sexta-feira, 1 de maio de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NA ROOSEVELT, HÁ RISCO REAL DE  NOVO CONFRONTO E MORTES
Muita gente já ouviu ao menos falar na Reserva Roosevelt, dos índios Cinta Larga, não só por seus diamantes de alta qualidade, mas também por ter sido cenário de uma das maiores chacinas já registradas neste país, senão a maior: o cruel assassinato de 29 garimpeiros, em abril de 2004. Agora, as coisas andam na direção de um novo conflito porque, segundo o procurador do Ministério Público Federal, Reginaldo Trindade, já haveria perto de dois mil garimpeiros atuando ilegalmente na área. Sem precisar relembrar a vergonha a que Rondônia será sempre submetida pela terrível violência e a mortandade descabida de seres humanos, há 12 anos atrás,  sem qualquer punição, há um risco real de muito mais mortes. Porque os Cinta Larga, com toda a razão, não aceitam a roubo das riquezas em sua área, até porque eles mesmos, os verdadeiros donos dos diamantes, são proibidos de explorá-los e de ter uma vida melhor. O palco está montado e esse filme a gente já viu. Garimpeiros irresponsáveis invadem terras indígenas. Começa com avisos mútuos de ataques. Até que, como as autoridades responsáveis só discursam e não fazem nada de concreto para resolver a questão, explode o que o procurador Trindade chama, há anos, de "barril de pólvora". 


O governo brasileiro segue uma lei retrógrada e fora da realidade. Não permite que os índios explorem o que é seu. Prefere vê-los (à exceção dos caciques), morrer à míngua, sem saúde, sem escolas, sem futuro. Avisa que a Polícia Federal está fiscalizando e impedindo a chegada de novos garimpeiros ilegais. Vê-se, pela denúncia do MPF, que não está fazendo nada disso. E se o faz, faz muito mal. É bom que nos preparemos. Como os garimpeiros já conhecem a história, dessa vez certamente não serão pegos de surpresa. Começou a contagem regressiva para a explosão do barril de pólvora!
 CAINDO FORA - Mudanças continuam ocorrendo na turma próxima ao governador Confúcio Moura. Nesta semana, depois de um longo tempo de fritura, o ex prefeito de Mirante da Serra e ex presidente da Associação dos Municípios, Vitorino Cherque pediu demissão do cargo de subchefe da Casa Civil. Ele comentou que saiu chateado, por não ter conseguido levar adiante muitos planos que tinha na função.  Na verdade, saiu magoado sim. Há longo tempo ele era um político muito próximo ao Governador, mas foi perdendo espaço, até sair, antes que fosse defenestrado.
 NAS MÃOS DO TSE - O TRE confirmou a decisão anterior, não aceitou os embargos do governador Confúcio Moura e de seu vice, Daniel Pereira e confirmou a cassação de ambos. Mas nada muda, ao menos enquanto estiver valendo a liminar, concedida por ministro do TSE, de que a dupla permanecerá no cargo até que o último recurso seja julgado. A crise entre governo e a Justiça Eleitoral ficou clara, no episódio. A partir de agora, qualquer decisão sobre o assunto só poderá vir do tribunal superior. Se o processo andar mais rápido que o normal, a decisão definitiva pode sair em alguns meses. Se andar com lentidão, pode levar anos...
 NOVO CAPÍTULO - No rolo em que se meteu Rondônia, depois da eleição para o Governo, surge agora uma novidade: o Ministério Público Eleitoral não quer a diplomação do seguindo colocado, Expedito Júnior, caso o TSE confirme a perda de mandato por parte de Confúcio. Expedito e seu vice, o ex deputado Neodi Carlos, não teriam prestado contas de despesas na ordem de 2 milhões e 500 mil reais, relativos a trabalhos gráficos e por isso estariam inelegíveis. É mais um capítulo nessa novela que parece não ter fim. O que acontecerá? Não perca a sequencia da novela!
 PERIGO FEMININO - Uma mulher magoada é um perigo! Marta Suplicy provou isso mais uma vez. Nesta semana, depois de mais de três décadas e meia, ela se desfiliou do PT. Desde a escolha do nome de Dilma Rousseff (e não o dela, Marta), para concorrer à Presidência pelo partido, a hoje senadora não perdoou seu partido e os companheiros de longos anos. Na reta final da campanha pela reeleição de Dilma, ainda tentou uma espécie de golpe interno, indicando Lula como o candidato do partido. Não deu certo. Agora, ela está estudando convites de várias siglas. Marta saiu do PT atirando!!!!
 MUITO PAPO FURADO - Terminou a semana. No final desta quinta, o país praticamente pára e só volta à ativa na segunda-feira. O feriadão - mais um neste ano - é em homenagem ao Dia do Trabalhador. A surpresa positiva neste ano é que não haverá pronunciamento Presidencial pela primeira vez em muitos anos. Felizmente! Porque é sempre a mesma ladainha de promessas e palavras rebuscadas que, na verdade, raramente se transformaram em realidade neste país do papo furado e da conversa mole. E, além disso, o Planalto está com medo de um possível panelaço. Um dia do Trabalhador diferente, ao menos...
 PERGUNTINHA - Você que é trabalhador brasileiro, tem alguma conquista, algum avanço, alguma coisa boa para comemorar neste 1º de Maio?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário