e, quem ousa reclamar, é ameaçado, quando não agredido. Bêbados também dão o tom do local e as famílias de trabalhadores se transformaram em refém dos malandros, traficantes e drogados. É o retrato do Brasil: quando os pobres ganham alguma coisa que os beneficia, são abandonados à própria sorte e, danem-se! Que vão viver do jeito que der...
ELES PASSARÃO -  A criação da Comissão que vai julgar o processo de impeachment da Presidente Dilma já está formado no Senado e agora é tudo questão de tempo. Se não houver nenhuma anormalidade (nunca se sabe!), o afastamento da Presidente, para nunca mais voltar, se dará ainda na primeira quinzena de maio. Os aliados da esquerda, que estão se lixando para o país e só querem se manter no poder, obviamente vão fazer de tudo para prejudicar qualquer projeto que signifique o início da recuperação do Brasil, enfiado num precipício sem fundo pelo petismo e seus aliados. Mas, mesmo assim, nosso pais sobreviverá. E eles passarão, felizmente!
OBRA ADIADA -  A crise política no país vai atrasar o andamento de um projeto que poderia começar a ajudar na integração Mato Grosso/Rondônia com maior rapidez. Por causa dela, a comissão do Senado que viria analisar as possibilidades de pavimentação da BR 174, que ligaria Juína, no MT a Vilhena, transferiu a visita para junho próximo. A informação foi divulgada pelo senador Valdir Raupp. A obra seria de grande utilidade para os dois estados, fazendo uma ligação  alternativa à BR 364, encurtando caminhos e servindo para dar mais rapidez, principalmente, ao transporte de soja da região da produção até o sul do Estado, de onde viria para o porto do Madeira, na Capital. Com a crise política, esse e outros projetos estão parados.
 O LADO BOM... - God news sobre obras: o DER recomeçou, nessa segunda, os trabalhos de conclusão das obras do Anel Viário em Ji-Paraná. Não há mais percalços e, caso não surja mais nenhuma daquelas decisões estapafúrdias que já paralisou o trabalho várias vezes, dessa vez tudo indica que tudo vai até o fim. Mais de uma década e meia depois do previsto, mas vai. Já em relação ao Espaço Alternativo na Capital, a fase final de desmembramento da área, que passará a ser do município, permitirá que o trabalho recomece ainda no decorrer de maio. Tudo, é claro, ainda é apenas previsão, já que, com toda a experiência que viveu, a população só vai acreditar mesmo quando ver tudo pronto. Será  que dessa vez a coisa vai mesmo?
 ...E O LADO RUIM! - Bad news sobre obras: de uma hora para outra, sem grandes explicações, a construção da ponte sobre o rio Madeira, em Abunã, está praticamente parada. A construção gigantesca, orçada em 128 milhões de reais e que ligará Rondônia ao Acre, acabando com o serviço de balsa, estava prevista para ser concluída em meados do ano que vem. Mas, pelo jeito, não vai conseguir seguir o organograma, como, aliás, está acontecendo com praticamente todas as obras federais no país. A ponte, de 1.085 metros, estava andando normalmente, com grande número de operários trabalhando. Agora, restaram uma media dúzia e o serviço praticamente parou. O Dnit não explica o que realmente aconteceu e nem quando o serviço será retomado.
BEBUNS À SOLTA! - Perto de 380 motoristas presos, mais de 2.200 multas aplicadas: a Lei Seca e Rondônia, está sendo duríssima com os irresponsáveis que insistem em encher a cara de pinga e outras porcarias e dirigir. Nas inúmeras blitz realizadas pela Polícia Militar, mas também pela Polícia Rodoviária. O número de suspeitos por dirigirem embriagados é assustador. Do total dos que se submeteram ao teste do bafômetro, nada menos do que 15 por cento foram flagrados com  índice de álcool acima do permitido no sangue. Em alguns casos, o volume era de cinco, seus vezes o máximo aceitável. A PM e os demais serviços de segurança no trânsito garantem: vão continuar atrás desses malucos do volante.O que, aliás, faz muito bem a toda a população...
PERGUNTINHA - O Brasil aguenta ainda mais duas semanas do (des)governo Dilma ou o país terá que pedir aos senadores que apressem ainda mais o tal “afastamento temporário”?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires - Porto Velho/RO


Nenhum comentário:

Postar um comentário