quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Oh ! Rio Madeira


Oh ! Rio Madeira brotando cachoeiras e corredeiras Santo Antônio, Teotônio, Jirau e Paredão. Nascestes nos Andes em solo boliviano a outro se ajuntando, Rios Guaporé e Mamoré em Rondônia se formando. O Madeira que um dia em planície invadiria a natureza por  si só trazendo ao seu leito seu nome por excelência pelos restos e grandes troncos duma floresta altaneira onde muitos apoderaram de ti, Rio Madeira levaram o que era seu, o ouro e muito mais explorações indevidas hoje apenas nos anais. Aquele Sol poente que admirastes muita gente em tristezas se refaz. Uma poesia sem vida da natureza enfurecida pelos intelectuais do progresso em ascensão do homem manipulação ganancioso demais.

Daniel Santos Leal
Fonte: Texto de autoria do Amigo Daniel Santos Leal - Ji-Paraná/RO

COMENTÁRIO DO BLOG: Meu querido Amigo Daniel, nestas palavras disseste bem o lamento do majestoso Rio Madeira.  Desde a minha infância sempre fui um apaixonado por este Rio. Ao vê-lo pela primeira vez no mês de janeiro de 1985, quando aqui cheguei, fiz questão de molhar as minhas mãos e confesso que fiquei emocionado e chorei de emoção e alegria em tocar suas águas abençoadas.

Hoje fico triste com a situação do meu, do nosso amado Rio Madeira, que está agonizando em nome de um "progresso".  "Arrancaram o seu sangue", destruíram o seu coração, modificando totalmente sua bela e singela vida. Mas segue majestoso em direção ao Atlântico, porém segue sofrendo e lutando para viver em seu leito. Obrigado querido Amigo ao citar o meu nome como o destinatário deste lindo texto de sua produção.  Termino este lamento com as seguintes palavras: "Malditas Usinas"!  Amo o Rio Madeira.
                                                                José Carlos Chaddad


Nenhum comentário:

Postar um comentário