terça-feira, 19 de maio de 2015

SAÚDE - Celular identifica câncer de olhos

O diagnóstico de um tipo de câncer de olho pode ser feito também por Smartphone. Foi o que comprovou Julie Fitzerald, mãe de um menino de dois anos afetado pela doença. Comum em crianças, a retinoblastoma compromete a pupila adoecida, que aparece na coloração branca quando capturada pelo flash de fotos.

Retinoblastoma
"Tive essa sensação um, um frio  no estômago que me dizia que algo estava errado", disse Julie ao ABD News. Após ler uma publicação viral em seu Facebook sobre a possibilidade de se identificar câncer de olho a partir de fotos, ela então levou seu filho ao médico, que de fato constatou a presença de retinoblastoma. Quando identificada, a retinoblastoma pode se tratada sem causar danos à criança. Não foi o caso de filho de Julie, que, mesmo após o diagnóstico e tratamento teve de remover um dos olhos.

"[A doença] foi nosso maior pesadelo, mas [a identificação] acabou salvando a vida de nosso filho", confessou a mãe. Qualquer celular equipado com câmera fotográfica e o flash é capaz de fazer a identificação da retinoblastoma. Consultas junto de especialistas são ainda assim indispensáveis.

Fonte: Jornal o Madeirão

Nenhum comentário:

Postar um comentário