domingo, 15 de novembro de 2015

Entenda a tragédia de Mariana, em Minas Gerais


O que aconteceu em Minas? Por que tem um monte de cidade cheia de lama?
Duas barragens da mineradora Samarco se romperam na cidade de Mariana (MG), na última quinta-feira (5). Nessas barragens havia lama, rejeitos sólidos e água. Esses detritos são resultado da mineração na região.
Qual é  o tamanho do estrago? Muito grande?
Pelo menos 128 residências foram atingidas pela onda de lama e dejetos. Oficialmente, o número de mortos é de seis pessoas e o de desaparecidos,  22 –11 funcionários da mineradora Samarco e 11 moradores dos distritos de Bento Rodrigues e Camargos. Os detritos das barragens tomou conta do rio Gualaxo e chegaram ao município de Barra Longa, a 60 km de Mariana e a 215 km de Belo Horizonte. Seis localidades de Mariana, além de Bento Rodrigues, foram atingidas. Segundo especialistas, a lama que desce pelo rio Doce atingirá, no total, uma área de cerca de 10 mil quilômetros quadrados no litoral capixaba – área equivalente a mais de seis vezes o tamanho da cidade de São Paulo. Os prejuízos são calculados em mais de R$ 100 milhões, segundo o prefeito de Mariana, Duarte Júnior.
De quem é a culpa disso? Terremoto? Chuvas? Negligência?
O Ministério Público de Minas Gerais abriu um inquérito, conduzido por cinco promotores, para apurar as causas e responsabilidades. A Samarco disse ter registrado dois pequenos tremores na área duas horas antes do rompimento, por volta das 16h20 de quinta-feira. Não se sabe o que teria causado estes tremores – se seriam abalos sísmicos ou a força do próprio rompimento. O Ibama vai multar a Samarco em R$ 100 milhões.
Essa lama pode contaminar as pessoas?
A mineradora garantiu que não há nada tóxico nos 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro liberados durante o acidente.
Que empresa é essa, Samarco? É do governo?Não, é uma empresa privada.  A Vale (mineradora que era estatal e foi privatizada durante o governo FHC) é uma das acionistas da Samarco, com uma participação de 50% no capital por meio de uma joint venture com a BHP Billiton, a maior empresa de mineração do mundo.
Dá para ajudar o pessoal de lá? Como eu faço?
Sim. Diversas entidades e voluntários se mobilizam para receber donativos e acolher as vítimas, que passam de 500. De acordo com a prefeitura de Mariana, as prioridades são doações de materiais de uso pessoal como escovas de dente, toalhas de banho, copos, talheres e pratos descartáveis, além de água potável. Para doações fora do município, a prefeitura de Mariana disponibilizou uma conta bancária no Banco do Brasil através do CNPJ: 18.295.303/001-44, Agência: 2279-9, Conta Corrente: 10.000-5.
Fonte: Texto: Ariadne Bognar - Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil - Site Me explica
COMENTÁRIO DO BLOG: Acredito que houve negligência por parte da empresa, pois no Brasil não têm um governo responsável no que se diz em cumprir as leis, fiscalização e punição. Tudo é jogado as traças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário