terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

VENDA ILEGAL DA TERRA E INÉRCIA DA UNIÃO: CONFRONTOS À VISTA!

Está em andamento, a poucos quilômetros do centro de Porto Velho, uma sucessão de confrontos que pode acabar em muita violência e morte. Envolve uma  área de 10 mil hectares, na altura do quilômetro 36 da BR 319, já no Amazonas. Ali há uma confusão sobre propriedade da terra,que o Governo Federal, ao invés de ajudar, atrapalha mais e não define as coisas corretamente. Dizendo-se  proprietários, membros de uma família donos da terra até 1982, estão vendendo lotes da área que desde aquele ano, não lhes pertence mais.;A terra foi arrecadada pelo Incra, para fins de reforma agrária. Há pessoas ali morando ali há anos, mas na ilegalidade, segundo a legislação atual. Mesmo  sem saberem, incautos estão comprando terra, baseados em um documento de 1977, que não vale mais. O documento do Incra, de 1982,que retirou a propriedade, obviamente, não é mostrado aos compradores enganados. Se visse o documento que vale hoje (e não o antigo), claro que ninguém compraria um só metro quadrado de uma área que é federal.

Toda essa confusão, usada como exemplo apenas para que se entenda o risco que tais confrontos podem representar, tem como sempre, no pano de fundo, a inação oficial. Os verdadeiros colonos (e claro, o raciocínio não vale para os falsos sem terra) são colocados em áreas distantes, sem estrutura, sem estradas, sem apoio. As promessas nunca lhes são cumpridas.  Desesperados pelo abandono, quem ganhou terra cai fora, para não morrer de fome. Volta à cidade e, como só sabe trabalhar na lavoura, invade outra área. E é assim, fermentada pela incompetência e irresponsabilidade oficiais, que a crise se amplia. O caso do assentamento perto de Porto Velho é apenas um. Se a União não fizer seu papel – e não tem feito – os confrontos  da  terra jamais chegarão a um final feliz neste Brasil

 NINGUÉM DÁ BOLA - Por falar em invasão, mais uma está começando, lentamente , mas já com alguns pequenos casebres e casinhas modestas, construídas atrás do novo conjunto do Dnit, no outro lado do rio Madeira. Há cerca de três meses,as primeiras famíliascomeçaram a chegar ao local, demarcando pequenos lotes. Ninguém deu bola. Semanas depois, começavam as primeiras construções. Ninguém deu bola. Dentro dos próximos 90 dias, pode-se ter ali pelo menos uma centena de casas e barracos. Certamente ninguém vai dar bola também. Por aqui, invadir terrenos é comum e tudo fica por isso mesmo.

 MOTIVO DE PIADAS - Seria muito bom, para evitar se tornar alvo de gozação e piadas, que o sistema de segurança pública parasse de alardear que está limpando o  rio Madeira de dragas e balsas. Já foram feitas várias operações, com grande alarde, numa delas com o uso até de helicópteros. Horas depois que a polícia e as forças de segurança saem da área, a caça ao ouro na área proibida do rio volta a ser feita, como se nada tivesse acontecido. É estranho que isso aconteça, mas é a realidade. Dezenas de balsas e dragas estão no rio, normalmente. Não há quem as tire de lá.

 GASTANÇA DESNECESSÁRIA - A sugestão, já que não há solução para o problema,é  que a polícia e a Secretaria de Segurança não se exponham ao ridículo, anunciando prisões, multas, apreensões de balsas e equipamentos, se pouco depois tudo volta a ser como antes. Quem sabe um acordo com os garimpeiros, permitindo que eles trabalhem nas áreas até agora proibidas, evite que esta trabalheira e a gastança dos órgãos de repressão não se transformem em piada? Desde domingo, há pelo menos uma centena de balsas fazendo a garimpagem ilegal de ouro. Deixa assim, então!

 DONA MARINA VOLTOU!  - Ela voltou!  Está viva. Marina Silva, até agora calada ante a crise política e econômica do País, reapareceu na mídia, com todo oportunismo que gente como ela adora utilizar. Não traz solução, nem sugestão e muito menos auxilia em alguma mobilização nacional, que possa  ajudar a tirar do fundo do poço.  Apenas aproveita a chance para tirar seu pedaço de um corpo quase em decomposição, que é o triste governo brasileiro. A grande amiga das ONGs internacionais, que criou um partido só para si, não fez nada em benefício do país, mas tem milhões de  adoradores dentro e fora do Brasil. É um fenômeno

“SOU O MAIS HONESTO!” - "Eles querem chegar no Lula. Eu tenho endereço fixo, todo mundo sabe onde eu moro. Se tem uma coisa que eu me orgulho, neste país, é que não tem uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, nem dentro do Ministério Público, nem dentro da Igreja Católica, nem dentro da Igreja Evangélica. Pode ter igual, mas mais do que eu, duvido”. Frases ditas num encontro com blogueiros nesta semana,em São Paulo. E que e bem resume a grandiloquencia com que o ex Presidente Lula costuma se referir a si mesmo. Seria cômico, não fosse trágico!

 PERGUNTINHA - Você faz parte do grupo dos sortudos de 1 por cento da população mundial milionária ou dos outros 99 por cento que, juntos, têm menos riqueza do que os poucos ricaços?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário