domingo, 23 de agosto de 2015

Vencendo Obstáculos

Um dos espetáculos mais belos da natureza é o momento do nascimento. A existência brota de dentro para fora. O bebê irrompe do útero materno. Os filhotes dos pássaros quebram a casca do ovo e saem para uma nova vida. Em todos os casos, a vida vence os obstáculos e, quebrando as “cascas”, vai se firmando vitoriosa.

Na dimensão espiritual da nossa existência, ocorra algo semelhante.

Vencer significa romper, quebrar, abrir cantinhos, andar por cima, reagir. Mas, para um viver vitorioso, é necessária a experiência da fé, ou seja, viver rompendo em fé.

Como o nascimento implica uma ruptura, que exige que algumas “cascas” sejam quebradas, assim também ocorre com a fé. Em muitas pessoas, a fé está sufocada dentro de uma redoma, e precisa sair, brotar. Alguns obstáculos, como o medo, a insegurança, a auto-suficiência e a incredulidade, precisam ser quebrados, a fim de que a fé irrompa.

O medo é um fator determinante para a derrota. Ele mantém inúmeras pessoas aprisionadas nos porões do fracasso. O medo gera acomodação, covardia e pessimismo. Romper em fé é ter ousadia para se libertar da escravidão do medo.

Um segundo obstáculo é a insegurança. Ela implica certa incapacidade para a pessoa de conviver com o novo e de abrir caminhos para o futuro. Pessoas inseguras estabelecem seus próprios limites e geralmente têm uma visão pequena de suas potencialidades. Romper em fé requer coragem para ultrapassar os próprios limites.

Outros obstáculos é a auto-suficiência. Quem pensa que pode tudo por si mesmo, imagina não precisar de ninguém além de si. A auto-suficiência é uma grande ilusão, pois a vida nos ensina que somos limitados em nós mesmos. Viver rompendo em fé é reconhecer-se totalmente humano, com os olhos voltados para as grandezas de Deus.

Por fim, é preciso vencer a incredulidade, muitas vezes fruto de nossa confiança extrema na lógica humana e em nossa visão limitada. Segundo a nossa própria razão, só devemos crer naquilo que vemos e podemos manipular. Todavia, para superarmos uma tragédia, um  luto, uma grande crise existencial, precisamos da força da fé. Olhar a vida com os olhos da fé é vislumbrar a luz no fim do túnel que a razão não consegue enxergar.

Romper em fé é confiar que, se o mar não se abrir diante de nós, Deus nos fará andar por sobre as águas. É caminhar para a vitória sempre! Romper em fé, quebrando as “cascas”, destruindo barreiras, superando obstáculos e abrindo novos caminhos. Eis o desafio para todos nós.


Fonte: Estevam Fernandes / Jornal O Estadão do Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário