segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

MAIS ENERGIA EM ABUNDÂNCIA PARA RONDÔNIA E ACRE

Rondônia e Acre vão ter energia abundante, a partir do segundo semestre deste ano. Com a geração em seis novas turbinas da hidrelétrica de Santo Antonio, os dois Estados, juntos, terão mais 60 por cento de toda a energia elétrica que possuem hoje, podendo planejar sua expansão industrial e de vários outros segmentos, já que a questão energética estará totalmente resolvida. Para realizar este trabalho todo, a Santo Antonio investiu também em enormes torres, mais de duas  dezenas delas, algumas gigantescas, com mais de 85 metros de alturas. Atravessou rios, áreas alagadas, morros e planícies, para interligar a sua usina no rio Madeira e distribuir toda a produção extra, já autorizada por nova licença de operação, para atender aos dois Estados. Mais de 2 milhões de pessoas serão beneficiadas diretamente  com essas melhorias. A geração de energia diretamente das novas turbinas.,que começam a operar em agosto, chegará a mais de 400 megawats, prioritariamente distribuídos tanto para abastecer os rondonienses como os acrianos.

Mesmo com eventuais críticas, algumas compreensíveis, outras apenas apaixonadas e ainda algumas mal intencionadas, o sistema de geração de energia do rio Madeira,  tem contribuído muito para o desenvolvimento da região e do país. Milhões e milhões de reais foram investidos pelos consórcios nas compensações. Se o dinheiro foi bem utilizado ou não, já é outra história. E tem que ser cobrado de quem não o gastou no que deveria ter gasto. Mas que foi disponibilizado, foi. Além disso, a energia limpa gerada no nosso rio ajuda sim ao controle ambiental, para não precisarmos usar energia na base do óleo diesel ou a perigosa energia nuclear. Claro que quem não quer ver, não vê. Mas que as usinas foram. são e serão vitais para todos nós, não  há dúvida alguma

PIMENTEL E OS NÚMEROS - No programa Tempo Real (SICTV/Record, segunda a sexta, sete e meia da noite), o secretário de saúde do Estado, Williames Pimentel, falou sobre vários avanços do setor. Destacou, por exemplo, que o número de atendimentos mensais na Policlínica Osvaldo Cruz, na Capital, já chegou aos 20 mil, quase mil por dia, excluindo-se os finais de semana. E ainda as duas mil cirurgias/mês no Hospital de Base, entre várias melhorias. Com relação à Policlínica, a SESAU agora está batalhando para corrigir o tempo de espera das consultas e as eventuais transferências de última hora. Essas exceções podem prejudicar um trabalho que está indo bem.

 PLANOS EM EXECUÇÃO - No final do ano passado, numa entrevista exclusiva a Sérgio Pires (SICTV), o governador Confúcio Moura deu algumas informações que até então estavam apenas na cabeça dele, como projetos. A primeira: a construção de uma nova rodoviária na Capital, com uma megaestrutura, em outro local. Confirmou agora que será na avenida Guaporé, em direção à BR 364, inclusive com um mini shopping.  Outra: a criação de um estacionamento para 2.200 carros ao lado do Espaço Alternativo, numa área negociada com a Aeronáutica. Ambos começam a se tornar realidade este ano.

AGORA VAI! - Por falar em Espaço Alternativo, o diretor geral do DER, Ezequiel Neiva, confirmou para os próximos dias, muito antes do prazo previsto de três meses, a retomada das obras inacabadas. Durante mais de um ano, por decisão do Tribunal de Contas, que até agora não se compreende muito bem dos motivos, tudo ficou paralisado, causando grandes prejuízos à comunidade, que vai em pequenas multidões para curtir um dos únicos locais de lazer da cidade. O DER assumiu a obra e promete entregá-la, 100 por cento pronta, num período máximo de oito meses. Tomara que dessa vez ninguém, atrapalhe!

 PORTAS FECHADAS - Não está fácil mesmo, principalmente para os pequenos, que começam seus negócios e tentam passar ao largo da crise. Em Rondônia, das 111.600 empresas, 105 mil são de pequenas e micros. Dessas, só no período de 40 dias (de 10 de dezembro passado a 20 de janeiro deste ano), nada menos que 811 dessas empresas fecharam suas portas, deixando desempregadas centenas de trabalhadores. Não é fácil começar um negócio, principalmente em tempos de falta de dinheiro e juros estratosféricos, para começar a trabalhar. Por isso, buscar apoio junto ao Simpi ou Sebrae (ou ambos), antes de começar uma empresa, é sempre um bom conselho.

 VERDADE OU MENTIRA? - Depois de aumentar as contas de energia em média 51 por cento (há casos de aumentos ainda maiores), o governo anuncia uma pequena redução: 3 por cento. Não se sabe ainda se isso vai funcionar, como e quando, porque a credibilidade de qualquer medida positiva anunciada pelo Planalto é igual a zero. Mas se for real, é melhor diminuir do que aumentar. A menos que estejamos outra vez sendo enganados, como o fomos na campanha política. A presidente reeleita anunciou na campanha uma grande redução no custo da energia e o que ocorreu foi o que se viu. Esperemos para ver se é engodo ou verdade! 

PERGUNTINHA - Será que os foliões que saem às ruas na Capital terão banheiros químicos em profusão nos trajetos dos blocos ou continuarão urinando nas casas, quintais e portas de casas e lojas?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário