sábado, 14 de março de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

HÁ MESMO NO AR UM CLIMA SEMELHANTE AO DE 64?


Pipocam protestos pelo país. No sul, a Vila Campesina fechou o acesso principal à Capital gaúcha, com  mais de 3 mil membros exigindo reforma agrária, contas de energia mais baratas e outras "cositas más". Na quinta, pelo menos 22 ônibus lotados de membros dos movimentos dos sem terra, chegaram ao Palácio Presidente Vargas, tentando falar com o governador Confúcio Moura. Pouco conseguiram, além de infernizar o trânsito de Porto Velho. Nesta sexta, haverá  passeatas de apoio e protestos. Ao lado do governo, CUT e sindicatos aliados também prometem berrar apoio total. O ex Presidente Lula chegou a ameaçar que iria convocar o "Exército de Stédile", para se contrapor aos opositores. Parece que desistiu dessa besteira. Do outro lado, no domingo, a oposição prepara grandes protestos em inúmeras cidades, incluindo a Capital e várias comunidades do interior de Rondônia, contra a corrupção e pedindo o impeachment da Presidente.  

Há quem diga que há no ar um clima semelhante ao de 1964. É exagero, claro! Para os mais velhos, não será difícil de lembrar. Para os mais jovens, vale pesquisar, para conhecer nossa história. Nesta sexta, 13 de março, completam-se exatos 50 anos do discurso no centro do Rio de Janeiro do então presidente João Goulart (foto), quando ele anunciou, perante uma multidão, as chamadas reformas de base, que incluíam desapropriação de terras; desapropriação de refinarias, que passaram para o governo e uma série de mudanças administrativas, agrárias, financeiras e tributárias.  A classe média e os mais ricos se revoltaram. Foi o estopim para o golpe militar que aconteceria apenas 18 dias depois. Tomara que tudo seja apenas coincidências da datas. Temos é que valorizar a democracia e, se insatisfeitos, mudar os governantes nas urnas. E apenas nas urnas...

EXCEÇÃO NO ACRE - A Presidente Dilma, acuada, tem sido vaiada em suas aparições públicas. Menos no Acre, onde os petista liderados pela família Viana, que comanda o Estado, prepararam uma grande recepção para ela, recheada de servidores públicos convocados para o evento. Foi um lenitivo  certamente para a Presidente, que está acuada e sofrendo ataques de todos os lados, incluindo aliados de vários partidos. Principalmente do PMDB, que, sempre fisiologista, quer mais cargos e mais poder. O clima político do país está ruim. Pode piorar muito se a mobilização nacional de domingo tiver sucesso.
 ABSOLVIDO - Finalmente! Até que enfim o ex governador e atual senador Ivo Cassol foi beneficiado por decisão judicial. Depois de ser condenado à prisão e à perda do seu mandato num caso de obras realizadas quando era prefeito de Rolim de Moura, em que não houve o desvio de um só centavo de dinheiro público, Cassol agora era acusado por ter ofendido membro do Ministério Público Federal de Rondônia. Foi absolvido no Supremo. Uma surpresa, porque o ex governador rondoniense não tem tido sorte nas decisões contra ele.
 CPI DOS BEBÊS - O deputado Jesuino Boabaid, já demonstrou que será um forte opositor ao governo. Uma das suas ações mais destacadas, neste início de legislatura, foi o de conseguir o número de assinaturas necessárias para criar uma CPI que vai investigar o desaparecimento de bebês. “É preciso se esclarecer vários pontos nebulosos,principalmente no caso Nicolas, pois o protocolo deixou de ser cumprido desdeo  primeiro  internamento,  que  foi  no  Hospital  Infantil  Cosme e  Damião”, acentuou. Os casos de sumiço e mortes de bebês foram denunciados pelo jornalismo da TV Candelária/Record.
 DE OLHO NA PREFEITURA - Na Assembleia, surgem os primeiros nomes dos que andam sonhando com a cadeira do prefeito Mauro Nazif, nas eleições de 2016. No momento, o nome mais forte é o do deputado Hermínio Coelho, que foi presidente da ALE e é um dos mais duros adversários do governo do Estado. O jovem Léo Moraes também acha que sua chance está chegando. Um terceiro parlamentar que não nega que pode estar entre os candidatos à Prefeitura da Capital, é Aélcio da TV. Ribamar Araújo é outro nome que nunca pode ser esquecido. Portanto, a disputa será acirrada...
 MARIANA FALA DURO - A deputada Mariana Carvalho tem mostrado que não está na Câmara Federal só para fazer presença e desfilar sua beleza. Tem se destacado por falar duro contra o governo e marcado posição como uma oposicionista. Nesta semana, ela bateu duro no atraso dos repasses de recursos do FIES, Pronatec, Ciência Sem Fronteiras e outros programas do governo federal que não estão sendo pagos desde dezembro. Mariana insistiu em saber porquê o Ministério da Educação não paga suas dívidas, inclusive deixando muitas Universidades Federais em situação caótica, pela falta de recursos. Ela não está pra brincadeira!
 PERGUNTINHA - Tem razão a Presidente Dilma, quando afirma que não há crise alguma no país, mas apenas dificuldades passageiras que serão logo superadas?
Fonte: Jornalista Sérgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário