sábado, 1 de agosto de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

ATÉ QUE ENFIM! A TRANSPOSIÇÃO AGORA JÁ É UMA REALIDADE

Servidor esperando a Transposição!
O milagre começou a acontecer! Quando muitos já tinham até desistido de pensar que um dia a transposição se tornaria uma realidade, eis que ela começa a andar de verdade. A tal ponto que pelo menos 1.500 servidores já começarão a receber seus salários como federais dentro de no máximo 90 dias. Para se ter ideia de como a coisa estava,seis meses, apenas 70 processos tinham sido concluídos e a transposição oficializada. Isso mesmo! A lentidão e o esforço do governo federal em interpor todas as dificuldades possíveis para o andamento dos processos, fizeram com que eles ficassem num labirinto sem fim, engavetadas e nas mãos de servidores que estavam se lixando para Rondônia e suas necessidades. Bastou mudar a equipe em Brasília; bastou boa vontade e decisão política, aliada à pressão do governo rondoniense e seus representantes. O procurador do Estado, Luciano Alves, à frente de uma equipe dedicada e eficiente, começou a conseguir os resultados concretos recentemente, depois de uma luta que parecia não ter mais fim...
 A tendência agora é que os processos andem com celeridade, à media de 150  a 160 por semana. Neste ritmo, em torno de quatro a cinco meses, praticamente todos os 21 mil casos que estão sendo analisados, tenham pareceres definitivos. Já está decidido que quem trabalhou a partir de março de 1987, está garantido. Os demais, incluindo ex servidores do Beron e de outras estatais, ainda terão que esperar até que se conclua que poderão também ser transpostos ou não. O caso da transposição começou em 2009, com a aprovação da PEC e se arrastou durante seis anos e meio praticamente sem andar. Nos últimos seis meses, contudo, o quadro mudou. Enfim, uma boa notícia para Rondônia e para os que, há tantos anos, esperavam ver seus direitos reconhecidos....
 CONFÚCIO E A PRESIDENTE - No encontro da presidente Dilma Rousseff com os governadores, Confúcio Moura teve papel importante. Como deu várias declarações anteriores ao encontro, avisando que apoia a Presidente e que não aceitaria qualquer ação antidemocrática contra ela, Confúcio se aproximou ainda mais do poder central e do grupo que comando o país, neste momento. Foi um dos poucos governadores que conseguiu conversar a sós com Dilma durante alguns minutos. Os dois foram fotógrafos em frente ao Planalto, sozinhos e o tema do papo foi a luta do governo rondoniense em manter suas contas equilibradas e seus pagamentos em dia.
 AS CONTAS DO PSOL - Se houve uma surpresa nas questões legais da política nesta semana, sem dúvida ela está ligada ao PSOL. O Tribunal Regional Eleitoral rejeitou as contas do candidato ao Senado pelo partido, o professor e pastor Aluizio Vidal, que atualmente não faz mais parte da sigla. Aluizio fez uma campanha pobre, no geral, mas o encaminhamento das prestações de conta foram feitas de forma errada pelo partido, o que se poderia chamar de “lambanças contáveis”.  Na sessão da última quinta-feira, os desembargadores rejeitaram as contas, que terão que ser corrigidas.
 SERÁ QUE ELE VAI TOPAR? - Aluízio Vidal, aliás, é dono de muitos votos tanto na Capital como em muitas cidades do interior. Fora do PSOL, ele avisa que por enquanto não pensa em voltar à política partidária. Mas se mudar de ideia, terá primeiro que regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral, porque as eventuais punições por contas rejeitadas são sempre do candidato e nunca do partido. Há alguns grupos políticos que vão procurar Vidal com propostas concretas para que ele entre na corrida pela Prefeitura no ano que vem. Hoje, a resposta seria não. Mas...
 CONVERSA COM EMERSON - No programa Direto ao Ponto, que vai ao ar neste sábado, 13h20, logo depois do Papo de Redação na TV, com os Dinossauros, o Chefe da Casa Cuivil do governo, Emerson Castro, fala sobre vários assuntos importantes relacionados com a administração estadual. Na conversa com o apresentador Sérgio Pires, Emerson detalhou os benefícios da Reforma Administrativa; falou sobre os avanços na habitação popular; as grandes melhorias e os maiores problemas do governo. É na SIC TV/Record, para todo o Estado.
 O CORINGA JAQUELINE - O Partido Popular, sob a liderança maior do senador Ivo Cassol, prepara-se para 2016. Neste sábado, o partido tem importante encontro estadual em Ji-Paraná, quando reunirá vereadores, prefeitos e membros da sigla. Um dos destaques do encontro será o ingresso, no PP, da ex presidente do PR, Jaqueline Cassol. Depois de uma performance muito positivo na corrida pelo Governo do Estado, Jaqueline se tornará uma espécie de coringa do seu novo partido. Há quem queira que ela dispute a Prefeitura de Porto Velho e outros pensam em voos mais altos. Futuro na política ela tem!
 PERGUNTINHA - O presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, vai ou não falar claramente se recebeu realmente uma propina de 5 milhões de dólares, conforme denúncia contra ele?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário