sábado, 15 de agosto de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NÃO DÁ VONTADE DE DIZER UMA MEIA DÚZIA DE PALAVRÕES?

Não é mais papo furado nem conversa pra boi dormir. Nove meses e meio depois de ser inaugurado, finalmente foi concedido o Alvará de funcionamento para o Teatro Palácio das Artes. O documento abre a perspectiva de que os grandes espetáculos, com ingresso pago, comecem a ser realizados no belo teatro. Pena que chegou tarde para o grande Ballet Bolshoi, que teve que ser realizado numa casa de shows. O Teatro está pronto para funcionar, mas não o está o Restaurante Popular da zona leste, que desde que foi concluído, há 18 meses, já poderia ter servido mais de 1 milhão de refeições. Falta documentação também. Mais um: as obras do Shopping Cidadão, na Sete de Setembro, estão demorando mais que a construção das nas torres gêmeas, em Nova York. Há muita conversa sobre os motivos pelos quais o prédio não começa a atender imediatamente, mas ninguém do governo fala claramente sobre o que está acontecendo,. Um dos boatos que correm é que teria sido esquecida a montagem da estrutura elétrica e física para instalação dos aparelhos de ar condicionado. Será verdade?
Some-se a isso as eternas obras dos viadutos da BR 364, que já se tornaram uma verdadeiro enigma, porque parecem construções que levam nada a lugar nenhum, tudo feito com custo de milhões de reais. Ponha-se no mesmo caldeirão, a abusiva demora da reforma do prédio do INSS, que está caminhando para se tornar um trabalho mais demorado do que a transposição do rio São Francisco. E a ponte sem iluminação? E o novo porto da Capital, cujo acesso é um destruidor de caminhões? E o saneamento básico, com seus 750 milhões disponíveis, que nunca sai? Não dá vontade de perder a compostura e começar a dizer uma meia dúzia de palavrões contra tanta incompetência?
 DUZENTOS EMPREGOS - Uma empresa genuinamente local, a RIMA está fazendo o maior sucesso. E está se aliando à poderosa indústria polonesa Sikorsky. Vai comprar dois turbo hélice de 22 lugares, para realizar voos entre Cacoal, Vilhena, Ji Paraná e Porto Velho. E vai criar uma estrutura de manutenção para aviões, que poderá gerar até 200 empregos diretos, quando estiver operando. É uma organização local que merece todo o apoio e respeito não só da população, mas principalmente das autoridades estaduais, que precisam olhar com atenção para empreendimentos como este...
 ELEIÇÕES À VISTA - Partidos se mobilizam em convenções.  No domingo, em Brasília, o PSDB reconduz Aécio Neves como presidente nacional, com algumas questões já fechadas. A primeira: Aécio será, novamente, o nome dos tucanos para concorrer à Presidência., Outra: o partido terá candidatura própria em todas as Capitais e maiores cidades. A pressão sobre Mariana Carvalho, que não quer ouvir falar no assunto, vai aumentar. Já o PTB municipal fecha em torno do deputado Léo Moraes. O nome dele, com certeza, estará na urna eletrônica para a disputa pela Prefeitura, no ano que vem.
 O MESMO DE SEMPRE - No hospital de Rolim de Moura, azar de quem chegar com uma fratura. Há toda a estrutura para realizar exames de Raio X. Mas não há quem o faça funcionar. Porque servidores exigem pagamento de horas extras  e, como não recebem, não vão trabalhar. Fica uma queda de braço entre funcionários e a Prefeitura. O resultado é o de sempre: o pobre coitado do contribuinte, quando precisa ser atendido, é tratado como se não fosse ele quem paga os salários de todo o funcionalismo e nem a compra de equipamentos, com seus impostos. Já em Porto Velho, por falta de uma lâmpada, um equipamento de exames para detectar por exemplo  casos de câncer, está sem funcionar há quatro meses. Vergonha!
 SÓ UM TERÇO - Há sim uma retração de vendas no comércio de Porto Velho. Os lojistas do centro comercial da Sete de Setembro e proximidades; da Jatuarana e da Zona Leste, enfrentam a crise. E há setores que estão tendo problemas reais. Uma importante revenda de automóveis, que vendia há pouco 300 veículos por mês, fechou junho com apenas um terço de vendas, ou seja, 100 carros. Enquanto isso, no centro comercial da Sete e arredores, existe ainda uma dificuldade terrível: a absurda e insolúvel falta de estacionamento. Sem rotatividade, já motoristas que chegam de manhã e só pegam seus carros à noite.
 JANELA SALVADORA - Várias lideranças políticas também em Rondônia esperam uma janela de pelo menos 30 dias a ser concedida numa nova legislação eleitoral, para que troquem de partidos. Caso isso ocorra, uma das siglas que mais podem perder representantes é a do Partido dos Trabalhadores. Mas há também gente do PMDB, PSD, PSDB, PSDC, Democratas e PDT, apenas para citar alguns dos principais partidos políticos, que vão sair correndo de onde estão, caso não corram o risco de perder seus mandatos. As trocas vão atingir vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais. No caso dos senadores rondonienses atuais, não haverá troca, com ou sem janela.
PERGUNTINHAS - Há como compreender porque tanta fúria, revolta, raiva, rancor da minoria que defende os menores bandidos? O que será que move esse pequeno e tão mobilizado grupo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário