quinta-feira, 14 de maio de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

PAÍS ESTÁ SENDO ATACADO PELO CÂNCER DA CORRUPÇÃO 

A frase brincalhona nunca teve tanto fundo de verdade: cada enxadada, uma minhoca. Está assim a situação em Rondônia. Está assim a situação no Brasil. Nas Câmaras Municipais. Nas Prefeituras. Nos Governos estaduais. Nas empresas públicas e nas privadas. Nos negócios que deveriam ser limpos e se tornam escusos. Na roubalheira deslavada do dinheiro público. Nos golpes de bilhões e nos desvios de alguns poucos milhares de reais. A corrupção está tomando conta do Brasil. No começo, era apenas uma suspeita de um tumor. Depois, se confirmou que ele era maligno. Em pouco tempo, se alastrou pelo organismo nacional, transformando a maioria dos brasileiros em cúmplices, de uma forma ou outra. Ela se agarrou de tal forma no corpo da Nação e em cada uma de suas células, que já não surpreendeu ninguém as múltiplas operações das polícias e dos Ministérios Públicos. Em Rondônia, seguindo os mesmos passos nacionais, é rara a semana em que não se descobre nova falcatrua, nova sacanagem, nova roubalheira.
Há períodos de poucos dias em que as investigações chegam a levar a duas operações numa semana, como ocorreu no Estado. Primeiro foi em Cacoal, com um esquema criminoso descoberto dentro da Prefeitura e da Câmara de Vereadores da cidade. Figuras famosas estão envolvidas e outras, que por enquanto escaparam, estão prestes a cair também.  Poucos dias depois, foi o extinto jornal O Estadão do Norte , alvo da operação policial e do MP. Empresas fantasmas para fazer contratos com órgãos oficiais levaram à várias prisões. Já estão se falando que novo ataque da lei está sendo preparado sobre pelo menos duas prefeituras importantes do Estado, embora, é claro, isso ainda esteja no campo das conjecturas. Mas não há porquê se duvidar. Estamos vivendo num lamaçal moral, onde tudo pode acontecer.
 VIDA REAL E DISCURSO - Como o bom senso indicava, apesar das falsas promessas e papo furado de vários políticos, a transposição está andando a passos de cágado e sempre mais complicada. Nesta semana, a Presidente Dilma vetou o benefício a aposentados e pensionistas, como qualquer pessoa com algum compromisso com a verdade e a realidade já sabia há muito.  Já os demitidos no governo Bianco serão incluídos. Mesmo assim, a transposição ainda terá um longo e tenebroso caminho a cumprir e não se tornará realidade para tanta gente como se anunciava efusivamente. A vida real é uma coisa. O discurso político é outra, muito diferente.
 FALOU DEMAIS! - A chefe de gabinete do Padre Franco, presa na Operação Detalhe, disse, numa gravação, que seriam pegos 1 milhão e 800 mil reais de propina de uma obra pública no valor de 18 milhões, para financiar a reeleição do Prefeito. Disse com todas as letras, como foi o esquema montado para que uma empresa ganhasse a concorrência, para depois repassar o dinheiro. Depois, conta que levou um drible do então secretário de saúde. Tudo relatado com detalhes, nomes, locais. E pior: dona Maria Ivani envolveu o Padre Franco, deixando claro que ele sabia dos detalhes...
 ROUBANDO PEDRAS - A denúncia é grave, contra moradores das áreas próximas às obras BR 425, que liga a BR 364 até  Guajará Mirim. As pedras (britas), que estão sendo colocadas no acostamento da rodovia, são simplesmente carregadas por moradores das proximidades, que enchem carrinhos de mão e simplesmente roubam o patrimônio público. As pedras são colocadas num dia e no dia seguinte somem. Como é impossível um policiamento ao longo de todo o trecho, até agora ninguém foi preso. E o serviço pode se atrasar ou até não ser concluído, por causa da roubalheira, feita por quem deveria ajudar a ver a rodovia pronta. Uma vergonha!
 A CRISE AUMENTA - Não se pode mais esconder que a crise aumenta todos os dias. Além da inflação, que em quatro meses já superou a previsão para o ano inteiro (mais de 6,8%), o desemprego começa a rondar as grandes empresas. A Volkswagen deu férias coletivas para mais de oito mil operários, dias atrás. No começo dessa semana, foi a vez da Fiat seguir o mesmo caminho. Pelo menos dois mil trabalhadores foram colocados em férias por 20 dias. A indústria automobilística anda assustada. E o governo ainda não saiu da fase das promessas, para começar a resolver o caso...
 RESPOSTA DURO - O tempo passa e, ao menos até agora, não surgiu nenhum nome de suspeitos do atentando a bomba à casa de uma Juíza e de um Promotor Público na cidade de Pimenta Bueno. Espera-se que os criminosos sejam logo pegos e recebam o peso da lei. Também se espera que sejam identificados, presos e condenados os que ameaçam a vida de pelo menos cinco magistrados rondonienses, que estão vivendo sob escolta policial nas 24 horas do dia. Só cadeia dura, penas pesadíssimas e ações de enfrentamento com o crime, pode fazer com que o Judiciário seja verdadeiramente respeitado e temido, pelos que vivem fora da lei. 
 PERGUNTINHA - Será que o Senado vai aprovar, nesta quinta, o nome do petista e defensor das teorias esquerdistas, Luiz Fachin, como novo ministro do Supremo Tribunal Federal?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário