quinta-feira, 27 de agosto de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O PT MOSTRA UMA SITUAÇÃO IRREAL E NÃO RECONHECE ERROS


O programa do PT que foi ao ar nesta noite de quinta, pela TV e rádios, foi alvo de panelaços, buzinaços e gritos. Mas foi um programa democrático, na medida em que permitiu ao partido dar sua visão sobre a situação atual do país. Pode-se até discordar com os números apresentados – alguns muito superlativos, com o caso dos investimentos superiores a 1 trilhão e 500 bilhões na infraestrutura do país. Onde, cara pálida? E o meio trilhão e pouco no agronegócio, nos mesmos seis anos? Mas tem-se que reconhecer os avanços do país, porque ao não fazê-lo, teríamos que vendar nossos olhos à realidade. Mas daí a dizer que estamos apenas numa crise econômica passageira (atrelando-a ao mundo, como se a crise fosse generalizada, o que é um escândalo de invencionice) e, ao mesmo tempo, tentar apelidar os protestos e manifestações como tentativas de se criar uma crise política golpista, daí já é demais! O PT, em seu programa bem feito, jamais admitiu seus erros; não reconheceu a corrupção que se alastrou em todos os seus quadros e aliados; fez de conta que o Mensalão e a a Operação Lava Jato são duas obras de ficção,  já que sequer foram citadas.
 Tanto o ex presidente Lula, que parece ter perdido um pouco o vigor de seus pronunciamentos anteriores, como a presidente Dilma, falando em otimismo, mas sempre com o semblante pesado e nem um simples sorriso, poderiam ter dado um passo atrás, com alguma humildade, reconhecendo erros e pedindo desculpas. Não o fizeram. Não o farão. O petismo não permite essas pequenezas humanas. Tem que manter o discurso de que transformou o país; tem que mostrar números estratosféricos (de onde eles saíram?); tem que acusar a oposição de golpista. E fechar tudo com chave de ouro: uma ironia ao panelaço. É criativo, mas sem dúvida um gol contra. Mais um.
GARIMPAGEM - O Ministério Público Federal abriu inquérito sobre danos ambientais causados pela garimpagem ilegal na região da Ponta do Abunã. Segundo documento assinado pela promotora Gisele Bleggi Cunha, a Polícia Ambiental descobriu, no igarapé da Penha, várias dragas à procura de ouro. Faz muito bem o MPF. E tem que fazer mais: mais de 160 dragas e balsas estão atuando, ilegalmente, na região ,muito próxima à cidade, em Porto Velho, praticando a garimpagem ilegal. E ainda jogando mercúrio na água. A mesma água que será captada para o porto velhense consumir. Como na Ponta do Abunã não pode, claro que no Madeirão, perto da centro da cidade, também não pode. Ou pode?
PRODUZINDO ENERGIA - A hidrelétrica de Santo Antonio, no rio Madeira, já é a quarta do país na geração de energia elétrica. No segundo trimestre deste ano, a Santo Antonio, com suas 32 turbinas, produziu 1.222 Megawats médios. Fica atrás apenas de Itaipu, Tucurui e Jirau.Localizada no rio Madeira, em Porto Velho – Rondônia, a Hidrelétrica Santo Antônio começou a operar em março de 2012, nove meses antes do cronograma original. Em novembro de 2016, quando estiver com 50 turbinas em operação, a hidrelétrica terá capacidade para gerar 3.568 Megawatts: energia suficiente para atender ao consumo de 45 milhões de pessoas.
 MANCEBO DESTACADO - Um dos personagens mais importantes da área de segurança pública, por seu trabalho, sua seriedade e dedicação à coletividade, é sem dúvida o delegado Pedro Mancebo. Sua folha de serviços prestados a Rondônia parece não ter fim. Afora, ele recebe mais uma justa homenagem, que bem resume o respeito que conquistou entre seus colegas do Brasil inteiro. O hoje Delegado Geral da Polícia Civil do Estado, ele acaba de ser eleito como vice presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Políicia. Mancebo assume mais essa missão importante em sua carreira, em nome dos seus colegas rondonienses.
 ENEM NO ESTADO - As escolas rondonienses tiveram desempenho mediano no Enem do ano passado, segundo ranking divulgado esta semana. O destaque mais uma vez, como na maioria dos estados brasileiros, ficou com o ensino particular. O Colégio Classe A foi considerado o melhor de Rondônia, numa posição destacada. O segundo lugar ficou com o Colégio Objetivo, que também sempre tem um ensino de primeiro mundo. Dos educandários oficiais, o Ifro  de Ji-Paraná foi o primeiro, mas muito distante, muito mesmo, das escolas privadas. Entre as escolas oficiais, a pior foi a Escola Priscila Chagas, de Riolim de Moura. Uma pena.
 PEDIDO DE SOCORRO - Moradores no conjunto habitacional dos antigos Ferroviários, no centro, estão muito preocupados com o que está acontecendo ali, naquela região tão importante, quase dentro da Praça histórica da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Ali o trânsito é muito pesado, caminhões trafegam indo e vindo em direção ao rio, inclusive rachando as paredes das casas antigas. Pior: moradores estão convivendo com o risco dos drogados que infestam a área, inclusive causando incêndios que podem atingir as casas. Moradores pedem socorro à Prefeitura e às autoridades da área de segurança.
 PERGUNTINHA - Faltando 146 dias para terminar o ano, o que ainda podemos esperar de bom deste 2015 que parece não acabar nunca?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário