sábado, 25 de abril de 2015

Estudo prova forte ligação do cão com o dono

Coronel Cintra, meu grande Amigo
O vínculo especial que existe entre o homem e seu melhor amigo, o cachorro, é construído em um processo hormonal que é ativado quando ambos se olham. A relação homem-cachorro funciona de maneira semelhante ao que se dá entre mãe e filho, segundo um estudo publicado nesta no dia último dia 16 pela revista "Science". Uma equipe, liderada por Miho Nagasawa, da universidade japonesa Azabu, comprovou que a troca de olhares entre o cachorro e seu dono dispara os níveis de ocitocina no cérebro dos dois. O hormônio é conhecido como "hormônio do amor" e é relacionado a padrões sexuais e à conduta paternal e maternal.

A ocitocina atua também como neurotransmissor no cérebro e tem um papel importante no reconhecimento e estabelecimento de vínculo sociais, assim como na formação de relações de confiança entre as pessoas. Para realizar esta pesquisa, os cientistas puseram vários cachorros com seus donos em um quarto e documentaram cada interação entre eles durante 30 minutos.

Depois, mediram os níveis de ocitocina tanto na urina dos cães como na de seus donos e descobriram que o contato visual constante entre eles elevou os níveis do hormônio no cérebro de ambos.

Em um segundo experimento, os pesquisadores passaram ocitocina nos focinhos de alguns cachorros e os colocaram em um quarto com seus donos e alguns desconhecidos. Os animais responderam aumentando o tempo que olhavam para seus donos e, após meia hora os níveis de ocitocina cresceram nos donos dos cachorros tratados. Os pesquisadores acreditam que este mecanismo de conexão entre o homem e o cachorro tenha surgido durante o processo de domesticação destes animais.
Fonte:  Jornal Alto Madeira
AMO OS ANIMAIS


Nenhum comentário:

Postar um comentário