domingo, 5 de julho de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A GRANDE MUDANÇA PODE ESTAR COMEÇANDO NOS BAIRROS
Ainda está longe do ideal, mas já começou com mais força. Em várias cidades do país e aqui em Rondônia também, parte da população parou de apenas reclamar da boca para fora e passou à ação. Vários protestos – felizmente, a imensa maioria sem violência – se registram contra administrações que não cumprem suas promessas ou que andam tão lentas como cágados. Em Porto Velho, já existem áreas onde os moradores passaram à ação. Em todos os protestos, aqui e pelo Brasil afora, estão fechando ruas, bloqueando, colocando fogo em pneus e chamando a atenção das autoridades. Exigem melhorias e serviços com um mínimo de qualidade, pelo menos em  pequena contrapartida à altura dos pesadíssimos impostos que pagam. Não aguentam mais discursos sem fim, promessas vazias nunca cumpridas, obras que não terminam, atrasos absurdos. Isso quando não se desviam milhões de reais em esquemas de corrupção intermináveis. A população está chegando a um nível de insuportabilidade poucas vezes antes visto.
Os grande movimentos e até as revoluções sociais começam assim. Primeiro com pequenas demonstrações de irritação nos bairros, depois nas pequenas comunidades, após nas cidades de todos os portes. E daí em diante, caso as coisas não comecem a funcionar realmente, há sempre o risco de que a pressão na panela se torne insuportável, até que ela exploda. O risco hoje é concreto, porque os passos que levam ao perigo estão sendo seguidos, um a um... Quando a fúria popular começa a se manifestar nas pequenas comunidades, nas ruas empoeiradas e abandonadas, o maior perigo é que essa fagulha se some ao desgosto com um governo sem rumo; com a crise econômica, a volta da inflação, o desemprego e se torne incontrolável. Daí, quem não está cumprindo suas obrigações, que se cuide. O povo não está brincando!
 BATALHA POLÍTICA - Um dos cargos mais importantes do atual governo do Estado, o de comandante do DER, está sendo mote de uma dura batalha política. O atual dono do posto, o Coronel Caetano, anda sendo bombardeado de vários lados, inclusive pelo chamado fogo amigo. Indicado pelo ex diretor do órgão e hoje deputado federal Lúcio Mosquini, o que se ouve é que os dois já não sentam na mesma mesa para bater papo. Da Assembleia também vem uma pressão muito dura. Não anda fácil a vida do Coronel, lá pelos lados de uma das mais importantes autarquias da atual administração.
PSICOPATAS RACISTAS - Lamentável, triste, deplorável o que aconteceu com a apresentadora Maju, do quadro do Tempo no Jornal Nacional da Globo. Negra, bela e talentosa, ela foi atacada nas redes sociais por psicopatas racistas, que deveriam estar apodrecendo na cadeia. Essas anormais, que se escondem muitas vezes atrás de páginas e nomes falsos, devem ser descobertos, processos e enviados para o lugar deles: atrás das grades. A grande maioria dos brasileiros se chocou com a bestialidade desses anormais, o que é pelo menos um lenitivo nesta caso tão obscuro
SETE A UM - Dos oito representantes de Rondônia, apenas a deputada federal Marinha Raupp manteve seu voto contra a mudança da lei da maioridade penal, aprovada para jovens a partir dos 16 anos, que cometam crimes hediondos. Na primeira votação, onde o substitutivo não foi aprovado, Expedito Neto tinha votado com Marinha. Lindomar Garçon se absteve. Na segunda noite, quando o texto original foi votado, Expedito e Garçon mudaram se posição, votando favoráveis à mudança na lei. Também foram favoráveis: Lúcio Mosquini, Marcos Rogério, Nilton Capixaba, Mariana Carvalho e Luiz Cláudio da Agricultura.
TENDÊNCIA NACIONAL - A participação dos rondonienses seguiu mais ou menos a voz das ruas: de cada dez brasileiros, nove são favoráveis à cadeia para menores bandidos. Em Rondônia, enquete feita pelo jornalismo da SIC TV/Record, seguiu igualmente a mesma tendência. Houve apenas um voto parcial pela manutenção da lei, mas não eventualmente para proteger menor criminoso. O voto público foi pela preocupação com a superlotação dos presídios brasileiros. E a minoria revoltada continua exigindo que o STF considere a decisão da maioria dos membros da Câmara como ilegal.  
TUCANOS EM BRASÍLIA - O ex senador e presidente do Diretório Regional do PSDB, Expedito Júnior, liderada caravana dos tucanos rondonienses à convenção nacional, que se realiza neste domingo, em Brasília. Aécio Neves deve ser reeleito para o posto de comandante em chefe do partido. Entre os políticos rondonienses, um dos nomes de maior destaque no evento tende a ser o da deputada federal Mariana Carvalho, que tem feito sucesso em sua atuação no Congresso. O presidente municipal Lindomar Carneiro; o ex prefeito José Guedes e novas lideranças tucanas, como o jovem advogado Breno Mendes. O tucanato regional anda batendo as asas de entusiasmo, nos últimos tempos...
PERGUNTINHA - Depois de chegar ao mais nível de aprovação desde o governo Sarney, o que ainda pode acontecer para piorar o momento da Presidente Dilma Rousseff?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário