quinta-feira, 7 de maio de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

SERÁ DADA UMA RESPOSTA À ALTURA PARA OS CRIMINOSOS?

O atentado contra a juíza Keila Almeida e seu marido,  André Almeida, de Pimenta Bueno, mobilizou a Justiça, o Ministério Público e a OAB. Todas as instituições se uniram para combater a criminalidade e dar uma resposta às altura para os envolvidos na explosão de uma bomba, em frente à residência do casal. O Judiciário se uniu em protesto ao atentado e solidariedade ao casal. O caso repercutiu em todo o país, destacando o destemor dos bandidos em agirem até contra magistrados e promotores, sabendo da impunidade. O promotor Hérverton Aguiar, chefe do MP no Estado, concedeu entrevistas indignado. Hérverton disse que a ação dos criminosos não vai intimidar o MP, muito pelo contrário. Pela OAB, o presidente Andrey Cavalcanti, junto com seus diretores, emitiu dura nota sobre o assunto, exigindo segurança também para toda a população. A Assembleia também aprovou Moção de Repúdio ao atentado, proposta pelo deputado Léo Moraes. Os envolvidos no crime ainda não foram identificados. 
Mais esse evento de violência e desrespeito, demonstra a audácia dos bandidos e tem uma raiz  óbvia: a legislação brasileira, que parece ter sido criada por ingênuos que acreditam em Papai Noel. E que protege muito mais quem comete crimes do que quem é vítima. Quando o problema chega à ameaça de atingir pessoalmente membros do Judiciário, fica mais claro que os autores destes crimes sabem muito bem interpretar as leis benéficas a eles e contra o cidadão comum. Se presos, dizem que a culpa é de algum menor. Se condenados, ficam algum tempo na cadeia, fazendo novo curso de bandidagem e vão para as ruas, saindo pela porta da frente e voltando a cometer os mais bárbaros crimes. Pode ser que, quando o crime bate às portas daJustiça, seja feita alguma coisa para mudar esse quadro tenebroso.  
 RICA HISTÓRIA - A homenagem aos 150 anos do Marechal Rondon, promovida pelo Governo do Estado, em parceria com Correios e Exército, merece registro especial, pela qualidade do trabalho e pela presença de muita gente no evento, realizado ao final da tarde desta terça. Rondon é uma figura do mundo, que leva até hoje o nome da nossa terra a qualquer país em que se busque um exemplo de humanidade, respeito e integração dos indígenas. Sua rica história está em fotos, painéis e textos no Porto Velho Shopping.
DESTAQUES - Nos eventos que marcaram a festa em homenagem a Rondon, houve vários destaques. Dois merecem citação. O primeiro, um caderno especial publicado no quase centenário Jornal Alto Madeira, contando a trajetória do Marechal e apresentado fotos inéditas. Outro foi o professor e historiador Aleks Palitot, que fez um excelente trabalho de pesquisa e organizou quase todos os principais eventos relacionadas com a data. Ele é, inclusive, o curador da exposição sobre o nosso grande herói que está acontecendo no Shopping.
JANTAR NO TRE - O Tribunal Regional Eleitoral julga hoje mais um processo contra o governador Confúcio Moura. A ação, proposta pelo Ministério Público Eleitoral, acusa membros do primeiro escalão de terem forçado servidores comissionados a comprarem ingressos para um jantar de apoio, na campanha, por mil reais. A defesa de Confúcio, é claro, nega qualquer ato ilícito no jantar, que reuniu não só servidores, mas também representantes de partidos aliados e amigos. O assunto entrou na pauta de debates do pleno na manhã desta quinta.
 OLHOS EM 2016 - Com a saída do páreo do professor e pastor Aluizio Vidal, o número de pré candidatos à Prefeitura, ao invés de diminuir, está aumentando. A cada dia surgem novos políticos e empresários, citados como prováveis nomes que entrariam na corrida pela cadeira hoje ocupada por Mauro Nazif. Um dos novos que surgiu em algumas conversas é o do presidente do PSDC regional, Edgar Tonial, o Edgar do Boi. Outros personagens, que têm tido pouco contato com o mundo político e com a administração pública, também andam pensando no caso. Um deles é daqueles peso pesados do mundo empresarial. Por enquanto, quer sigilo sobre o assunto, mas daqui a pouco vai se apresentar...
 BATENDO PANELAS - O panelaço registrado em pelo menos 22 Estados (Rondônia não participou, na quase totalidade de suas cidades), demonstrou mais uma vez a desilusão de grande parte dos brasileiros com o Partido dos Trabalhadores. Sem a presença da presidente Dilma, que caiu fora do programa e com o ex presidente Lula como grande atração, os petistas fizeram um programa de 10 minutos no horário eleitoral gratuito sem grandes novidades. Enquanto as panelas batiam, país afora, na TV apareceria o Lula de sempre: o Brasil só passou a existir depois que o PT e ele próprio assumiram o poder. Dessa vez parece que a conversa não deu certo.
 PERGUNTINHA - Quando o governo federal vai agir realmente em nossas fronteiras, para acabar com o tráfico de drogas e armas que entram facilmente em Rondônia e outros estados da região?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário