quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

SEM CARGOS, O PODEROSO PMDB PODE PERDER SEU RUMO...

Não há qualquer dúvida: o racha no PMDB nacional pode afetar a governabilidade e deixar o país ainda mais perdido do que está. Partido ávido por cargos no poder, mesmo sendo um Frentão com várias ideologias e interesses, os peemedebistas sempre foram unidos quando se tratou de apoiarem quem está no governo, para ocupar o maior número de cargos possível. Agora, quando a liderança de Michel Temer, adversário da presidente Dilma, de quem  é vice, está sendo contestada por ”aliados”  dilmistas, a  coisa se complicou de vez. Há várias lideranças que terão que tomar posição em breve, na convenção nacional de março. Até lá, se a Presidente ainda se mantiver no poder e tiver o controle político  na mão, poderá sair até mais fortalecida, com um PMDB comandado por seus amigos, todos recheados de cargos. Mas, até que a convenção se realize, haverá uma batalha tão intensa dentro do partido,que o resultado pode ser completamente contrário ao desejado pelo Planalto.

Como ficarão, nesse jogo de interesses, personalidades rondonienses do partido, como o governador Confúcio Moura e o senador Valdir Raupp? Moura tem se mantido distante da batalha interna do PMDB, pisando em ovos até porque Rondônia (como todos os demais Estados), depende muito de boas relações com o Planalto, que tudo decide e que manda no cofre. Já Raupp fica entre a cruz e a espada. Muito próximo a Michel Temer, de quem é vice presidente ? Ou terá que agradar ao governo, que pode liberar recursos para seu Estado e ajudá-lo, a ele e à deputada Marinha, com a liberação de emendas para dezenas de obras?  As mesmas dúvidas  terão outros governadores, senadores e deputados peemedebistas de todos os Estados. Ficar com a fidelidade a Temer? Abraçar gente como Renan Calheiros?  Afinal, sem cargos,o PMDB fica sem rumo.

 MAIS UMA POLÊMICA - Sandro Guidalli, ligado à Igreja Evangélica, no link do conselho tutelar(https://canalconselhotutelar.wordpress.com/2012/08/20/), é mais um que está denunciando o uso de livros sobre sexo para crianças e defesa  dos casais gays, em escolas brasileiras. Ele escreve: “livros didáticos e paradidáticos que exaltam o homossexualismo e a “família” formada por um casal gay, estão chegando nas escolas do país sob sugestão e estímulo do MEC. Disfarçadamente, o kit gay concebido pelo governo para ser distribuído nas escolas, em que pese o recuo do então ministro da Educação, Fernando Haddad, vai sendo introduzido no ambiente escolar, atingindo crianças a partir dos seis anos de idade até os adolescentes”.

 DOIS PAIS, DUAS MÃES - Prossegue o texto, que pode ser lido na internet: “são livros que não ensinam apenas como colocar um preservativo no pênis. Eles ensinam que um casal homossexual ou bissexual deve ser aceito pelas crianças e que não há nada de errado se um coleguinha for adotado por dois “país” ou duas “mães”. Esses livros também interagem com as crianças”.Um deles, “que se chama “Aparelho Sexual & Cia, um guia inusitado para crianças descoladas”, escrito pela autora francesa Hélène Bruller e editado no Brasil desde 2007 pela Companhia das Letras. Para esta autora e para quem publica uma obra dessas, “criança descolada” é criança que está pronta para fazer sexo!”. É mais polêmica pela frente!

FESTA SEM FIM - No presídio  de Ji- Paraná, uma verdadeira farra, Presos tinham drogas, abundância de celulares e até wi-fi para estarem sempre ligados na internet. Inacreditável como essa espécie de Disneylândia para criminosos tivesse durado tanto tempo, sem que fosse descoberta.Uma denúncia anônima chegou ao Ministério Público e, a  partir daí, a festa acabou.É uma coisa impressionante, como presidiários dominam as cadeias, nas ruas. Agora, esse festival de internet com wi-fi dentro de uma prisão, é coisa inédita.

NA MESMA CASA - O TRE está voltando para casa, ao menos momentaneamente. O presidente, dr. Rowilson Teixeira , decidiu que o prédio, mesmo depois de ter  sido atingido pela cheia histórica e de até apresentar alguns riscos, deve ser utilizado ao menos até o final deste semestre. Nesse meio tempo, se começará a tratar da construção de uma nova sede, em outro lugar, fora dos riscos de enchente e sem infringir leis ambientais, como ocorre com o prédio atual. Com esses  poucos meses ocupando o velho prédio, a Justiça Eleitoral economizará 9 milhões de reais.

WAGNER, O PRUDENTE -  “Não podemos ser presunçosos de achar que estamos vivendo uma situação completamente diferente do que está acontecendo no País, de retração na economia. O cenário que vemos para os próximos meses é que não podermos gerar impacto na despesa de pessoal”. As  palavras são do secretário de Finanças do Estado, o prudente   Wagner  de Freitas. Ele alerta que o Estado precisa manter seus gastos  totalmente sob controle, para poder continuar pagando os salários e fornecedores em dia. Qualquer exagero, diz, pode ser fatal,                          

 PERGUNTINHA - Se a Eletrobras Rondônia conseguir cobrar a energia desviada de 70 mil consumidores, como afirma, será que vai diminuir os valores pornográficos que cobra de quem não desvia?     

Fonte: Jornalista Sérgio Pires                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário