quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Uso excessivo de tablets e smartphones pode prejudicar a saúde

Fisioterapeuta dá dicas para auxiliar na prevenção de lesões musculares, entre outras doenças

Quem tem, sabe ? o uso de tablets e smartphones é viciante.. Pequenos e leves, os aparelhos podem ser usados a todo o momento, em qualquer lugar. E é ai que está o problema. OI uso prolongado pode trazer sérios prejuízos à saúde.

Segundo o fisioterapeuta André Matos de Almeida, da Clínica Levitá, fisicamente, mãos e coluna são as partes do corpo mais afetadas pela má utilização dos aparelhos. No caso das mãos, por conta do pequeno espaço para a digitação, quem mais sofre são os dedos polegares e indicadores. O pulso também pode ser afetado se houver dano à motricidade fina, capacidade de executar movimentos finos com controle e destreza, como escrever ou usar uma tesoura.

Já nas costas, observa o fisioterapeuta, o problema surge por conta da liberdade de movimentos oferecido pelos equipamentos. Sem suporte ou apoio, posições incorretas vão exigir maior esforço da espinha dorsal. Sintomas como formigamento e dormência são os primeiros sinais de alerta. "A contração excessiva de determinados músculos causa hipóxia, que  é a redução de oxigênio nos tecidos. Com a obstrução do fluxo sanguíneo, vem a  sensação de queimação", afirma Almeida.

De acordo com o profissional, a pessoa também pode apresentar dor e perda de força por conta do uso excessivo dos equipamentos. "Os sintomas são resultado de fadiga muscular ou, em casos mais graves, de uma inflamação nos músculos. Nas mãos, podem evoluir para um quadro de tendinite, artrose ou lesões por esforços respetivos (LER). Enquanto nas costas a combinação entre a má postura e o desgaste de determinados músculos pode resultar em degenerações discais, como cifose, lordose e escoliose, e até uma hérnia cervical", explica.

Fisioterapia é aliada
Para quem ainda não apresentou sintomas, a dica é realizar exercícios compensatórios, além, claro, de tentar reduzir o tempo de utilização dos aparelhos. "Faça pausas a cada 30 minutos de uso e aproveite para alongar o corpo todo, principalmente as áreas mais afetadas. Praticar atividades físicas é importante para fortalecer a musculatura e evitar fadigas", recomenda o fisioterapeuta.

Não descuidar da postura também é essencial. Evite utilizar os aparelhos deitado, ainda mais de bruços, sobrecarregando a coluna e os membros superiores. No caso de textos longos, o profissional recomenda evitar o uso dos equipamentos portáteis e dar preferência aos computadores. "Quem tem notebook também deve evitar utilizar o equipamento em cima da cama ou no sofá. Ele deve estar apoiado em uma mesa, de forma ergonômica", alerta.

Para quem já sobre com dores, a recomendação é procurar um especialista para a prescrição de medicamentos e de exercícios de reabilitação. A fisioterapia é importante aliada nesses casos.

Previna-se
  • Faça pausas a cada 30 minutos de uso;
  • Faça alongamentos em todo o corpo;
  • Pratique atividades físicas para o fortalecimento muscular;
  • Evite utilizar os aparelhos deitado, principalmente de bruços;
  • A melhor forma de uso é sentada, com postura adequada, em ambiente ergonômico;
  • Dê preferência ao computador para textos longos;
  • Em caso de dor, perda de força, formigamento ou dormência, procure um médico ou fisioterapeuta.
Fonte: Jornal A Tribuna - Criciúma / SC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário