sábado, 16 de maio de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O BEBÊ QUE VEIO DO AR COLOCA RONDÔNIA EM DESTAQUE

Já era hora! Depois de Rondônia ser manchete negativa, por conta de tantos escândalos nos últimos anos, finalmente uma coisa boa para mostrarmos ao país e ao mundo. Neste domingo, duas redes nacionais de TV, o SBT à tarde e a Globo à noite, mostraram uma história espetacular, a de Jéssica e seu bebê, a menina que nasceu a sete mil pés de altura, no pequeno avião do Governo do Estado. Homenagens aos heróis que ajudaram a bebê a nascer, ao secretário de saúde, Williames Pimentel e elogios ao governador Confúcio Moura, finalmente tiraram nossa Rondônia do noticiário policial para o das coisas boas que realizamos. Claro que no caso todo houve um pouco de sorte, perspicácia e criatividade. A filmagem do parto, em pleno ar, levou às cenas inesquecíveis da chegada da bebê e a ação dos profissionais que ajudaram no nascimento, a formar uma história contada quase como um conto de fadas moderno, ao mundo da mídia e da internet. Daí em diante, transformou-se em notícia não só no Brasil, mas também na América Latina e ainda vários países mundo afora.  Só uma reportagem da Record Internacional, divulgada poucos dias depois do parto, chegou a mais de 180 países.
Claro que esse tipo de atendimento é raro, a tal ponto que se torna notícia. O que se imagina é que o outro lado da moeda, nossa saúde pública, no geral deficiente e cheia de problemas, chegasse ao menos perto da qualidade do atendimento que mereceu destaque nacional e internacional. De um lado, temos um  atendimento de Primeiro Mundo, tanto em termos de profissionais como de equipamentos. De outro, postos de saúde onde não há médico ou remédios;  hospitais superlotados, doentes no chão. Quando chegarmos ao meio termo de tudo isso, estaremos no caminho correto para ter uma saúde de qualidade para a maioria dos rondonienses.
 TEM MAIS SUJEIRA... - Voltando ao lado ruim e falando em  corrupção, a operação conjunta entre Polícia Civil e Ministério Público, em Cacoal, ainda não terminou. Pelo contrário. A previsão é de que muito mais gente envolvida nas falcatruas, que ligavam a chefe de gabinete do Prefeito Padre Franco a um esquemão de desvio de recursos com apoio de vários vereadores, ainda será denunciada. Nove já foram detidos, dois presos: Ivani Araújo, também conhecida como Dama de Ferro e o presidente da Câmara, vereador Patty. Pelo que se ouviu nos bastidores das investigações, recém foi levantada a ponta do tapete. A sujeira maior ainda estaria por vir.
 AGORA VAI! - O governo do Estado anuncia o reinício das obras de abastecimento de água e saneamento básico na Capital ainda para este primeiro semestre, ou seja, nos próximos 45 dias. Com um investimento superior a 22 milhões de reais, a primeira etapa beneficiará toda a zona sul de Porto Velho. O consórcio Cosatel-MAM, que venceu a concorrência, garante que a obra não para mais. O único empecilho, ainda, é a retirada das dezenas de famílias que moram na área onde será construída a Estação de Tratamento de Esgoto. No mais, tudo está caminhando bem. Espera-se que seja mesmo verdade e não mais uma "enrolation"...
 AS VÍTIMAS CHORAM - A participação poderia ter sido maior, até pelo seu motivo, mas mesmo assim foi emocionante. No sábado, um grupo de porto velhenses realizou uma caminhada pela paz, no centro da Capital. O motivo:  a perda de seus entes queridos para criminosos, alguns dos quais receberam o benefício da saída temporária das cadeias. Dos presídios locais, mais de 200 presos foram beneficiados. Puderam comemorar com suas mães, os que ainda as tem, Já suas vítimas e as mães de suas vítimas nada tiveram a comemorar. O crime se espalha pelo país e assim continuará, enquanto não houver uma separação clara, nas leis, de quem é vítima e de quem é bandido.
 SÓ UM PALIATIVO - Ainda em relação à segurança pública ou a falta dela: o governo está trabalhando no sentido de aumentar o número de policiais nas ruas. É uma medida sábia e, mais que tudo, muito necessária. Será, contudo, apenas um paliativo. Enquanto políticos, alguns por ingenuidade e outros por motivações espúrias ficarem defendendo criminosos e esquecendo de quem eles destroem, não haverá polícia que resolva. Até porque, com o apoio de parte importante da mídia, os bandidos conseguiram começar a colocar na cabeça do povo de que tem que se extinguir o policiamento armado. Entenderam, não é?
 HOMENAGENS JUSTAS - Dois personagens importantes do Ministério Público e do Judiciário serão homenageados em breve pela Assembleia Legislativa. O primeiro deles é o juiz federal Dimas da Costa Braga, que tem se destacado em várias ações, principalmente as relacionados com a preservação do patrimônio histórico de Rondônia. O outro é o ainda procurador geral do MP (passa o cargo esta semana, depois de quatro anos), Héverton Aguiar. Como chefe do grupo de combate à corrupção no país, ele tem sido uma das figuras mais destacadas nessas ações, também em Rondônia, sua terra natal.
PERGUNTINHA - Quando começarem a ser apresentados os números dos desvios e ilegalidades que o MP denunciou no BNDES, ficará pedra sobre pedra?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário