quarta-feira, 5 de agosto de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

MÁQUINAS E CAMINHÕES NOVOS  ESTÃO SENDO SUCATEADOS

O DER está enfrentando um problema muito sério, que exige medidas urgentes e concretas, para que não vá para a lata de lixo mais alguns milhões de reais do dinheiro público. Máquinas praticamente novas, valendo mais de 600 mil reais, estão se transformando em sucata em menos de um ano de uso. Caminhões, cujos preços chegam a mais de 280 mil reais, estão indo para o mesmo caminho. Patrol da marca Caterpillar e Caminhões Volkswagen, comprados no ano passado pelo Governo do Estado estão parados em algumas cidades do interior, por falta de peças. Alguns estão sendo dilapidados, para retirada de uma peça que possa fazer outro equipamento funcionar. Não há estrutura de manutenção e uma das saídas que o DER está encontrando é doar os equipamentos novos para as Prefeituras, já que não tem como mantê-los. Máquinas seminovas e caminhões nas mesmas condições estão sendo desmontados para retirada de peças. Uma lástima, na medida em que o Estado fez pesado investimento ainda em tempos recentes (em meados de 2014), para a realização de obras pesadas em várias regiões e, infelizmente, meses depois, parte de tudo o que foi comprado está prestes a virar sucata.
A equipe do DER, comandada pelo Coronel Caetano, tem  que encontrar uma solução urgente e eficaz, para que não se perca uma fortuna em equipamentos novos, que deveriam ser usados durante longos anos na realização de obras importantes, para as populações das 52 cidades rondonienses. O pesado investimento não pode ficar apodrecendo, trocando peças de um lado para o outro, colocado sob cavaletes, enquanto tantas áreas do Estado precisam do apoio de máquinas e equipamentos. Não é possível que um aparato como esse, tão caro, esteja se tornando sucata em tão pouco tempo. Está na de se encontrar uma  solução definitiva para o assunto.
 DURA REALIDADE - Nos próximos dias, o Detran (Governo do Estado), lança uma campanha das mais realistas sobre os acidentes de trânsito e suas vítimas. Nas peças publicitárias, nada de atores ou atrizes. Os participantes serão pessoas comuns, todas elas vítimas da crueldade do trânsito. Gente jovem em cadeira de rodas, pais de famílias aleijados, pessoas saudáveis que hoje são deficientes, vão contar seus dramas, suas tragédias pessoas e  incentivar aos rondonienses para que tenham muito mais cuidado tanto ao pilotar uma moto como ao dirigir qualquer tipo de veículo. A dura realidade será mostrada no vídeo.
 DEMISSÃO EM MASSA - Em Rolim de Moura, a JBS fechou seu frigorífico e demitiu 360 pessoas num pacotaço, deixando todos os trabalhadores pendurados no pincel, sem a escada. A Justiça do Trabalho entrou na jogada e proibiu as demissões, ameaçando a gigantesca empresa com multa de até 10 milhões de reais. Até esta próxima quarta, dia 22, as demissões estão suspensas. Mas, depois de nova audiência, se os motivos apresentados pela empresa foram justificados, o desemprego da massa de operários será confirmada. É uma péssima notícia para a economia daquela região do Estado.
 FEDERAIS PARAM - Mais um incômodo para a grande maioria da população, que não é servidora pública. Os funcionários  decretaram greve de todos os órgãos federais no Estado, a partir desta segunda, dia 20. A assembleia que votou pela greve teve a presença de cerca de 400 associados ao Sindisef. Um dos líderes do funcionalismo federal no Estado é o vice governador Daniel Pereira. Os estaduais estão sem fazer greve há nove meses, sem incomodar o governo que Daniel faz parte. Já os federais exigem reajuste e esperam uma proposta melhor da União. Com Daniel à frente.
AUMENTO ABSURDO - Continuam os absurdos nas contas cobradas pela Ceron. Contribuinte comprovou o acinte. No dia 20 de janeiro, pagou uma conta de 602 reais, pelo consumo de 1.151 kilowats. Em 26 de março, por um consumo menor (1069 kilowats), pagou 749 reais. Um aumento de 24,44  por cento em apenas um mês. No dia 7 de julho, ao pagar a conta referente ao mês de junho, o pobre coitado (é o mesmo consumidor), quase desmaiou. Seu consumo foi de 1,126 kilowats, menos dos que os 1.151 de dezembro, mas a conta de junho chegou a inacreditáveis 925 reais. Sobre dezembro, um reajuste, menos gastando menos luz, de 53,65 por cento. Não é de apavorar?
CUNHA AGORA É BANDIDO - Estava demorando! O presidente da Câmara dos Deputados, que está derrotando o governo em praticamente todas as votações importantes, agora virou réu, porque um delator, que fora ouvido várias vezes e nunca citara o nome de Eduardo Cunha, agora diz que ele teria recebido 5 milhões de reais de propina. Petistas e aliados, no desespero, depois de muitos dos seus líderes estarem atolados até o pescoço em roubalheiras, querem colocar todos, principalmente seus inimigos políticos, na vala comum. O próximo alvo é o juiz Moro, o que teve coragem de mandar graúdos para a cadeia. A guerrilha ideológica não tem limites!
 PERGUNTINHA - Você concorda com o projeto aprovado na Câmara Federal de mandato de Presidente a Prefeitos de quatro anos, sem reeleição e também manutenção de mandato de oito anos para senadores?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário