segunda-feira, 3 de agosto de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O BRASIL AINDA TEM CURA. NÃO AGORA, MAS UM DIA, NO FUTURO!

O melhor dos resumos: cada enxadada, uma minhoca! É assim que as coisas andam pelo Brasil afora e também em Rondônia, onde assistimos, nesta quarta, a mais uma operação da Polícia Federal, daquelas espalhafatosas, com grande aparato. E que no final garantem, como única punição, geralmente, a exposição de várias autoridades de todos os calibres indo “passear” pelos lados da sede da PF, conduzidas coercitivamente, ou seja, na marra ou, ainda, indo como “convidadas”. Políticos e autoridades se unem, em todos os quadrantes do país (por que em Rondônia seria diferente?), para burlar a lei, para ter o máximo de vantagem, para praticar toda a sorte de corrupção e desvios do dinheiro público. E o fazem nas obras, na saúde pública, na merenda escolar, no transporte escolar e até com o dinheiro que deveria ser para os deficientes físicos e mentais. Pouco se importam se o público alvo dos recursos, aquele povo pobre e abandonado, vai padecer ou até perecer. O importante é o dinheiro nos bolsos deles. Quando são políticos, negam tudo e alegam “perseguição” de adversários. Se são empresários, negam tudo e dizem que se deram algum dinheiro, foi para campanhas políticas e pressionados, porque se não dão, não conseguem obras.
Todos os dias assistimos a essas vergonhosas ações, que nos deixam enrubescidos e entristecidos, porque parece que nosso Brasil não tem jeito mesmo. Claro que tem. Não agora, porque somos governados por gente que não tem um pingo de patriotismo e por um Congresso geralmente venal,  que troca os interesses do país pelos interesses pessoais da maioria dos seus membros. Mas quando formos governados por gente boa e com amor à Pátria e tivermos um Congresso que criará leis separando os bandidos dos brasileiros de bem, teremos sim um país decente. Um dia chegaremos lá!
 TODOS OS DIAS TEM... - Os homens e mulheres de preto (sim, elas estão no grupo também), com aquelas viaturas muito bem identificadas da Polícia Federal, já andavam abastecendo os  veículos em postos de combustível da cidade na terça. Quem viu, já sabia que vinha mais uma daquelas operações que envergonham as pessoas de bem, mas que são apenas mais um percalço para quem já está atolado em maldades e desvios do dinheiro público. Tanto no nosso como em outros estados brasileiros, não há dia em que a ladroagem não seja exposta, em ações policiais.  Seria ótimo, se realmente todos os envolvidos fossem para a cadeia. Infelizmente, raramente vão...
PRÁ BOI DORMIR - Cada vez que algum órgão é envolvido em rolos, lá vem nota oficial anunciando que “estamos colaborando com as autoridades  responsáveis pelas investigações, para que tudo seja esclarecido” Parece que já existe um texto pré editado, para usar sempre os mesmos argumentos. Ora, é puro besteirol. Se não houve colaboração com os investigadores, eles vão chegar às provas e à verdade de qualquer jeito, na marra. Imagine algum desses chefes de órgãos sob suspeita emitirem nota dizendo: “aqui não, violão. Ninguém vai vir aqui nos encher o saco!”. Ora, essas notas oficiais são conversa prá boi dormir...
 MAIS SORTE E COMPETÊNCIA - Duas cidades do interior vão ter serviço de abastecimento de água e esgoto sanitário, com recursos federais e apoio do Estado. Só em Ji-Paraná serão investidos 180 milhões e mais cerca de 20 milhões para Jaru. Os convênios foram assinados nesta semana e os recursos já estão disponíveis na Caixa Federal. Tomara que as duas comunidades tenham melhor sorte e mais competência do que Porto Velho, que até hoje tem 700 milhões de reais para o mesmo tipo de serviço, há anos e até agora não concretizou absolutamente nada.
 CARA DO FREGUÊS - A lei não existe para os proprietários de sítios, fazendas e áreas produtivas na região do Vale do Jamari. Como neste pais o uso da lei é relativo, dependendo da cara do freguês e da ideologia de que faz cumprir a lei, invasores de terras já atacaram 23 áreas privadas e estão ameaçados ocupar outras 29 propriedades. Como ninguém é preso, mesmo quando há o uso de violência; como setores do Ministério Público e do Judiciário acham que todos os que se dizem sem terra são pobrezinhos, injustiçados, a violência é ignorada e os olhos são literamente fechados para essa vergonha a que Rondônia é submetida. Lamentável!
 VENTOS NEGROS - Os últimos dias foram duros tanto para o Governo do Estado quanto para a Prefeitura da Capital, nos últimos dias. A operação da Polícia Federal desta semana atingiu em cheio setores importantes da administração estadual, além de obras vitais como o futuro Hospital de Urgência e Emergência e uma escola em construção. Já a Prefeitura enfrenta uma duríssima oposição na Câmara Municipal, sofrendo derrota inclusive na questão de contratação de nova empresa de ônibus de Porto Velho. E o prefeito Mauro Nazif teve que depor na PF. Ventos negros sopram sobre os dois palácios...
 PERGUNTINHA - Quais terão sido os reais motivos para a demissão do comandante da Polícia Militar, coronel Pretz, até agora não esclarecidos e nem comentados pelo Governo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário