quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Dor nas costas? - fique de olho!

Segundo a organização mundial de saúde (OMS), mais de 80% da população sofrerá um episódio de dor nas costas na vida. É importante estar alerta, pois a dor nesta região pode ser sintoma de uma doença mais grave: ma espondilite anquilosante.

A espondilite anquilosante é uma doença reumática crônica, que causa inflamação na coluna vertebral e outras articulações, deixando o paciente em casos mais graves, com o aspecto curvado e com dificuldade para se movimentar. Muitas vezes é confundida com dores nas costas e no quadril, na ciática ou hérnia de disco.

Os homens têm 3 vezes mais chance de desenvolver a espondilite anquilosante, especialmente entre os 20 e 40 anos de idade. O fator genético pode explicar esta maior prevalência, porém a doença ainda não tem causa conhecida.

SUSPEITA-  Pessoas que sentem muitas dores nas costas devem prestar atenção a alguns sintomas. Em geral, a dor piora após longos períodos de repouso ou a noite, e melhora com a atividade física (caráter inflamatório). Além disso, o despertar pode ser problemático, com rigidez matinal maior que 30 minutos.

Dores que aparecem antes dos 40 anos de idade, com duração maior que 3 meses (crônica), iniciam de forma leve e vão piorando com o tempo. Além da coluna, algumas vezes ocorrem locais sensíveis ou dolorosos, como o osso da bacia, tornando-se desconfortável ficar em pé em chão duro, e o osso da bacia, tornando as cadeiras duras muito desagradáveis, queixas que envolvem os olhos (uveíte e irite), intestino, pelo (psoríase) e história familiar de dor nas costas são alguns dos sintomas para se prestar atenção.

Ainda não há cura para a espondilite anquilosante, no entanto com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado (anti-inflamatórios e medicamentos biológicos), mudança no estilo de vida, prática de exercício e fisioterapia, o paciente poderá levar uma vida normal, sem dores e sem deformidades.

Fonte: Drª Raquel Marques Sandri - Reumatologia e Clínica Média / CRM/RO 2701 - Cacoal-RO - Revista Ponto E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário