sábado, 18 de julho de 2015

Acabe com a autossabotagem‏


Quando pessoas dizem que certos pensamentos as atormentam e que elas ficam presas, pessimistas ou tristes com eles, é também comum dizerem:

"Estes são os pensamentos que me sabotam."

Descubro com consistência que estes são apenas sintomas dos pensamentos que realmente sabotam estas pessoas.

No campo da Neurossemâtica, temos uma categoria de perguntas que chamamos "Meta-Perguntas". O objetivo desta ferramenta é, justamente, entender um sistema de crenças e pensamentos por trás daqueles "pensamentos sabotadores".

Na superfície, as Meta-Perguntas parecem nada mais, nada menos, do que uma maneira de conduzir um "bate-papo filosófico". Para um observador externo, o cliente está apenas expondo seus pontos de vista, como em qualquer conversa. Para o próprio cliente, no entanto, há fenômenos muito profundos acontecendo quando ele responde estas perguntas. É para conquistar descobertas, foco, clareza, novas identidades e ordenação dos pensamentos que ele escolheu passar por aquela sessão.

Portanto, diferente das suspeitas de um observador despreparado de fora, as Meta-Perguntas nos permitem chegar aos verdadeiros problemas - os pensamentos inconscientes que estão por detrás daqueles pensamentos aparentes, e que até então foram chamados de "pensamentos sabotadores".

Os pensamentos mais presentes não são a causa, mas sim a consequência do problema real.

As imagens, sons e sensações mais óbvias nas nossas mentes, apesar de muito perturbadores de vez em quando, não são o real problema. São o sintoma. O real problema está no sistema de crenças e aprendizados que sustentam estes pensamentos que nos assombram.

Uma boa condução de meta-perguntas é capaz de solucionar problemas de décadas em apenas alguns minutos. Uma condução ruim de meta-perguntas torna uma sessão de coaching num bate-papo superficial, sem sentido, vago, frívolo... Onde o coach pode se tornar tão confuso quanto o próprio cliente.

A técnica das Meta-Perguntas tem apenas 20 aninhos de idade. No Brasil, foi apresentada oficialmente, pela primeira vez, em 2011. Por qualquer motivo do destino pelo qual sou muito grato, eu estava lá. Tendo mais de mil e quinhentas horas de atendimentos utilizando esta ferramenta e testemunhando sua eficácia extraordinária, posso dizer: a ausência delas no dia a dia da sociedade explica uma quantidade enorme de problemas que acontecem e permanecem por tantos e tantos anos nas vidas de tantas pessoas. Este foi o motivo que me levou a guiar minha carreira na direção que me tornou hoje o maior divulgador no Brasil da eficácia e dos resultados das técnicas da Neurossemântica.

Fonte: Rodrigo Santiago - Membro do time de liderança da International Society of Neuro-Semantics (ISNS) e Diretor da Meta-Coach Foundation (MCF) no Brasil - (postado em São José do Rio Preto - SP)



Nenhum comentário:

Postar um comentário