terça-feira, 17 de novembro de 2015

Teste MT-09 da Yamaha

Olá meus amigos, a tempos vocês estão me cobrando teste da Yamaha MT-09, e chegou a hora. Agradeço pela confiança de vocês que admiram meu trabalho, imparcialidade, e sinceridade. Se desejar pode comentar no final da pagina.
mt09 capa marcos
A tão falada MT-09, confesso que estava ansioso para testá-la, pois muitos falavam tão bem da moto e quando recebi a motoca da Yamaha para o teste, não achei tudo isso.
Vamos lá, sem rasgação de seda, como eu gosto de escrever e como eu gostaria de ler.
Na verdade recebi duas motos, a primeira encontrei algumas características que não batiam quando eu assisti um programa de televisão que passa domingo pela manhã.
mt 09 2
Para não falar besteira e ser injusto, resolvi pedir outra moto para Yamaha, e realmente eu tinha razão, a moto não apresentou o problema de mapeamento do motor como havia constatado, mas o resto continuou.
No geral a moto é boa, imponente, robusta, design de bom gosto, possui um torque e boa aceleração, onde você não precisa ficar reduzindo, só engatar a sexta marcha e acelerar, desde baixas rotações ela apresenta uma grande força e se torna uma motoca bem divertida.
mt 09 painel
Painel da MT-09 é completo, totalmente digital e conta com indicadores de marcha, combustível, posição do D-mode, conta giros, hodômetro total e parcial, média de consumo, consumo de combustível instantâneo, contagem regressiva de Km em reserva, temperatura da água do radiador e temperatura do ar de admissão.
mt 09 3
Como se saiu?
Primeiramente vamos para o dinamômetro:
Assista vídeo onde comprova velocidade de cada marcha e a velocidade final, que atingi também na pista, pouco frustrante não passar dos 225Km/h em uma moto de 900cc.
Resultado dinamômetro:
Velocidade atingida de cada marcha
1° marcha 92Km/;h
2° marcha 126Km/h
3° marcha 175Km/h
4° marcha 206Km/h
5° marcha 225Km/h
6° marcha 226Km/h
Potência do Motor: 111,91CV
Torque: 9,75Kgf.m
mt 09 rua
Na cidade:
MT-09 na cidade é uma boa moto, no transito se sai muito bem, é maleável e fácil de contornar os obstáculos no transito se tratando de São Paulo, mas se pudesse esterçar mais o guidão seria melhor.
A embreagem é um pouco dura, na cidade é um bom exercício para os dedos.
mt 09 4
Não gostei muito da suspensão traseira , especialmente na calibração do amortecedor, na minha opinião falta uma calibração com retorno mais lento para melhorar absorção nas pequenas ondulações (as bem curtinhas), seria uma regulagem fina para melhorar o trabalho do começo do amortecedor, e no Brasil o asfalto não é um tapete, então seria uma modificação bem vinda.
De resto a suspensão cumpre bem seu papel na cidade.
mt 09 estrada
Na estrada:
No quesito do motor, tem muita saúde e não tenho queixas e só elogios, os 3 cilindros empurram com força em todos os regimes, possui uma boa estabilidade em linha reta até uns 170Km/h suportando andar tranqüilo, más tem que respeitar os limites de velocidade, testei na pista ok.
Moto é confortável, possui boa posição de pilotagem.
mo09 laranja
Estrada com curvas de baixa velocidade a moto está em casa, faz muita curva, com a maior facilidade e muito prazerosa de pilotar.
Devido a suspensão traseira ser muito mole, mesmo com a regulagem de mola no mais duro, não gosta de curvas de media para alta, a moto balança demais, dobrando muito.
Em altas velocidades acima de 180KM/h a moto fica muito leve, e é facil sentir que ela começa a ficar insegura, se fosse uma moto de menor potência eu até aceitaria isso numa boa, mas uma moto de 900cc não poderia acontecer isso, tanto é instável que ela limita por volta de 225Km/h.
Notei outra questão sobre uma mudança que eu indicaria, devido ao design do banco, tem um parte que afunila e por ali quando você pega um piso molhado por este espaço, o pneu traseiro joga água diretamente nas costas do piloto, e aconteceu comigo.
Tinha acabado de chover, pista molhada, eu estava de jaqueta impermeável e calça jeans, num certo momento notei que minhas costas estava molhada, e foi ai minha surpresa, água entrava entre minha calça e a jaqueta, depois de um percurso de 25 Km eu estava com minhas costas toda molhada, mesmo com uma jaqueta impermeável, este quesito também deveria ser revisto pela fabrica.
mt 09 7
Níveis de potencia do motor: MT-09 possui 3 modos
painel-digital mt09

STD: modo intermediário de potencia
 A: modo mais brusco na aceleração
 B: modo mais suave na aceleração


Resumo:
uma boa moto para cidade, estrada e lazer, possui freios ABS de série que deixa mais seguro a pilotagem especialmente com pista molhada, motor consome por volta de 19,0Km/l, valor a partir de R$37.990,00.
Moto é divertida, e seu habitat não é velocidades altas, suspensão traseira é razoável, e a dianteira é muito boa com varias regulagens e um ótimo curso.
mt 09 6
Marcos Branco – Yamaha MT-09 final dos testes

Ficha Técnica / Dados Técnicos da Yamaha MT 09
  • Comprimento Total0 75 mm
  • Altura do Assento 815 mm
  • Peso Líquido 191 Kg
  • Distância entre-eixos 440 mm
  • Motor4 tempos, DOHC, refrigeração líquida, 12 válvulas
  • Quantidade de Cilindros3 cilindros
  • Diâmetro x Curso 78,0 mm x 59,1 mm
  • Taxa de Compressão 11,5 : 1
  • Potência Máxima 115 cv / 10.000 rpm
  • Torque Máximo 8,92 kg-m / 8.500 rpm
  • Sistema de Partida Elétrica
  • Capacidade do Óleo do Motor 3,4 L
  • Capacidade do Tanque de Combustível 14 litros (2,8 litros reserva)
  • Sistema de Ignição TCI
  • Câmbio 6 velocidades
  • Pneu Dianteiro 120/70 ZR17 M/C (58W) Bridgestone S20F / Dunlop D214F
  • Pneu Traseiro 180/55 ZR17 M/C (73W) Bridgestone S20R / Dunlop D214
  • Freio Dianteiro Disco duplo hidráulico 298 mm (ABS)
  • Freio Traseiro Disco hidráulico 245 mm (ABS)
  • Suspensão dianteira / cursoGarfo telescópico / 137 mm
  • Suspensão traseira / cursoBalança traseira tipo Monocross com link / 60 mm (curso roda: 130 mm)
  • Cilindrada Real 847 cc
  • Cores Matt Grey, Deep Armor, Blazing Orange
Fonte: Moto Espor - Autor do Texto: Marcos Branco -  Fotos: Josué Vicente


Um comentário:

Unknown disse...

legal os comentarios..tive umae amei a moto...se alguem se interessar tenho para venda suporte de bau e afastador de alforges para ela, marca scam, interessados envie para rsfontinha@gmail.com abraço e sempre na estrada sobre 2 rodas !

Postar um comentário