domingo, 22 de novembro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

SOMOS CASTIGADOS MESMO AJUDANDO A ILUMINAR O BRASIL!

Bem feito para Porto Velho! Construiu duas das maiores hidrelétricas do mundo, mas vai continuar pagando uma das maiores contas de energia do país. Abastecemos parte do norte e várias regiões do Brasil, com energia de qualidade, mas aqui, sofremos apagões constantes e, quando abrimos nossa caixa de correspondência, ao vermos o quanto pagaremos pela energia, precisamos tomar algum medicamento anti infarto. Agora a Presidente assinou decreto livrando dezenas de cidades do pagamento da bandeira vermelha e excluiu dele quem vive na cidade que abastece grande parte do país. Fomos castigados por ajudar o restantes do país. É eisa a visão (ou cegueira!) desse governo sem rumo: quem produz é punido; quem trabalha não tem prioridade; quem se encosta na ideologia do PT e aliados, aí sim, esses são valorizados. Em Rondônia, onze pequenas cidades serão beneficiadas e não pagarão  bandeira vermelha na tarifa. Pouco ajudará, porque nelas o consumo é pequeno e o abastecimento nessas regiões não é contínuo. Ou seja, não serviu pra coisa nenhuma. Já para as cidades maiores, incluindo a que produz e gera a energia que melhora a vida de milhões de brasileiros, com os benefícios, mas também com todos os problemas que essas gigantescas obras trazem, não terão qualquer tipo de redução do custo em suas contas. Como entender uma coisa dessas?
 No Congresso, a única voz que se elevou concretamente para defender os interesses de Rondônia nessa questão, foi a da deputada Mariana Carvalho, com projeto isentando da bandeira vermelha na energia em cidades produtoras, como Porto Velho. Está na hora de toda a bancada federal se unir em torno dessa iniciativa. Porque, a depender desse governo, continuaremos pagando a conta pornográfica que está acabando com os salários de milhares de famílias no Estado.
MATANÇA NACIONAL - Em 33 anos, foram registrados nada menos do que 106 mil assassinatos de mulheres no Brasil. Foram 3.212 mortes violentas por ano, num país machista onde as pessoas do sexo feminino, ainda são tratadas como seres de segunda categoria. Os números oficiais apontam Rondônia como o sétimo lugar no país mais violento contra as mulheres, com 6,3 assassinatos por cada 100 mil habitantes.  Estamos atrás apenas de estados violentos como Roraima, Espírito Santo, Amazonas, Goiás, Acre e a Paraíba, onde a situação é ainda pior. Já houve avanços, mas a situação das mulheres ainda é terrível.
 BALSA E NEGÓCIOS - Um grupo de 16 deputados, liderados pelo presidente Maurão de Carvalho e pelo deputado Lebrão, um dos que mais trem se dedicado ao assunto, segue para a região de Beni, na Bolívia, neste sábado. Junto com representantes do Governo de Rondônia, da Fiero e outras entidades, vão debater novos rumos para as negociações comerciais Rondônia-Bolívia. A implantação de uma balsa no rio Guaporé,  facilitando a ligação por ônibus, é uma das principais boas notícias que devem ser confirmadas em breve. A abertura de novos canais de negócios devem incrementar a relação comercial bilateral com os nossos vizinhos da terra de Evo Morales.
 FESTA NA PRAÇA - Fim de semana de festa, na Capital, com muitos shows na área da Madeira Mamoré. É a segunda edição da Festa do Madeira, presente da Santo Antonio Energia para Porto Velho e região. Tudo começa hoje no final da tarde, mas a atração principal virá no domingo à noite: Dudu Nobre, um dos grandes sucessos da música brasileira. Várias atrações locais, incluindo a Banda Versalhes,que se despede de Porto Velho, porque vai para centros maiores,  também estarão n o cardápio cultural. A festa, que já está no calendário oficial da cidade,é mais uma forma da Santo Antonio se integrar à coletividade, como tem feito desde da sua chegada por aqui.
DROGAS E FAMÍLIA - Nesta semana, mais um fato terrível relacionado com as drogas foi registrado em Porto Velho. Uma mãe foi surrada por seus dois filhos, ambos drogados, porque não tinha dinheiro para dar a eles sustentarem o vício. A droga dentro das casas e o que causa de desestabilização nas famílias é um dos temas da entrevista concedida pelo titular da campanha de combate às drogas e álcool do Estado, Valdo Alves. A entrevista ao programa Direto ao Ponto, vai ao ar em rede estadual, pelas emissoras da SICTV/Record para todo o Estado, a partir das 13h20 deste sábado, Não perca!
 PEDÁGIOS NA BR 364 - Nas próximas semanas, começam a ser definidas as empresas que ficarão responsáveis por 21 trechos da BR 364, que deverá ser privatizada. Cada trecho terá pedágio diferente, segundo o plano original, tornando a viagem para o norte e daqui para o centro sul mais cara e, ao mesmo tempo, encarecendo ainda mais o transporte de mercadorias. No total, serão privatizados 860 quilômetros, entre Comodoro,  no Mato Grosso e Porto Velho. Pode haver um pedágio a cada 40 quilômetros, embora isso ainda seja apenas uma possibilidade. Em breve saberemos como esse novo projeto vai nos arrancar mais dinheiro...
 PERGUNTINHAS - Que benefício haverá para a população do distrito da cidade de Mariana, em Minas, destruída pela lama de uma mineradora, com os 250 milhões de reais em multas que o Ibama vai aplicar à empresa? Algum tostão irá para o bolso dos pobres flagelados?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
COMENTÁRIO DO BLOG: Com relação ao tema "o preço da energia elétrica", digo o seguinte: MALDITAS USINAS  para Porto Velho. Pois, além de pagarmos caro pela energia, está acontecendo a destruição do meio ambiente. Então, afirmo novamente: MALDITAS USINAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário