sexta-feira, 15 de maio de 2015

Dicas para andar com mais prudência nos "corredores de motos"

O motociclista Luiz Azevedo, residente na capital paulista fez um texto com boas dicas para se andar com segurança nos "corredores de motos", comuns em grandes cidades brasileiras. 
Na cidade de São Paulo, sem dúvida, é onde temos a maior incidência desses corredores, arriscaria dizer inclusive, que de todo o mundo ocidental. O texto do Luiz é bastante assertivo e objetivo, confira. 
==
Atualmente, o trânsito das grandes cidades está uma verdadeira loucura. Cada veículo parece ter “comprado” o seu espaço no asfalto e não está querendo ceder para ninguém. É uma verdadeira batalha!

Muito se tem pensado e discutido a respeito de como melhorar o ir e vir das pessoas, mas num país que pouco investe em transporte público de qualidade, só resta uma alternativa viável – a moto.
Andar de motocicleta dá agilidade nos deslocamentos e faz com que a gente possa efetivamente se planejar em matéria de horário. A agilidade da moto, muitas das vezes, é contraposta pela sua insegurança, seja pela vulnerabilidade de ser furtada, seja pela fragilidade imputada ao seu condutor.
Independente desses atributos, o fato é que, nas grandes cidades, a agilidade, em meio ao trânsito caótico, é um ponto fundamental ao optarmos por este meio de transporte.
Essa agilidade está ligada diretamente a utilização dos famosos corredores. Mas será que existe alguma ilegalidade na sua utilização?
Alguns motociclistas vem sendo multados, principalmente pela Polícia Rodoviária Militar de São Paulo com base no artigo 192 da Lei nº 9.503/97 que rege:
“Art. 192. Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo:
Infração - grave; Penalidade - multa.
O fato é que este artigo pode até estar sendo aplicado nas rodovias estaduais, mas se levado para dentro das cidades, fará do trânsito um caos ainda maior, pois as motos deverão andar como se fossem carros, aumentando ainda mais os congestionamentos.
Regra de utilização dos corredores efetivamente não há. O que existe é um Projeto de Lei 2650/2003, de autoria do Deputado Marcelo Guimarães Filho - PFL/BA, Apresentado em 02/12/2003, que está aguardando Deliberação de Recurso na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA), portando sequer foi votado, onde estarão regulamentadas as regras de uso dos corredores.
Enquanto isso, cabe aos motociclistas adotar alguns cuidados em relação ao uso dos corredores nas ruas das cidades. 

Procure sempre seguir essas dicas:

1 – andar sempre equipado e com os faróis ligados;

2 – somente utilizar os corredores com o trânsito parado;

3 – andar em baixa velocidade nos corredores;


a

4 – se for entrar em um corredor, pare e olhe para ver se vem alguma moto nesse corredor. A quantidade de carros e o espaço restrito, não deixam que o motociclista visualize corretamente somente utilizando os retrovisores;

5 – com o trânsito em movimento, não corte entre os carros e permaneça vendo o motorista do carro da frente pelo retrovisor dele. Assim, você terá a certeza que ele também poderá vê-lo;

 

a

6 – quando estiver no corredor, procure visualizar a roda da frente dos carros, pois o motorista pode querer mudar de faixa, sem dar a seta, e você vai poder se prevenir com maior antecedência;

7 - Vias molhadas exigem atenção redobrada, pois além de representarem perigo para motociclistas, ainda aumentam a distância de frenagem da moto;


1

8 - Tenha cuidado com portas de automóveis se abrindo e evite trafegar próximo a garagens e estacionamentos. Os acidentes mais comuns acontecem nestes locais;

9 - Não siga ambulâncias, viaturas de polícia ou bombeiros. Ir "no vácuo" de um veículo de emergência aumenta o risco de fechadas e a prática ainda é proibida; 


21

10 - Nunca se mantenha entre dois veículos de maior porte, pois você corre o risco de não ser visto por eles;

 

a

11 – Nunca ultrapasse entre um veículo e a calçada.

 

1

Infelizmente os motociclistas abusam dessa facilidade de se andar nos corredores e, na maior parte dos casos, conduzem suas motos com imprudência!
Andar de moto, antes de outra coisa, é curtir a vida e aproveitar o que há de bom nela! Vá com calma sempre...
Fonte: Texto pelo motociclista Luiz Azevedo, adaptado por Policarpo - RockRiders.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário