segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

QUADRO DA DISPUTA PELA PREFEITURA COMEÇA A SE DESENHAR

A disputa pela Prefeitura de Porto Velho, chegando perto dos 290 mil eleitores,  vai escolher seu prefeito para o período 2017/2020, num momento em que a política local ainda não definiu  como será o quadro final dos que entrarão mesmo na disputa. Há algumas certezas, contudo. O prefeito Mauro Nazif será candidato à reeleição e não só ele,como os principais nomes da sua equipe acreditam que será possível reverter a situação negativa de até há pouco e transformá-la em positiva,com vária obras que estão em execução e outras a a serem executadas. Outro nome certo na corrida pela cadeira de Prefeito serão de Williames PImentel. Com o aval dos peemedebistas que dominam os diretórios municipal e estadual, ele sai como uma quase unanimidade. Só não o é porque algumas as alas palacianas divergem. Preferiam Lindomar Garçon ou Emerson Castro. Uma terceira ala gostaria de manter a aliança com Nazif. A menos que aconteça uma grande reviravolta, Pimentel estará na briga. Garçon irá? Não é certo. Ele está trocando de partido e até pode entrar na disputa. Ele diz que não sabe, mas no fundo gostaria sim de brigar de novo pela maior Prefeitura do Estado.,

Ribamar Araújo também vai disputar.Levará para a campanha projetos e ideias, mas principalmente sua vida pública ilibada,sem manchas, depois de mais de 20 anos de vida pública, um caso raro no Brasil.  Léo Moraes, jovem e deputado de primeiro mandato, também estará na parada. Há ainda uma chance concreta de estar na relação o professor  Aluizio Vidal, agora filiado ao Rede Sustentabilidade, de Marina Silva e que teve performance muito boa, mesmo no  PSOL. Há ainda outras possibilidades e cogitações, mas ao que tudo indica, o nome que tem aparecido na frente em todas as pesquisas, estará fora da corrida pelo Palácio Tancredo Neves.

MARIANA FORA - Mariana Carvalho, a líder em todas as pesquisas, está cada vez mais fora da corrida pela Prefeitura na Capital . Ela não quer. Sua família não quer. Os tucanos a querem, de qualquer jeito, na disputa. Dificilmente conseguirão demovê-la de não entrar na briga. Mário Português também está fora. Da briga pela Prefeitrura, do PMDB e da política. Aparece sempre bem nas pesquisas informais feitas até agora, mas não quer nem ouvir falar no assunto. Por enquanto, o quadro é esse. Poderá haver mudanças, é claro. Hermínio Coelho,por exemplo, pode entrar. Daqui a a pouco, saberemos quem realmente estará na corrida e quem ficará fora dela.

 PREFEITO CONDENADO - O inferno astral do prefeito de Cacoal, o Padre Franco (com o perdão do trocadilho), está longe de terrninar. Ele, sua ex chefe dee gabinete, Maria Ivani, aquela que dizia que “o povo é só um detalhe!”!, foram condenados, junto  com advogados que teriam sido contratados de forma irregular pela Prefeitura. Há recursos, claro, mas a condenação inicial determina não só a devolução integral de tudo o que foi pago de forma ilegal, pela análise da Justiça,além da perda dos direitos políticos por cinco anos, entre outras penalidades. Maria Ivani fazia parte, ao mesmo tempo,do escritório de advocacia contratado e recebia como servidor pública.l Rolo dos grandes.,,.,

 PRÊMIO AO CRIME - Mais um crime brutal e covarde contra a mulher foi praticado neste final de semana. Um ex, que se acha dono da sua companheira, machista incurável,doente social, deixou cinco crianças sem sua mãe. Chegou escondido, encostou um revólver nas costas da vítima e a matou com tiros à queima roupa. Que pena merece um desgraçado desses, que não respeita a vida humana,que tira a vida de alguém com quem viveu e tem filhos e que,mesmo assim, se brutaliza e mata? Enquanto as penas e os benefícios aos assassinos no Brasil serem quase um prêmio ao crime, não se conterá essa onda de covardia e violência contra as mulheres.

 TECNOLOGIA NÃO!                                                                                                                   Entretanto ano, sai ano; mudam as coisas, avança a tecnologia, mas, no final, as cenas de vários anos atrás continuam se repetindo hoje, em pleno século 21: pais dormindo  em filas para poderem garantir vagas em escolas estaduais e municipais em Rondônia e em vários estados brasileiros.  É uma vergonha, um desrespeito para com o contribuinte, que paga alguns dos impostos mais altos do mundo. A tecnologia que serve para cobrar tarifas,para tirar o máximo possível dos assalariados; para explorá-los, nãoé usada em benefício do povo. Não seria muito mais lógico fazer as matrículas pela internet? Ah, mas daí é impossível...


LÂMPADAS DE LED - Quando fala sobre o Espaço Alternativo, o há pouco empossado novo comandante em chefe  do DER, não esconde seu entusiasmo. Ezequiel Neiva está cumprindo à risca orientação do governador Confúcio Moura para priorizar a obra, tocá-la em frente, recheá-la de inovações (como lâmpadas de LED, numa das áreas  elevadas) e   ainda construir um estacionamento para mais de 2.200  carros, na área cedida pela Aeronáutica. Se tudo der certo e não surgir mais nenhum sapo enterrado, o Espaço estará pronto ainda no terceiro trimestre deste ano.Torçamos para que isso ocorra mesmo!                                                                                        
  
PERGUNTINHA - Quando  o Denit  vai  concluir as obras  das pistas laterais da BR 364, em Porto Velho, já que falta tão pouco para terminar o trabalho que o Estado praticamente entregou de mão beijada?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário