domingo, 2 de agosto de 2015

Ushuaia, um dos destinos mais cobiçados por motociclistas de viagem

Programe sua viagem para o "fin del mundo" e vá rodar pelo sul da América do Sul...


Ushuaia, a cidade argentina conhecida como a mais "austral" (ao sul) da Terra, é um dos destinos mais almejados por motociclistas, não só para aqueles que vivem nas Américas, mas também residentes em outros continentes. 


É comum vermos nas estradas rumo a Ushuaia (e também outros destinos conhecidos internacionalmente da América do Sul, como Machu Picchu e Deserto de Atacama), motociclistas europeus, australianos e de outros países dos mais variados continentes, sem contar com os ciclistas também sempre presentes. Os motivos são os mais variados, a simbologia de se chegar na cidade localizada mais ao sul da Terra, tendo que cruzar todo o deserto da Patagônia, lidando com os fortes ventos (com força e intensidade incríveis), sem dúvida, é uma experiência e tanto para qualquer motociclista que curte estrada. 


Cidade de Ushuaia (rodeada pela Cordilheira dos Andes)

Percorrer por terra toda a Argentina, desde por exemplo, Buenos Aires, até Ushuaia, pela Ruta 3 ou alternando entre outras que levam ao litoral argentino (como a cidade de Mar del Plata), passando por planícies e regiões montanhosas, lagos, sentindo a força do oceano Atlântico, adentrando em várias pequenas cidades hermanas, vendo guanacos e pinguins e convivendo por dias com o deserto patagônico, são vivências únicas e que, para muitos motociclistas, enquanto não forem "conquistadas", farão parte de seus objetivos de viagem. 
A melhor época do ano para se viajar de moto para Ushuaia, devido ao clima mais ameno, é entre novembro e fevereiro, quando no sul do continente é verão, embora não aquele que os brasileiros estão acostumados. Mas, nada lhe impede de viajar para Ushuaia, noutras épocas, como entre março e abril, onde testemunhará muita neve no sul do continente, mas ainda podendo rodar com seguranca, já que nesses dois meses a neve cai, mas não se acumula na pista. Já entre maio e julho, o bicho pega e fica difícil rodar devido a estradas com acúmulo de neve e muito frio. 


A famosa placa... (acredite você chegará lá)

Porto em Ushuaia

Normalmente, não importa muito o destino de uma viagem de moto, seja lá para onde o motociclista for, será prazeroso, corresponderá a sua sede de aventura e estrada, principalmente se o caminho que leva até o destino ainda for desconhecido" pelo viajante. Afinal, todos nós gostamos de novos descobrimentos e aprendizados. 
A Ruta 3, estrada argentina que leva o motociclista de Buenos Aires até Ushuaia, no que tange a infraestrutura e qualidade do asfalto, é perfeita. Em muitos trechos, principalmente depois da cidade de Azul (300km ao sul de Buenos Aires), o motociclista viajará por longas retas com pouco tráfego, mas muito vento, muito mesmo. O chamado "vento patagônico". Apenas um "a parte", sim, o vento patagônico é forte, mas fica tranquilo(la), você irá se adaptar a ele. 
De Azul até Ushuaia, são aproximadamente 3000km, via Ruta 3, passando por cidades como Tres Arroyos, Bahia Blanca, Viedma, Puerto Madryn, Comodoro Rivadavia, Rio Gallegos, Rio Grande e ai sim, Ushuaia. 
A patagônia vista mais ao lado do oceano atlântico, não é a mais bela, embora tenha seus atrativos e para o motociclista os prazeres são garantidos. Seus maiores encantos naturais estão na região mais "central" da "ponta do cone" do continente. Dando tempo, antes de se chegar a cidade de Puerto Madryn, vale a pena adentrar na Península Valdez, na vila que se tem lá, existem algumas hospedagens, quem sabe você pernoita nessa região, super calma e com sorte, verá guanacos selvagens e pinguins. Sem contar com praias isoladas e lindas. 



Placa no Parque de Lapataia (Ushuaia), o fim da Ruta 3

Lugares na região que devem estar no roteiro de visitação de qualquer motociclista são: Parque Torres del Paine, EL Calafate (Glaciar de Perito Moreno) e El Chalten (onde temos a montanha Fitz Roy). Ir para Ushuaia e não visitar esses lugares, é como ir ao Rio de Janeiro e não ver o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e as praias!
Quando programar a visita em Perito Moreno, no retorno para El Calafate (Perito Moreno fica há menos de 60km dessa cidade), vale a pena conhecer também o Museu do Gelo, você na estrada verá um prédio isolado com arquitetura bem diferente. 
Dando tempo, descendo rumo a Ushuaia ou voltando de lá para o Brasil, é bcana também, passar uns dias na cidade de Bariloche, cheia de atividades e lugares para curtir. Outra boa pedida é cruzar por dentro do Parque Torres Del Paine, dando tempo vale até dormir numa bela pousada que tem por lá, ou acampar num centro apropriado que existe dentro do belo parque. 
Para os motociclistas mais arrojados e aventureiros, na região da Patagônia, tem também a famosa "Ruta 40", com mutos trechos de pavimento de rípio, lagos, montanhas e beleza natural exuberante. Trecho esse, claro, que precisa ser feito com uma moto trail ou big trail, e o motociclista ter confiança em suas técnicas de off-road, já que o chão de areia e pedras, somadas a trechos mais esburacados, exigem mais da moto e do motociclista. 


Parque Torres Del Paine

Pegar a Ruta 40, pode ser uma opção tanto para "descer" o continente na ida até Ushuaia, quanto para "subir" na volta para casa no Brasil. A Ruta 40 é para os Argentinos, como a Route 66 americana, pois liga todo o país de norte ao sul, já a Route 66 liga os EUA do leste ao oeste. 
Se o trajeto que for fazer for exclusivamente pela asfaltada Ruta 3, o trecho de "mais aventura" ocorre depois da cidade de Rio Gallegos, já bem ao sul do continente, onde o motociclista entra no Chile, atravessa o canal do Estreito de Magalhães e adentra na região conhecida como "Tierra del Fuego", onde até a cidade de Rio Grande, já novamente na Argentina, irá atravessar um trecho de aproximadamente 120/130km de estrada de rípio. 


Rípio em ótimas condições (mas não é sempre assim...)


Todos esses lugares do mapa a caminho e próximos a Ushuaia são sensacionais, vale fazer
várias viagens pela região para conhecê-los.

Nesse trecho, vale a pena dar uma parada de uns 60/90 minutos e conhecer a "Laguna de Los Cisnes", que tem o tamanho de 1/4 do espaço geográfico ocupado pela cidade de Rio Grande. Essa laguna fica poucos quilômetros antes da cidade dessa cidade.  
Nesse trecho de rípio, vale a ressalva que existem dois diferentes caminhos de Cerro Sombrero até Rio Grande, no momento que por lá estiver, se informe para saber qual dos caminhos está em melhor condições de pavimento, já que as estradas de rípio são "vivas" e mudam de acordo com o tráfego, condições climáticas e também pela sua manutenção. 
Claro que motos trails ou big trails são mais apropriadas para esse curto trajeto, mas, vários motociclistas pilotando motos custom, por exemplo, já cruzaram essa região também. Vai de cada motociclista... 
De Rio Grande até Ushuaia, são pouco mais de 200km, e o motociclista passa por uma bela região montanhosa, pelo Lago Escondido e ao adentrar em Ushuaia se deslumbra com a beleza, infraestrutura e tamanho da cidade! Por lá, além de tirar a foto ao lado da placa de Ushuaia que fica defronte a uma baia rodeada pela Cordilheira dos Andes, o motociclista precisa ir conhecer também o parque Lapataia, onde tem outra famosa placa, aquela que mostra a distância (aérea, diga-se de passagem), para o outro extremo do continente, o Alaska. Muito conhecida por motociclistas que curtem viagens... 
Ushuaia é uma cidade isolada, mas muito bem estruturada para o Turismo, dá para passar uma semana por lá visitando locais diferentes, comendo em bons restaurantes e na cidade tem ótimos hotéis e pousadas. 
Frisamos alguns pontos de visitação e passagem entre Buenos Aires e Ushuaia. O motociclista saindo por exemplo, de São Paulo, cruzando o sul do Brasil, depois o Uruguai, nesse trajeto também conhecerá muitas regiões surpreendentes. É aquela velha história, a felicidade está no caminho e não no destino... 

Tour Guiado para Ushuaia organizado pela Triumph Brasil 



Uma forma de conhecer a região da Patagônia até Ushuaia, com conforto, segurança e abrangendo o que há de melhor na região, é através do tour guiado organizado pela Triumph Experience, divisão da Triumph Brasil, focada em viagens nacionais, internacionais e cursos on e off-road. 
O tour "Ushuaia Full Experience" terá saída no dia 26 de novembro/15 e com duração de viagem até o dia 18 de dezembro/15. Com início em São Paulo/SP, os participantes cruzarão os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, passando pelo Banhado do Taim, Cabo Polônio com sua imensa colônia de lobos marinhos, Punta del Este e a charmosa Colonia del Sacramiento no Uruguai. Da capital argentina, Buenos Aires, seguirão para Bariloche... e depois até Ushuaia, passando pelos melhores trajetos, muitos dos quais citados nessa matéria. 
Na viagem, já está contemplado hospedagem em hotéis selecionados, carro de apoio, seguro viagem, assistência 24 horas em português, experientes motociclistas tours leaders e muito mais. 

Saiba mais acessando o website da Triumph Experience aqui

 Fonte: Policarpo - RockRiders.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário