sábado, 2 de maio de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A PEQUENA FRANCA GANHA DE GOLEADA DA NOSSA CAPITAL

O que têm de tão diferente duas cidades brasileiras que ficam em regiões opostas do país? Franca, no interior de São Paulo e Porto Velho, na região norte, são duas cidades antagônicas em quase tudo. Mas a pequena cidade paulista dá de goleada na capital rondoniense num quesito fundamental. Franca é a campeã do país no ranking das comunidades em que praticamente toda a população tem acesso à água tratada e coleta de esgoto. Além disso, em Franca há 78% de tratamento do esgoto. E Porto Velho? É a última cidade do país nestes dois importantes setores. Com uma população já passando do meio milhão de habitantes, a Capital de Rondônia propicia a menos da metade dos seus moradores o acesso à água tratada em casa. E, ao menos até hoje, segundo dados do Ranking do Saneamento Básico do Brasil, a capital de Rondônia nunca tratou um só litro de esgoto. E, em 2013, só 2,7% do esgoto era captado.  Ou seja, mesmo com toda a conversa, com milhões de reais liberados, com apoio da União, com promessas sem fim de resolver o problema, Porto Velho continua empacada também nestas questões vitais para a sua população. Os números são vergonhosos, mas infelizmente, são verdadeiros.
O mesmo Instituto (Trata Brasil), que analisa a situação do saneamento no país, informa que demoraríamos, nessas terras de Cabral, no ritmo atual de obras realizadas, pelo menos 129 anos para cumprir metas federais de universalização do saneamento básico. Essa lentidão é a principal conclusão do Ranking do Saneamento Básico, do Instituto TrataBrasil. Ele avaliou o serviço nas 100 maiores cidades do país. Com só 39% da população com esgoto tratado, 0,3 ponto percentual acima do ranking de 2014, o país está longe de atingir as metas do Plano Nacional de Saneamento Básico, que prevê a universalização do serviço até 2033.
 NADA MUDOU - De vez em quando, quando não há fato novo, alguns políticos tentam criar factoides em relação ao caso da transposição dos servidores do Estado para a folha de pagamento da União. A verdade, mesmo com todos os tais avanços alardeados, é que nada mudou. Tudo continua na mesma e a tendência é piorar, já que o governo brasileiro vai fazer todos os esforços, possíveis e impossíveis, para não ter novas despesas neste ano de enormes dificuldades da economia. Mas é só falta assunto para mostrar serviço que, que surge uma "novidade". A verdade: tudo continua empacado, nesta questão!
 NOME NACIONAL - Poucos dias antes de deixar o cargo, o procurador geral do Ministério Público de Rondônia, Héverton Aguiar recebeu mais uma importante homenagem:  a Comenda do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça, das mãos do presidente da entidade, Eduardo Lima Veiga. A honraria foi concedida em função do trabalho que o chefe do Ministério Público rondoniense realizou nos últimos três anos, especialmente como líder do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC).  Foi mais uma justa homenagem que Héverton recebeu.
SUCESSO DO AGRONEGÓCIO - A cada dia que passa, mais boas notícias sobre a Rondônia Rural Show, feira de agronegócio que terá sua quarta edição entre 27 e 30 deste mês, em Ji-Paraná. Superlotada de expositores, incluindo uma lista de espera de empresas interessadas e com previsão de negócios que podem superar o 1 bilhão de reais, a feira já atrai também multinacionais e empresas do exterior. A iniciativa do Governo do Estado, que começou modesta, mas que em sua quarta edição já é a maior exposição-feira do setor da região norte, está atraindo todos os olhares para Ji-Paraná, no coração do Estado. As perspectivas são de grande sucesso.
 VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS - Mais um caso em que bandidos invadem uma casa e aterrorizam uma família foi registrado nessa semana em Porto Velho. Já se tornou rotina. Dessa vez, os canalhas amarraram e amordaçaram todos os moradores da casa, incluindo um casal de idosos. E como ocorre na maioria dos casos semelhantes, havia a presença de um foragido do sistema penitenciário. É claro que nenhuma voz se ouviu em relação aos direitos sagrados de se viver em paz dentro de casa e muito menos sobre a violência contra idosos. Já para os bandidos, há a lei para protegê-los.
 ARMAMENTO PESADO  - Dias atrás, a Polícia Militar apreendeu armas pesadas (até uma submetralhadora), com grupo que fazia proteção a uma fazenda na região de Buritis. Agora, foram outras prisões: a de pelo menos três sem terra, que invadiram a mesma fazenda e em cujo acampamento foram encontradas também muitas armas. A área, que recém recebeu reintegração de posse pela Justiça, foi invadida de novo. Há um clima de pré guerra e muito armamento dos dois lados. Na hora em que começar o confronto prá valer, muito sangue vai rolar. Dos dois lados há mulheres e crianças...
 PERGUNTINHA - Se as Prefeituras de todo o país e praticamente todas de Rondônia estão com sérios problemas de caixa,  para cumprir seus compromissos, por que há tantos candidatos querendo ser Prefeito?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário