quinta-feira, 16 de abril de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

AINDA BEM QUE A GENTE JÁ NÃO OS LEVA A SÉRIO!

Depois de mais de 25 anos de espera, até recebemos uma linda ponte sobre o rio Madeira, mas.... sem iluminação. Seis anos do início, o Dnit jura que recomeçaram as obras para concluir os viadutos da Capital. O Espaço Alternativo ainda é um sonho, embora menos distante. A ponte internacional sobre o rio Mamoré, em Guajará, vai ficar apenas na maquete, ao menos por alguns longos anos. A duplicação mais que necessária e urgente da BR 364, sem dúvida é daquelas esperanças que vão morrer de velha. E a ponte de Abunã? Será que na próxima década terá chance de ser viabilizada? Então, cada vez que não sai uma obra em Porto Velho e em Rondônia, o governo federal anuncia mais uma daqueles grandiosos projetos, que, claro, demorarão mais ou menos uns 50 anos para ser realidade, se é que um dia o serão. A última foi o anúncio de investimentos de 6 bilhões de reais (ué, mas e a contenção de despesas anunciada pelo governo, com enorme contingenciamento orçamentário? ), para levar um Linhão de energia, ligando Porto Velho a Rio Branco e Manaus e ainda mais: a construção de 47 hidrelétricas. Seria cômico, não fosse trágico!
 A verdade é que a população que tem acesso a esse tipo de informação, já leva essas coisas na gozação. Não fica mais furiosa com a incompetência, o atraso, a falta de cumprimento de metas e os anúncios grandiloquentes, que ninguém mais acredita. Ora, se para construir algumas poucas elevadas (apelidadas de viadutos), já estamos entrando no sexto ano, quantos séculos demorarão uma obra deste porte? Não  é falta de "simancol" a União gritar sobre obras que não se sabe se um dia serão construídas mesmo, ao invés de criar vergonha na cara e concluir o que está em andamento ou parado há anos? Nos fazem de besta, mesmo. Ainda bem que a gente já não os leva a sério!
O FUTURO NA FIERO - "O Futuro da Minha Cidade":  Esse o tema central de importante encontro que se realiza nesta quinta, a partir das 16 horas, no auditório da Fiero. O evento terá a presença do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil, José Carlos Martins. Ele se reunirá com a classe empresarial e lideranças de vários setores para debater questões relacionadas com o futuro das cidades, a construção civil e outros temas relevantes. O convite é estendido a todos os que querem debater como será o futuro da Capital e de outras cidades rondonienses.
 CELULAR PARA TODOS - O governador  Confúcio Moura confirmou que, neste ano, os 16 maiores distritos e comunidades rurais de Rondônia serão regiões atendidas pelo sistema de telefonia celular. Ele tinha anunciado essa medida há algumas semanas e destacou que o projeto anda dentro do planejado. Em breve, a concorrência pública aberta para as operadoras será oficializada e, provavelmente no início do segundo semestre, começarão a ser instaladas as torres. No ano que vem o programa continuará, atendendo todos os demais distritos, segundo o próprio Confúcio.
 RESCALDO DO DOMINGO - Petistas apaixonados estão ironizando as manifestações do domingo. Nada mais errado. Ignorar a força do adversário pode ser o primeiro passo para perder uma batalha. Ao fechar os olhos ao descontentamento de boa parte da população, incluídos aí milhões de eleitores de Dilma Rousseff, arrependidos, é fazer de conta que o problema não existe. Existe sim e só tem aumentado. A oposição é ainda meio desorganizada. As "zelites" não sabem fazer protestos como o sabem os esquerditas. Mas, daí a se imaginar que o adversário está enfraquecido, é um grave erro. A História está recheada de resultados péssimos para avaliações ruins...
 FIM DA CAIXA PRETA? - Foi dado o primeiro passo pelo fim da caixa preta do BNDES, uma mina de ouro que, quando se souber tudo o que tem sido feito sem o conhecimento do país, certamente poderá se tornar o maior de todos os escândalos, segundo a oposição. A Câmara Federal aprovou emenda que impede o sigilo de empréstimos feitos pelo BNDES. A decisão proíbe a adoção de sigilo em novos financiamentos, como o que o Brasil concedeu para a construção do Porto de Mariel, em Cuba, um negócio cujos contratos sigilosos têm provocado críticas da oposição ao governo Dilma. A proposta ainda depende do aval do Senado.
 AJUDINHA AOS LADRÕES - Você quer ajudar os ladrões de Porto Velho? Acha que eles precisam ser incentivados, já que não têm policia suficiente para enfrentá-los e assim, por causa da moleza, podem perder o gosto para meter a mão no que não é seu? Fácil. Basta estacionar seu carro perto de algum banco, de algum órgão público, numa rua principal ou secundária e deixar qualquer coisa de valor dentro dele. Em minutos, quando voltar, seu carro terá sido arrombado e seus pertencentes levados. Faça sua parte: ajude os ladrões. E não perca seu tempo em chamar a polícia. Não haverá nenhum policial num quadrilátero de alguns quilômetros.
 PERGUNTINHA - Onde vão parar as dezenas de celulares que os assaltantes estão levando quando atacam pessoas no centro e em todos os bairros da Capital?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário