sexta-feira, 28 de agosto de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

OS FRIGORÍFICOS AFETAM DURAMENTE NOSSA ECONOMIA

Vale a pena acompanhar, na SIC TV/Record, nesta sábado, uma esclarecedora entrevista com o presidente da CUT de Rondônia, Itamar Ferreira, sobre a situação de mais de 1.300 famílias de trabalhadores que foram para o olho da rua, pelo fechamento de pelo menos três frigoríficos. Um fechou em Ariquemes e outro em Rolim de Moura (ambos do Grupo Friboi) e outro em Chupinguaia, do Marfrig. No caso das duas primeiras cidades, o poderoso grupo preparou todo o terreno para criar um cartel da carne, dominando completamente o mercado, impondo preços e ditando as regras. Como não conseguiu, decidiu impor ao Estado uma espécie de castigo: fechou suas duas unidades e desempregou, só nelas, quase 800 pessoas. Já o Marfrig parou porque ficou esperando por uma estrada de dois quilômetros que deveria ser asfaltada e não foi, já que a empresa vencedora da concorrência caiu fora e a outra também não fez a obra. É o inferno da burocracia e da legislação atual, que causou um dano irreversível a uma pequena cidade, onde o frigorífico empregava mais de 500 pessoas e, agora, todas estão sem trabalho.
 Há necessidade urgente de mudança na lei, que impeça a formação de cartéis ou que empresas de pasta que ganham concorrências e abandonam as obras, continuem fazendo essa cafajestada com a população, sem qualquer punição. Ou que um poderoso frigorífico como o Friboi controle a produção de carne do Estado, podendo nos levar a um  grande baque na economia. Além disso, como deixará suas unidades fechadas, mas prontas para serem reabertas em caso de aparecer algum concorrente, a poderosa empresa ainda impede que Rondônia tenha alternativas no setor. Tudo isso está na conversa com Itamar Ferreira. Começa às 13h20, para as mais de duas dezenas de emissoras afiliadas à SIC TV/Record, no Estado. Imperdível!
 BARULHO PÍFIO - E o panelaço? Pífio, ao contrário do que alardeavam (de novo, com enorme exagero!) as redes sociais. Meia dúzia de gatos pingados nas áreas mais ricas das cidades e praticamente zero em bairros, vilas e áreas pobres. Mesmo insatisfeita com o governo, grande parte da população não participa de convocações movidas a raiva, palavreado ofensivo, agressões e xingamentos. No próximo dia 16, data para a qual está sendo convocado mais um grande protesto nacional contra Dona Dilma e seu governo, vamos ver ser o povo vai mesmo para a rua ou se ficará em casa, olhando televisão...
 DISSE ASNEIRA - Finalmente, nesta próxima segunda, será entregue o Condomínio Jardim dos Lagos, em Rolim de Moura, para 370 moradores, sorteados no programa Minha Casa, Minha Vida. A solenidade contará com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, deve estar presente, segundo anuncia o protocolo da Caixa Federal. O representante da Caixa, aliás, disse numa entrevista à TV, semana passada, um absurdo: de que o conjunto, concluído há quatro meses, só não havia sido inaugurado porque não havia sido agendada a presença das autoridades. Vai dizer asneira assim lá na...
 POLÍCIA ANTICORRUPÇÃO - Tem que se registrar, sim: levantamento do Ministério da Justiça e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, mostrou que Rondônia é um dos Estados brasileiros com menores índices de corrupção na Polícia Militar. A polícia rondoniense está entre as três menos corruptas do país, junto com Acre e Roraima. Apenas 0,19% das pessoas sofreram com algum tipo de extorsão policial em Rondônia. Na outra ponta do ranking, com os maiores índices de corrupção policial, está o Rio de Janeiro, com 30,23%, seguido por São Paulo, com 18,22% .
 MENOS NOMES - O número de pré candidatos à Prefeitura de Porto Velho ainda está indefinido. Afora Mauro Nazif, que é candidatíssimo à reeleição, todos os demais nomes postos ainda são apenas possibilidades. Depois que Mariana Carvalho, Mário Português e Aluizio Vidal avisaram que estão fora do páreo, os pretendentes começam a ficar cada vez menos. Hermínio Coelho é nome importante, mas ainda não se sabe se terá a estrutura que possibilite viabilizar sua pretensão. Ribamar Araújo cresce, por nunca ter se envolvido em qualquer rolo, mas precisa se distanciar do PT, sigla que está muito por baixo. Enfim, não se sabe ainda quem mais pode aparecer na corrida...
 O MEDO VOLTOU - A sexta-feira chegou com mais uma péssima notícia para o brasileiro. Dados oficiais apontam que nesta primeira semana de agosto, a inflação já superou os 6,83 por cento de todo o ano passado. Ou seja, faltando praticamente cinco meses para chegarmos ao final de 2015, a inflação continua em alta e sem previsão de chegar perto da meta do governo, que não superaria os 7,5 a 8 por cento. Na reta final do ano e principalmente em novembro e dezembro, a tendência é de que os preços aumentem ainda mais, por causa da voracidade das compras de final de ano. Tomara que este ano n ao termina com uma inflação de dois dígitos. Vade retro!
PERGUNTINHA - Depois do programa político do PT, nesta semana, você mudou ou não de ideia sobre o que pensava em relação ao partido e ao governo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário