quinta-feira, 19 de março de 2015

Quais as marcas de motos mais confiáveis, que dão menos problemas de manutenção?

Confira os resultados da pesquisa da revista americana Consumer Reports... 
A tradicional revista americana Consumer Reports (www.consumerreports.org), fundada em 1936, especializada principalmente em pesquisas de automóveis e eletrodomésticos, fez uma inédita pesquisa com 4424 proprietários de 4680 motocicletas de variadas marcas nos EUA. 
Os modelos das motocicletas avaliadas foram construídos entre 2009 e 2012. Os resultados da pesquisa foram veiculados em fevereiro/2014 e seguem a seguir. 


A qualidade, entenda, a necessidade de manutenção e confiabilidade entre as principais marcas, variou bastante, ficando as japonesas como as motos com menos problemas. Por exemplo, a Yamaha saiu quase seis vezes mais confiável do que as de piores desempenho na pesquisa, da marca BMW. 
Os proprietários das motocicletas foram convidados pela Consumer Reports a apresentar informações sobre problemas graves ou reparos que tinham experimentado com suas motocicletas ao longo de um período de quatro anos. As informações fornecidas abrangeram com profundidade apenas cinco marcas significativas do mercado americano: Yamaha, Kawasaki, Honda, Harley-Davidson e BMW. 
Cerca de um quinto das 4680 motocicletas sofreram com algum problema sério. Motos da Yamaha obtiveram o melhor desempenho, com uma em cada 10 motos tendo algum problema, que variou de uma a cada três da BMW e cerca de uma em cada quatro da Harley-Davidson. 
Das grandes marcas de motos representadas na pesquisa da Consumer Report, só a Suzuki e Triumph não tiveram uma amostragem significativa. No entanto, a Consumer Report diz que as respostas que recebeu sugeriu que as motocicletas da Suzuki foram tão confiáveis quanto as das demais marcas japonesas, enquanto que as motos da Triumph avaliadas tiveram resultados abaixo da média. 
A pesquisa também revelou que a confiabilidade pode variar de acordo entre os tipos de motos. Os proprietários de modelos de motos "turismo" tiveram 27% mais problemas, os de "dual sport" 23%, seguidos pelos modelos de "sport-touring" com 19% e de motos custom com 16%. Não houve dados suficientes para se analisar isoladamente os resultados das motos esportivas. 
A maioria dos problemas que os proprietários encontraram com suas motocicletas, em geral foram de baixo custo de reparação, com apenas 3% de maior custo e gravidade, como problemas no motor, cilindro, válvulas, cárter ou pistões. Da mesma forma, apenas 3% tiveram problemas na transmissão e 7% na embreagem. 
Os maiores problemas das motos foram referentes a luzes, instrumentos e interruptores (21%), freios (20%), sistemas de combustível (15%), sendo esse último problema sugerido pelos motociclistas devido a terem armazenado suas motos erroneamente durante o inverno dos EUA. 
75% dos reparos custaram até U$ 200 para serem resolvidos e cerca de 2 dias para ser feito a manutenção nas mecânicas. 
Apesar do maior número de problemas, os proprietários de motos das marcas Harley-Davidson e BMW estavam satisfeitos com suas motos. Quando perguntado se, considerando tudo, eles comprariam motos dessas marcas novamente, 75% dos proprietários de motos da Harley disseram que sim, seguidos por 74% dos proprietários de motos da BMW. 
Curioso que com melhor desempenho na pesquisa, os proprietários das marcas Honda, responderam a mesma pergunta positivamente com 72%, da Yamaha 63% e da Kawasaki com 60%. 
Para ler essa matéria em sua fonte original (em inglês), acesse:http://rideapart.com/articles/most-reliable-motorcyclesO site da revista Consumer Reports é www.consumerreports.org
 Fonte: Dados da revista Consumer Report, traduzidos para o português por RockRiders.com.br 

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