sexta-feira, 8 de maio de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UM GENERAL FAZ DURAS CRÍTICAS AOS MINISTROS DO STF

É sempre um risco quando militares começam a se pronunciar sobre questões nacionais. É mais preocupante ainda quando quem escreve uma carta aberta ao Supremo Tribunal Federal é um dos militares de maior prestígio entre seus camaradas de armas, o General de Divisão Reformado Francisco Batista Torres de Mello. E é assustador quando, ao dirigir uma carta ao ministro Teori Zavascki, o general de pijama escreve, cruamente, algumas verdades que o povão aprova e aplaude. Torres de Mello perguntou, por exemplo, que "porque soltar quem não presta? ". E mais: "antigamente, todos tinham o respeito sagrado pela Justiça. Este respeito está indo para a lata do lixo". Críticas duras, escritas em carta aberta, acessível a todos. E que termina culpando os ministros do TSE pela soltura de envolvidos na Operação Lava Jato:  "ao soltarem os criminosos empreiteiros,  que cometeram crime hediondo, depravado...sórdido... repulsivo...contribuíram para o desprestígio do sagrado Poder Judiciário".  O texto é longo, um protesto forte, uma crítica duríssima ao nosso mais importante organismo do Judiciário. E não critica apenas por criticar, como se fosse uma voz isolada. O general da Reserva retrata, com sua indignação, escreve o que estão pensando muitos militares de alto coturno e a oficialidade.  
Claro que se fosse no tempo da ditadura, o general jamais poderia criticar o STF ou o governo. A democracia foi uma conquista do povo brasileiro e, portanto, até os militares podem opinar, discordar e até protestar, desde que não passem disso.  Mas é sempre bom a gente estar de olho. Com um governo fraco, com tanta corrupção, com a impunidade transformando bandidos em vítimas, uma voz forte é sempre ouvida pela maioria da população. Que não se brinque com os milicos. Aliás, esse filme a gente já viu...
 LIVRO DO XORADIN - A sexta será especial para dois personagens importantes desta terra. Um deles, o médico e escritor José Ferrari, lança mais um livro de histórias da cidade, O outro, é o radialista e homem do humor, Jaelson Vicente,  cujo apelido, Xoradin, o tornou famoso. Ferrari lança seu novo livro nesta sexta, a partir das 18 horas, na Livraria do Shopping.  Toda a renda desta noite será destinada a Xoradim, que está doente e precisa de apoio para construir sua casa própria. Todos os amigos dos dois personagens estão sendo convocados para participar da noite festiva de autógrafos e colaborar com o sempre querido Xoradim.
 A DOSE QUE SALVA - Na década de 70, ainda no período do regime militar, o Brasil começou as grandes campanhas nacionais de vacinação. Desde lá, milhões de vidas foram salvas e até foram consideradas extintas algumas doenças. A maior prova disso é que há muitos anos não se registra nenhum caso de paralisia infantil no Brasil graças ao sucesso incomparável das campanhas anuais que imunizame milhões de crianças. Agora é a vez do combate à gripe. Só em Rondônia, mais de 280 mil pessoas, entre crianças, idosos, mães recentes, índios e presidiários, ficarão livres da doença, graças à vacina. Portanto, a hora é de receber a dose e ficar imune aos perigos da gripe.
 INIMPUTÁVEIS - A brutalidade aumenta na mesma proporção em que cresce a impunidade. Menores participam de crimes bárbaros, covardes, muitos com requintes de crueldade e continuam sendo defendidos pelos que, na maioria dos casos por ideologias pessoais, acham que deve ser mantida a atual lei que proíbe punição para esses crimes terríveis. Nessa semana, uma menor de 16 anos planejou a morte do padastro, com a ajuda do namorado, menor e dois outros amigos, todos menores. O trabalhador, um mototaxista, foi fuzilado sem chance de defesa. Todos os assassinos são considerados inimputáveis.
 GOSTO DE DERROTA - Foi uma Vitória de Pirro. Daquelas que tem gosto de derrota. O governo conseguiu aprovação da Câmara Federal para começar algumas mudanças na legislação trabalhista. Mas a que custo? Primeiro, os aliados foram praticamente obrigados a fecha questão, incluindo o PT. Segundo, todos os partidos de oposição trataram o PT como partido que traiu os trabalhadores. A cada dia que passa, o governo se enfraquece mais. E a impopularidade começa chegar até ao ex Presidente Lula. Coisa de louco!
FIM DAS 'BAD NEWS"? - Depois de um longo período de "bad news", ou seja, de más notícias, finalmente as coisas começaram a melhorar para o lado do governador Confúcio Moura. Uma agenda positiva (lançamento da Rondônia Rural Show, obras de apoios às Prefeituras, aplausos a ele durante solenidade no Porto Velho Shopping), começaram a dar bons resultados. Some-se a isso a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que por goleada não acatou denúncias do Ministério Público que preocupava o Palácio Presidente Vargas. Os 7x0 pró Confúcio foram um alento na tensa situação que começa, agora, a ser superada.
 PERGUNTINHA - Quando começarão a cumprir pena todos os corruptos e corruptores envolvidos na roubalheira do dinheiro da Petrobras?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário