sexta-feira, 21 de agosto de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

CONSELHO DE ESTADO COMEÇA A TER RESULTADOS CONCRETOS

O governador Confúcio Moura presidiu, nesta segunda, um encontro histórico em seu gabinete. Na mesma mesa, representantes dos demais poderes (Assembleia, TJ, Tribunal de Contas, MPE e Defensoria), debateram durante horas uma série de problemas, relacionados com a crise que se está atacando o país, mas principalmente com a questão do orçamento do Estado. Realizada a portas fechadíssima, inclusive sem acesso sequer a imagens de TV), o grupo forma o que está sendo denominado de Conselho de Estado e, pela primeira vez, reuniu todos os representantes dos principais poderes. Foi um evento que pode marcar a história atual de Rondônia, porque as questões começam a ser discutidas por todos os que, na prática, têm a missão de conduzir nossos destinos. O acordo sobre o orçamento também é inédito. Depois de longos debates, ficou acertada uma fórmula (guardada a sete chaves), que agradou aos membros dos poderes e ao governo, coisa que até agora era impossível de se pensar. Nenhuma fonte confirmou oficialmente a pauta discutida, mas outros temas relevantes, relacionados com a situação atual do Estado e do País estiveram na mesa de discussões.
Já houve dois encontros anteriores, deste Conselho de Estado que começa a tomar forma. Mas pela primeira vez, todos os poderes estiveram representados e sentados à mesa de conversações. Além de Confúcio, participaram o desembargador Rowilson Teixeira, presidente do Tribunal de Justiça; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho; os conselheiros Paulo Curi e Edilson de Sousa Silva, do Tribunal de Contas do Estado; o dr, Airton Pedro Marin Filho, comandante do Ministério Público estadual e o dr. Marcos, da Defensoria Pública, além de secretários estaduais. Ao que parece, todos saíram do encontro falando a mesma linguagem...
DESCULPA ESFARRAPADA - Enquanto alguns frigoríficos que querem dominar o mercado fecham suas portas alegando que não há matéria prima suficiente, os números desmentem completamente essa absurda versão. Só neste ano, as mais de 13 milhões e 500 mil cabeças de gado do Estado vão fornecer mais de meio milhão de toneladas de carne da melhor qualidade, exportada para países como Estados Unidos, Rússia e vários países europeus. Ou seja, os frigoríficos que estão demitindo em massa, porque não lhes é permitida a criação de cartel, terão que arrumar outro argumento. Essa de que não há matéria primeira é mais que a famosa desculpa esfarrapada.
 TUCANOS REFORÇADOS - Os tucanos no Estado andam reforçando o ninho, com nomes importantes. Nesta semana, o presidente regional Expedito Júnior conseguiu adesões das mais respeitadas. Uma delas, a do ex prefeito de Nova Brasilândia, Silas Borges. Na Capital, o ex secretário municipal Ocampo Fernandes confirmou seu ingresso no partido. Um Donadon, do Cone Sul, também está no PSDB. É Júnior Donadon, que deixa o PMDB.  Outro ex prefeito, José Walter, de Alvorada, é outra conquista. Entre as novas caras da política, destaca-se a vereadora Scheila Cassol, de Pimenta Bueno.
 IMPUNIDADE TOTAL - Baderna total. No inglês claro: esculhambation! Zona absoluta. É assim que continua agindo, impunemente, lideranças do MST neste país, sem qualquer reação das autoridades responsáveis. A Polícia Federal só age mesmo em casos como o que ocorreram em Ji-Paraná, essa semana, quando centenas de membros do grupo, que foram apenas para encher o saco, já que não tinham reivindicações claras, acabaram atacando o prédio da receita federal. A PF teve que agir com rigor e ainda pediu ajuda da PM, já que sozinha não daria conta. Mas quando esses criminosos invadem as terras alheias, aí ninguém faz nada...
 GAÚCHOS SEM SAÍDA - Tarso Genro, do PT, aumentou o salário regional em 20%, numa inflação de 6%. Aumentou os gastos com cargos de confiança em 70%. Contratou centenas de funcionários concursados, mesmo sabendo que não teria como pagar.  Aumentou para 7 bilhões de reais a dívida real do Rio Grande do Sul. Fez uma série de bondades com o chapéu alheio e enterrou um dos estados mais ricos do país. Com tudo isso perdeu a eleição e seu sucessor, José Ivo Sartori, está sem saída. Os gaúchos vivem a maior crise da sua história recente.Com salários parcelados, o funcionalismo parou.
 AMPLA MAIORIA - A  Assembleia Legislativa retornou às suas atividades normais, sob o comando de Maurão de Carvalho, com pauta repleta de projetos importantes e muitos temas de interesse do Estado e sua população. O vice governador Daniel Pereira prestigiou a primeira sessão e o deputado Léo Moraes fez a saudação em nome dos seus pares. O discurso forte da oposição veio do ex presidente Hermínio Coelho, sempre duro no palavreado contra o governo. Por enquanto, contudo, ele é uma das poucas vozes contrárias ao Executivo. O governo tem ampla maioria no parlamento e a tendência é que assim se mantenha nesta legislatura.
 PERGUNTINHA - Com a clara decadência do futebol brasileiro nos dias de hoje, como nossa Seleção conseguirá se classificar para a Copa do Mundo de 1918?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário