sábado, 7 de novembro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

QUEM VAI FISCALIZAR OS TRIBUNAIS DE CONTAS NESSE PAÍS?

Os Tribunais de Contas fiscalizam tudo, mas ninguém fiscaliza os Tribunais de Contas. Rondônia é um dos estados que têm sido vítimas de decisões altamente questionáveis, com graves prejuízos à população. O caso mais notório contra o povo de Porto Velho, foi quando o Tribunal de Contas da União mandou parar as obras do sistema de água e esgoto, avaliadas em mais de 700 milhões de reais. O então deputado (Cláudio Carvalho, ex PT), denunciou um suposto desvio de recursos na obra. Dois anos depois, o TCU reconheceu que não encontrou sequer uma vírgula de irregularidade. Até hoje, além da população, ninguém sequer foi punido por essa decisão estapafúrdia, sem nexo. Agora, tudo se repete, embora com nuances diferentes, em relação às obras do Espaço Alternativo. Uma grande obra, com 80 por cento concluída, está paralisada por decisão monocrática de um conselho do Tribunal de Contas. Foram denunciadas  irregularidades e desvios de recursos, o que não se pode contestar, já que o assunto ainda está sendo investigado. O triste, o absurdo, é que o TCE decidiu punir a população, sem qualquer explicação.  Não permite que a obra seja terminada, revoltando as milhares de pessoas que vivem por lá, lotando o Espaço.  
O TCE continua agindo como um superpoder, acima de tudo e de todos. O governo quer continuar a obra e tem o dinheiro. O Ministério Público apoia que os serviços continuem, porque nada mais prejudicaria as investigações. Mas quem manda são os super hiper tri poderosos conselheiros do TCE. Eles não dão bola para a população. Um dos conselheiros colocou o processo embaixo do braço e não o libera de jeito nenhum. Um dia, quando a verdadeira democracia punir quem trabalhe contra o povo, certamente esses absurdos não se repetirão. Mas até lá, temos que suportar esse acinte!
 GOLAÇO CONTRA - Por ter ocorrido no feriadão, um acontecimento envolvendo importante personagem do governo Confúcio Moura, poderá ter seu impacto amenizado. Um secretário teria caído numa blitz da Polícia Militar, usando um carro oficial e com sinais de embriaguez. Isso já seria grave demais. Pior foi que a autoridade teria dado um “carteiraço”  nos policiais, coisa do passado e que só piora a situação de quem se envolver num rolo desses. O fato aconteceu num momento em que o governo comemora fatos muito  positivos, como o equilíbrio das finanças e a aprovação de 64 por cento de Confúcio Moura. É o tipo de problema errado na hora errada.
 NOVOS TEMPORAIS - Olho no céu! A partir de agora, o risco de novos e violentos temporais, como o que se abateu sobre Porto Velho e região, no último sábado, pode se repetir muitas vezes. A chuva do sábado, que inundou a cidade, inclusive pátios de estacionamento, como o do Porto Velho Shopping, foi a mais itensa do ano, mas não será a última, infelizmente. O Sistema Sipam prevê que, com a volta do Fenômeno El Niño, outros temporais de igual proporção ou até piores podem ocorrer entre outubro e fevereiro do ano que vem. Portanto, que o rondoniense se previna pelo que vem por aí!
 QUADRO NEBULOSO - A relação de pré candidatos à Prefeitura encolhe ou aumenta, dependendo do momento. Mariana Carvalho vai? Se ela disputar a sucessão de Mauro Nazif, alguns pretendentes recolheriam os flaps, como o jovem deputado Léo Moraes. O PMDB quer Williames Pimentel como indicado, por seu comando regional e local. Mas quem aparece à frente nas pesquisas é o Chefe da Casa Civil e ex vice prefeito Emerson Castro.  Se ele entrar, outros pretendentes caem fora. E a sinuca em que se meteu o professor Aluizio Vidal? Seu novo partido, o  Rede, pode se aliar ao PSB. Aluzio apoiaria  Mauro Nazif? O  quadro ainda está muito nebuloso...
 A ORDEM VEIO DE CIMA - Começou! Depois do ex  presidente Lula ameaçou convocar o MST para defender o governo,  alguns dos chamados movimentos sociais se mobilizaram, inclusive para descumprir decisões judiciais. Numa pequena cidade do interior do Maranhão, Igarapé do Meio, os chamados sem terra incendiaram o prédio da Câmara de Vereadores, da Delegacia de Polícia e parte do prédio da Prefeitura. Eles não aceitaram a reintegração de posse de uma área que a Justiça mandou devolver ao seu legítimo proprietário e que tinha sido invadida. Algumas cenas da depredação e do incêndio são assustadoras. Quem será responsabilizado? Claro que ninguém. Como sempre...
 O INFERNO DE ANA - Continua o inferno astral da ex deputada Ana da Oito. Eleita pela região de Nova Mamoré, como esperança de ter um mandato que ajudasse aquela comunidade, tão cheia de necessidades, ela realizou muito pouco  e ainda se envolveu em malfeitos. Seus eleitores, decepcionados, não a reelegeram. Agora, sem mandato, Ana começa a sofrer na pele o resultado de ações que, ao invés de valorizarem aqueles que a elegeram, a estão colocando nas mãos da Justiça. Ela e sua irmã foram presas esta semana. Por um dos processos a que ela responde. Vem mais por aí. Lamentável!
 PERGUNTINHA - Não é mais uma afronta ao pobre povo brasileiro, que enfrenta uma das piores crises dos últimos nos, a decisão da Câmara Federal em gastar 400 milhões de reais em reformas e melhorias em seus prédios, em Brasília?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Um comentário:

vando melo disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM SUA POSTAGEM REFERENTE AOS TRIBUNAIS DE CONTA DE TODO NOSSO PAÍS. UM VERDADEIRO CABIDE DE EMPREGO QUE SÓ CAUSA PREJUIZO A POPULAÇÃO. DEVERIA SER EXTINTO.

Postar um comentário