quarta-feira, 19 de agosto de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NOSSAS OBRAS PARECEM AS PRAGAS DO EGITO ANTIGO

Parece daquelas pragas do Egito! Cada obra feita em Porto Velho, para ajudar a melhorar um pouco a má qualidade de vida da população, acaba se tornando mais uma dor de cabeça. Viadutos, ponte sem iluminação; anúncios de água e esgoto que nunca saem do papel; invasão de sem teto em área onde será a futura estação de tratamento de esgoto na zona sul e por aí vai, são apenas alguns dos exemplos. O último – e talvez pior de todos – é o Espaço Alternativo, pelo que se tornou, contrastando com a expectativa extremamente positiva que criou, quando anunciado com uma grande realização em benefício de toda a coletividade. Primeiro, foi a operação policial que descobriu irregularidades na obra, superfaturamento e outros problemas.  Ao mesmo tempo, o trabalho, que estava na reta final, foi paralisado. Ou seja, denunciou-se um esquema ilegal, mas a punição real foi dada aos cidadãos, que nada têm a ver com os rolos, mas que estão cumprindo pena, já que não podem usufruir da obra completa. Depois, foi uma sucessão de briga de beleza de autoridades e do festival de burocracia, cada um querendo impor mais dificuldades para que o Espaço nunca fique pronto. Mas não é só isso...
Ao mesmo tempo em que os que se acham donos da cidade, fazem o que querem, param obras e castigam a comunidade, há os que querem que Porto Velho sucumba de vez. São os idiotas, doidos varridos, drogados, bêbados, bestas quadradas que se apossaram do local à noite, transformando-o num centro de baderna, de orgias sexuais e bandalheiras sem fim. Claro que todos fazem o que querem porque não há policiamento, não se fazem as leis serem cumpridas. Para punir o porto velhense, impedindo-o de  receber uma obra deste porte, tem uma centena. Para coibir essa vergonha a que a cidade é exposta, não há ninguém. 
GRITO NACIONAL OU TRAQUE? - Mais um domingo daqueles para entrar para a História do país, como aconteceu em março do ano passado, ou apenas mais um traque de alguns poucos opositores, como as demais manifestações nacionais programadas? A dúvida se refere ao protesto convocado para 16 de agosto, em todo o  país, contra o governo federal e pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. Os partidos de oposição se mobilizam, através de movimentos que são criados para colocar o governo na parede. Os petistas, que estão em baixa (menos nas redes sociais, onde continuam aspergindo arrogância), querem fazer passeatas antes do dia 16, em favor da dona Dilma.
 TUCANOS À FRENTE - Em várias cidades de Rondônia, os líderes da movimentação estão se mexendo, lembrando a data e chamando a população para participar. Até agora, ao menos na região de Porto Velho, não se viu grande repercussão. Certamente ela crescerá, na medida em que a oposição ao governo central também cresce; com a expansão da crise econômica e com o Planalto engessado. Tucanos rondonienses e seus aliados estão se mobilizando para levar o povo para a rua, embora oficialmente a manifestação seja suprapartidária. Não é, claro!
 MARIANA E A SINUCA - Por falar em tucanos, a deputada federal Mariana Carvalho começará a enfrentar, daqui para a frente, uma verdadeira sinuca de bico. Seu partido está apostando todas as fichas no nome dela, para concorrer à Prefeitura da Capital. Todas as pesquisas até agora divulgadas (extraoficialmente, é claro!), apontam que ela ganharia, se a eleição fosse hoje, até no primeiro turno, não importam quem sejam os outros candidatos. É nessa chavão que a tucanada da Capital se apega, para colocar Mariana na parede. Ser prefeita de Porto Velho, ao menos nesse momento, não faz parte dos planos dela. Como sairá desse embroglio?
 CONFÚCIO COM DILMA - Confúcio Moura já tomou partido: vai ficar ao lado da presidente Dilma, nessa crise toda que está deixando o país assustado. Em Manaus, durante encontro de governadores da região norte, Confúcio já deixou sua posição publicamente, inclusive com entrevistas à imprensa. Ele até pensa em criar um bloco dos mandatários dos Estados que estão ao lado da Presidente. Na próxima quinta-feira, quando se reunir com Dilma (ele e todos os demais 26 governadores), Confúcio vai informar à Presidente, pessoalmente, sobre sua posição. Outros governadores deverão segui-lo.
 DUAS PERDAS - Em poucas semanas, a morte pregou duas peças duras no jornalismo de Rondônia. Primeiro, levou Sérgio Mello, profissional muito respeitado e querido por todos os seus companheiros e que faleceu de problemas cardíacos, há pouco tempo. Nessa semana, mais uma perda:  Antônio Ferreira Alves o “Toniquinho”, que atuou em vários veículos de comunicação do Estado até o início da década passada e que residia há quatro anos no Rio de Janeiro. Ele também foi levado por problemas do coração. O jornalismo rondoniense perde dois grandes nomes e dois grandes homens, em pouco tempo. Uma pena!
 PERGUNTINHA - O esforço da Presidente Dilma na busca de apoio político, inclusive dos governadores, para combater os pedidos de impeachment da oposição, dará resultado positivo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário