sábado, 7 de março de 2015

Você se lembra da Educação Moral e Cívica?

O assunto que quero abordar neste texto talvez seja de difícil compreensão para os mais jovens. Não por incapacidade, mas por se tratar de algo que só pode ser observado por quem vivenciou no mínimo uma troca de geração. Quem nasceu na década de 70, como eu, obviamente sabe avaliar a mudança de valores dos jovens daquela época para os de hoje. As gerações passadas não eram santas, mas muitas práticas, que eram consideradas imorais e repudiadas pela sociedade, hoje são consideradas normais. O fato é que a cada geração os conceitos vão mudando e os valores morais estão indo "ladeira abaixo". 

Mas o que significa a palavra moral? O significado está relacionado a bons costumes e conjunto de valores e princípios que regem a sociedade. Era bom o tempo em que o rapaz ia à casa dos pais da moça para pedi-la em namoro; o namoro bem-sucedido virava noivado; o casamento era o ápice do relacionamento e selava a formação de uma nova família. Só depois então vinham os filhos. Hoje em dia o filho, às vezes, é o primeiro a aparecer. Muitas vezes, por ser indesejado, cresce sob os cuidados dos avós ou é jogado nas ruas como se fosse um objeto inútil. Aí tudo vai virando uma "bola de neve". É como se uma casa começasse a ser construída pelo telhado. Crianças acabam gerando outras crianças e a desestrutura familiar resulta numa sociedade cada vez mais imoral, injusta, pervertida, corrupta, egoísta e violenta.

Aliás, as notícias de violência são cada vez mais estarrecedoras. Crimes acontecem em família e vidas são tiradas por motivos cada vez  mais banais. Ao escrever sobre esse assunto, lembrei-me que minha época de ginásio, nas escolas públicas, havia a matéria Educação Moral e Cívica. Naquela época, a escola tentava despertar nos alunos algum conceito de justiça em sociedade e de civismo. Ela foi criada em 1969 pelo regime militar e extinta em 1993 pelo atual regime democrático. Eu não sou a favor da ditadura e também não acredito que a escola por si só possa moralizar a sociedade. Isso é sobretudo dever da família. Mas é óbvio que pelo menos as crianças poderiam aprender bem cedo o significado da palavra moral.

O fato é que, com a expansão dos meios de comunicação, as informações boas e também as destrutivas se espalham na velocidade da luz. Por isso tudo, a impressão que se tem é que estamos em um caminho sem volta em termos de degradação moral da sociedade. Para os quer ainda prezam a justiça, fica o direito de cuidar pelo menos da própria casa, procurando passar aos seus entes queridos padrões de justiça. Quanto ao mais, é esperar para ver onde esse mundo vai parar.

Fonte: PONTO DE VISTA - Adilson Silva / Folha Universal


Nenhum comentário:

Postar um comentário