sábado, 21 de março de 2015

SAÚDE - 10 MOTIVOS PARA VOCÊ LARGAR O SEDENTARISMO

Resistir a preguiça e adotar uma rotina de exercícios nem sempre é fácil, a gente sabe, mas vale muito a pena. Fábio Cardoso, especialista em medicina preventiva, garante: "Quem se exercita com frequência atrai uma séria de coisas positivas para a vida". Confira a seguir 10 bons motivos para encontrar uma brecha na correria e encaixar uma atividade física no seu dia a dia.

Atenção: antes de sair correndo por aí, vá ao médico. Levando em conta sua idade e seu histórico, ele indicará as melhores opções de exercícios para você!

  1. REDUZ O RISCO DE INFARTO E AVC - "Tanto os exercícios aeróbicos (como a caminhada e a natação) quanto os anaeróbicos (como a musculação) podem reduzir em até 15% o colesterol ruim", explica Cardoso. A gordura em excesso no sangue está ligada a diversas doenças cardiovasculares. Por isso, aliados a uma alimentação saudável, os exercícios diminuem as chances de problemas no coração. O risco de sofrer um AVC também fica menor.
  2. EMAGRECE - Não existe milagre: para perder aquele pneuzinho, a dica é comer direito e mexer o corpo. Nesse caso, opte por exercícios aeróbicos. Subir escadas por 10 minutos, por exemplo, queima 150 calorias, o equivalente a um bombom. Não escolha um exercício muito pesado, que te deixe esgotado (a) em dois minutos, n em um muito leve, que você faça com os pés nas costas.
  3. MELHORA O HUMOR - A explicação para a felicidade de quem pratica atividades físicas está na biologia: durante a movimentação do corpo ocorre a liberação da endorfina, um hormônio que gera uma sensação de bem-estar e que até diminui o estresse.
  4. DEIXA VOCÊ MAIS DISPOSTO (A) - Acha que não vai conseguir ter pique para manter a rotina de exercícios por meses a fio? Bobagem. "Nosso corpo se adapta à rotina que oferecemos a ele", afirma o médico. Assim que você começar a se exercitar, terá mais disposição para atividades físicas e para as outras atividades do seu dia. Tem que dar o primeiro passo.
  5. PREVINE A OSTEOPOROSE - Para deixar os ossos fortes, não basta beber leite. "Os exercícios fazem com que os ossos se fortaleçam e fiquem mais resistentes", afirma o médico. A melhor opção nesse caso é a musculação. Ela previne que a doença evolua e ainda evita quedas e todas as suas consequências.
  6. TURBINA A IMUNIDADE -  Exercícios físicos, leves e moderados, praticados regularmente fortalecem o sistema imunológico, uma vez que contribuem para o aumento dos glóbulos brancos (leucócitos), responsáveis pela defesa do organismo. "Sempre que o nosso corpo trabalha de maneira adequada, a imunidade recebe os estímulos necessários para funcionar melhor", explica o especialista.
  7. COMBATE A INSÔNIA - Manter-se ativo(a) te faz dormir melhor, já que o gasto de energia corporal é maior durante o dia. Estudos mostram que os sedentários levam mais tempo para dormir: são, em média, 10 minutos, contra 7 dos que se exercitam, contra 7 dos que se exercitam. Mas pare tudo umas 2 horas antes de ir para a cama ou o corpo ficará alerta, o que pode prejudicar o descanso.
  8. ELEVA A AUTOESTIMA - Estar com a saúde em dia e ainda perder uns quilinhos é motivo do que suficiente para se sentir poderoso(a), não é?
  9. FAVORECE NOVAS AMIZADES - Academias, clubes e parques são ambientes perfeitos para conhecer gente nova. Lá, vamos encontrar pessoas que estão buscando o mesmo que nós: melhorar a qualidade de vida. Assim, incentivamos  e somos incentivados por elas!
  10. FAZ VOCÊ VIVER MAIS - A longo prazo, a prática de exercícios físicos é como uma pílula da juventude: "Quem se mantém ativo a partir dos 35 anos tende a viver entre 6 e 7 anos a mais que os sedentários", diz o médico. Um estudo da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, mostrou que eliminar o sedentarismo ajudaria a salvar cerca de 676 mil vidas  pro ano na Europa!
Fonte: Jornal Diário da Amazônia




Um comentário:

Unknown disse...

Ótima matéria; ...agora é praticar;

Postar um comentário