quarta-feira, 1 de abril de 2015

UM PRESENTE MUITO CARO AOS NOSSOS HERMANOS DA BOLÍVIA

Não há má vontade com os vizinhos bolivianos. Mas não se compreende a falta de protestos duros, contra a decisão do nosso governo, de doar a usina termoelétrica de Porto Velho para a Bolívia e ainda investir 60 milhões de reais, como presente ao amigo Evo Morales. Há algo de muito errado nisso! Primeiro, porque estamos numa crise nacional e os investimentos em infraestrutura, incluindo obras vitais para Rondônia e para o país, estão sendo congelados, por um duro contingenciamento orçamentário. Depois, porque inúmeras comunidades rurais de Rondônia e de toda a região norte ainda vivem sem energia, porque a eletrificação rural, em áreas mais distantes, é apenas uma luz no fim do túnel, com o perdão do trocadilho. Ainda se poderia colocar na balança a tomada à força da nossa refinaria da Petrobras pelos bolivianos e, com o mesmo peso, a expulsão de dezenas de famílias brasileiras  da área de fronteira, onde agora nossos hermanos plantam a folha da coca, essência para a produção de cocaína.  Tudo isso seria suficiente para que o Governo do Estado e nossa bancada federal corressem ao Planalto, para formalizar um forte protesto contra essa decisão inexplicável.
Qual a moral com que o governo de dona Dilma dirá, a partir de agora, que não teremos dinheiro para a terminar as obras dos nossos viadutos na Capital ou da BR 425, que quase isola Guajará Mirim ou da BR 429, que é vital para milhares de rondonienses? Qual a explicação que se dará às nossas  populações mais distantes que ainda vivem no escuro? Doar uma usina deste porte, que seria uma reserva técnica importante para a região de Porto Velho, em casos de emergência e ainda investir 60 milhões nela, para presentear um vizinho, quando nossas necessidades são imensas, não é mais um golaço contra que faz o governo do PT?
 SUBSERVIENTES - Ainda dentro do mesmo assunto: numa democracia, o Presidente ou a Presidente tem  superpoderes para fazer doações desse tipo, sem sequer consultar o Congresso? Não deveriam ser cobrados os empréstimos do BNDES e as doações a governos de países estrangeiros, como Cuba, Angola, Uruguai e Argentina, entre outros? Há especialistas que dizem que é inconstitucional o governo brasileiro fazer tantos investimentos e presentear governos amigos, sem que deputados federais e senadores sejam ouvidos. Mas como por aqui o governo faz o que quer, com alguns poderes subservientes e não independentes, daí....
TERROR DE SEXTA A DOMINGO - Não dá mais para conviver com tanta coisa ruim. No final da outra semana, em Porto Velho, mais de 130 ocorrências em menos de três dias. Bêbados ao volante: 37. A história de violência se repetiu novamente de sexta a este domingo. Assassinatos, brigas, acidentes de trânsito, tiros, confusão. Os policiais civis e militares, com a parcas condições que têm e com a incrível falta de pessoal, fazem o que podem. Pior: a grande maioria dos presos entram nas delegacias e pouco depois estão nas ruas de novo, ainda mais se forem menores. Socorro!
 SÃO DA MESMA LAIA - Tem gente que vive falando mal do governo, que vai às ruas protestar, que usa s redes sociais para até ofender, baixando o nível de parte para ataques até raivosos, contra os políticos e nossos mandatários. Com exceção do ódio, muitos podem criticar e bater duro, porque são pessoas decentes e trabalhadoras, que querem o bem do seu país. Mas gente como a médica de Ji-Paraná e o diretor da unidade de saúde que a acobertou, quando ela recebeu um ano de salários sem trabalhar, não tem moral para reclamar. Deveriam, os dois, estar na cadeia, ao lado de Mensaleiros e envolvidos no Petrolão. São iguais.
 CULPA NO CARTÓRIO - Por falar nisso, o PT tenta transformar em questões político partidários a roubalheira, que a mídia noticia todos os dias. A cada nova acusação, vem alguém do governo ou aliado para cobrar investigação também em relação aos tucanos. Ué, mas se são ladrões - tucanos, petistas, pedetistas ou gente de qualquer partido, seja de direita ou esquerda - todos estão no mesmo saco. Têm que prestar contas com a lei, que é apartidária. Canalha é canalha, não importa o sexo, cor, escolaridade, religião ou partido político. Tentar desviar o foco é bem coisa de gente que tem culpa no cartório e quer se safar...
 POBRE BURITIS! - Mais uma vergonha para nosso Estado, entre tantas. Agora, foi em Buritis, uma cidade que cresceu muito nos últimos anos e que acabou atraindo todo o tipo de gente. Inclusive aquelas que imaginam que pode assacar impunemente os cofres públicos. Uma operação realizada recentemente, liderada pelo Ministério Público rondoniense, mas com apoio de várias instituições e da polícia, apontou que um grupo de políticos da cidade usufruíram de grana que deveria ser aplicada corretamente para melhorar a vida da cidade. A Justiça afastou o prefeito Antonio de Lima e seis vereadores, que são suspeitos de receberem uma graninha extra, por fora, para apoiar a administração. Todos os envolvidos, como sempre, negam tudo. Lamentável!
 PERGUNTINHA - Será que abril começará com greves do funcionalismo, para ampliar ainda mais os graves problemas que Rondônia já está enfrentando?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário