domingo, 7 de fevereiro de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

FINALMENTE OS MAUS CIDADÃOS COMEÇAM A SER PUNIDOS

Finalmente, uma lei começa a ser cumprida e dar  a quem não a respeita, ao menos alguma punição., No geral, leis são bonitas no papel, mas na hora de ser executada (a não ser pelos pobres, que não podem pagar bons advogados), em muitos casos não o servem para nada. Por isso, é digna de elogios a ação da Prefeitura de Porto Velho em aplicar multas pesadas em proprietários que não cuidam dos seus terrenos, deixando-os abandonados, para serem criadouros de mosquitos, cobras, aranhas e todo o tipo de bichos perigosos. Em especial  o bicho homem, porque muitas dessas áreas  tornam-se centros de recreação para bandidos, viciados, marginais. Ainda não é o ideal, porque os,que desrespeitam seus vizinhos e sua cidade, deveriam é perder seus imóveis. Mas daí já é querer demais,porque eles deixam tudo de lado, se lixam para a comunidade, mas se ameaçados de perderem o que nunca cuidaram, vão até o Supremo exigir a propriedade. E certamente ganharão, porque no Brasil as leis são especialistas em favorecer vilões.  

No ano passado, foram aplicadas  323 multas para 172  irresponsáveis, que durante anos ignoraram os pedidos desesperados dos seus vizinhos, para que tivessem espírito de cidadania e não deixasse a sua área podre de suja, antro de doenças, perigos e criminosos. Alguns receberam até três multas, somando, em casos especiais, quase  20 mil reais,. O que a Câmara de Vereadores poderia propor, para ampliar as punições, seria multiplicar por dez tais multas, para que, sem condições de pagá-las, os sugismundos tivessem que vender seus terrenos para pagar as multas e para quem cuidasse deles.Estamos ainda longe do ideal.Mas já estão sendo dados alguns passos. Abaixo esses péssimos cidadãos, que devem adorar viver na sujeira, pelo que mostram com suas propriedades abandonadas.

 A COISA TÁ FEIA!” - Queda de 26 por cento na venda de carros; oito milhões de desempregados;fim de grandes lojas,como Marisa e fechamento de outras 80 de redes como a Casas Bahia; dólar acima dos 4 reais; diminuição da produção industrial todos os meses; crescimento negativo de 3,5, só ganhando, na América Latina, da Venezuela, cujo PIB, nas mãos incompetentes de um Presidente Maluco,opps! Maduro, teve um PIB negativo de 7 por cento. Os números são incontestáveis e dão conta da terrível crise que o Brasil vive. A complexa situação  não afetou o governo, contudo, que continua com sua gastança. Pobres de nós!

 DUAS DÉCADAS - Quando o hoje vice- governador Daniel Pereira iniciou sua vida política, como  deputado estadual, há mais de 20 anos, o problema da até hoje chamada Figura A, no centro de Porto Velho, já estava sendo discutida  pelos moradores, alguns vivendo naquela região  da Capital há décadas.Daniel lembrou isso, em  reunião nesta semana em Brasília, quando o assunto voltou  ser discutido.  A infernal burocracia que é comum em todos os atos e todos os governos  continua emperrando a solução do problema que impede  regularização dos imóveis. Guilherme Estrada Rodrigues, do Patrimônio da União, prometeu solução rápida. Tomara que não demore mais 20 anos...

A VIOLÊNCIA PIOROU -  Em duas semanas, sete assassinatos.Um a cada dois dias. Começou assim o2016 em Porto Velho, onde se tinha um pouco de esperança de que a violência diminuísse nesse neste ano novo. Nada disso. Piorou. A verdade é que no ano passado, no mesmo período, foram cinco homicídios. Em alguns bairros da Capital, os tiroteios se tornaram comuns, a bandidagem anda livremente pelas ruas e os moradores é que estão presos, trancados em suas casas. Assaltos são tão comuns que comerciantes antigos, principalmente na zona leste,já abandonaram seus negócios, para não serem mortos. A coisa anda casa vez pior.

 DIRETO AO PONTO - A vereadora  Ana Maria Negreiros,com apenas três anos de mandato, tem se destacado bastante  na Câmara de Porto Velho. Numa entrevista  exclusiva a Sérgio Pires, ela conta sua história, relembra sua ligação com a política, acompanhando seu pai, Ramiro Negreiros, que foi vereador e deputado estadual desde os sete anos de idade, em campanhas políticas e fala na suas principais ações neste primeiro mandato. Ana  Negreiros está no programa Direto ao Ponto (SICTV/Record), que vai ao ar neste sábado, 13h20  da tarde, em rede estadual. Não perca!

 O PERIGO DAS CHUVAS - A temporada de chuvas pesadas começou pra valer. Nos últimos  dias, dezenas de ruas em diferentes bairros de Porto Velho  ficaram alagadas. Em Ji-Paraná, a situação foi assustadora nesta sexta, quando a chuva torrencial inundou até grandes trechos da BR 364, prejudicando o trânsito e permitindo passagem apenas de veículos pesados, assim mesmo sob grande risco. Há risco de enchente não só na  Capital e distritos, mas também em várias cidades do interior. A Defesa Civil começa a se preparar para agir, senão neste final de semana, mas certamente já no próximo.As comunidades ribeirinhas, infelizmente, estão correndo riscos de terem que sair de suas casas. Outra vez..

 PERGUNTINHA - Qual a pena para um anormal covarde que atira à queima roupa na cabeça de uma criança de 12 anos,como fez um monstro essa semana, em Porto Velho?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário