quinta-feira, 12 de novembro de 2015

'Nunca antes na história deste país'

Lula"
Gosto muito desta frase dita pelo Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, à época de seu Governo, que nos fazia acreditar que tudo era maravilhoso. Como Alices, vivíamos no ‘País das Maravilhas. Ledo engano, meus caros leitores, por esta razão, nunca antes na história deste país este texto se justifica, inclusive sua reprodução com raríssimas atualizações (ou não).
Os professores nunca foram tão desvalorizados e desrespeitados pelo Estado Nacional, pelas Instituições nas quais trabalham e o pior de tudo pelos alunos, por quem os professores dedicam sua vida e repassam seu bem mais precioso: - o conhecimento. Desculpem, mas perdi a ilusão e romantismo com a docência. São mais de treze anos dedicados à docência do ensino superior. Neste tempo, apesar da dedicação e do empenho em formar jovens e adultos mais proativos não somente para o mercado de trabalho, mas, essencialmente para a Vida, os pontos negativos e as decepções superaram o prazer da nobre missão/ofício de Ser Professor.
Os professores, independentes da área educacional, vem sofrendo, há décadas, com o desrespeito e com descaso, oriundos tanto das esferas públicas e políticas, bem como, de parte dos Gestores Educacionais, que, a exemplo de Peter Pan, faz de conta que tudo está bem e não precisamos de nada. Preferem continuar sempre parados no tempo.
O faz de conta é a principal ferramenta e também o único diálogo possível. Faz de conta que não ouve, nem vê as condições precárias às quais estamos submetidos, ou pior: o caos que vivem as instituições educacionais. Mas, mesmo assim, ou apesar disto tudo, a comunidade acadêmico-científica continua produzindo e fazendo as coisas acontecerem, num esforço incomensurável, pelo desenvolvimento e continuidade do Ensino Superior público, gratuito e de qualidade.
Infelizmente, esta última e longa greve dos professores trouxe-nos a certeza e o desgosto de que nossos governantes, escolhidos para trabalhar em prol do bem coletivo, continuarão sempre nos usando na hora de conquistar o voto e nos esmagando logo depois. Todo aquele discurso de “solidariedade humana”, de “trabalhar pela Educação”, não passa de letras soltas, sem significado — frases pronunciadas aleatoriamente para ludibriar a massa confiante e necessitada de mudanças reais na sociedade desigual, injusta e corrupta na qual vivemos.
Aos professores derrotados na greve, pelas políticas públicas e o sistema educacional ditatorial resta apenas não se deixaram abater com os últimos acontecimentos e continuarem cultivando a infinita esperança e o amor em seus corações pelo ensino, a sala de aula e formação educacional, moral e ética de seus alunos.
Portanto, nunca antes na História desse país aguardamos com tanta expectativa a primavera para iluminar nossos dias e renovar os sentimentos de independência tão ofuscados por uma ditadura velada e monopolizada, na qual, um grupo de incautos insiste em destituir-nos dos nossos direitos básicos…
Infelizmente nunca antes na história deste país conseguimos chegar ao caos total e a um clima geral de insegurança, decepção, tristeza. Sem falar na crise financeira, política, econômica, da energia, da água e da tão temida volta da inflação, que está visível para qualquer brasileiro com o mínimo de conhecimento (ou quase nenhum) de economia. Basta ir ao supermercado. O brasileiro não consegue mais nem comprar os itens básicos do consumo alimentar, de higiene pessoal e limpeza da casa. Consequências nefastas com perda real do poder aquisitivo dos saláriosdos trabalhadores brasileiros, que estão nos levando a uma total pobreza. Disparada do dólar, aumento da inadimplência, as taxas de juros mais altos do mundo, corrupção, petrolão, mensalão etc. E, apenas um caminho mais esperançoso: as operação lava-jato e seus desdobramentos, como a operação pixuleco.
Pisaram e sapatearam em nosso Brasil e quem paga a conta, não restam dúvidas, é o povo brasileiro, que, infelizmente ainda está adormecido em berço esplêndido. É muito triste ver nosso país tão instável, tão decadente, tão sem esperança...
jornal britânico, com sede em Londres, o Financial Times decretou: - “o Brasil virou um filme de terror sem fim”. Bom parar por aqui para não aumentar minha depressão. Brava gente, brasileira, a mim me faltam palavras, sonhos e esperanças. Mas, como somos brasileiros, vale a pena continuar sonhando e lutando por um país realmente democrático, sem corrupção, demagogia, impunidade. Pensar e acreditar que os interesses pessoais nunca devem sobrepujar o coletivo. Infelizmente nunca antes na história desse país estamos tão sem rumo.
 Fonte:  EDILEUSA REGINA PENA DA SILVA é brasileira, professora universitária, pós-doutoranda da Universidade de São Paulo e pesquisadora associada do NACE-Escola do Futuro/USP.pena.edileusaregina@gmail.com


2 comentários:

Eugênio Fábio Guerra Negreiros disse...

Muito bom...

Unknown disse...

Obrigada, amigo Chaddad. Como sempre, muito atencioso. Para mim, é uma honra participar de seu blog. Abraços. Edileusa Pena

Postar um comentário