terça-feira, 10 de março de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A VOLTA DA INFLAÇÃO É UM DOS MAIS TERRÍVEIS PESADELOS!

Mais uma semana perdida. De confusões políticas. De Operação Lava Jato. De denúncias quentes e outras vazias. De mortes no trânsito. De assassinatos, principalmente de jovens pretos e pobres. De muitos políticos que perderam a vergonha, fazendo de conta que a honra e o respeito são qualidades mortas. De governantes perdidos, sem saber que rumo seguiremos. De divisões entre direita e esquerda; de convocações para impeachment e apoios ao Governo; de confusões, bate bocas, mordomias para os de sempre e tristeza e perdas para a imensa maioria que vive no inferno da pobreza.  E foi também uma semana em que um fator extremamente preocupante, daqueles de fazer correr um suor frio pela espinha, se detectou neste país cheio de problemas e com tão poucas soluções: a inflação está voltando. Ela já chegou a 5,7% só em fevereiro, já acima da taxa prevista pelo governo para todo o ano. O IPCA alcançou 7,7%. E subindo. A volta da inflação, esse risco canceroso que corrói a economia e a dilacera, é ruim para todos mas, principalmente, como sempre ocorre nas más notícias, para os assalariados, os mais pobres, os que vivem à beira da pobreza e da miséria.
Os mais velhos lembram dos terrores inflacionários dos anos 80 e até perto da metade dos anos 90. Foi só quando Itamar Franco assumiu a presidência, no pós Collor, que o então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso implantou o Plano Real, que nos deu duas décadas de estabilidade. Agora, com o governo gastando mais que arrecada, com o descontrole dos gastos públicos, com a obesidade mórbida criada para sustentar 39 ministérios; com a corrupção desenfreada; com o realinhamento de preços contidos artificialmente durante anos, lá vem ela de novo. Um grande risco para o país. Um grande risco para cada um dos brasileiros. Vade retro!
 TIRO NO PÉ - Pra não dizer que ninguém avisou: algumas medidas amadoras estão sendo tomadas por gente do governo, contrariando orientações de quem entende do riscado. Numa situação em que vive atualmente o comando político de Rondônia, tomar medidas guiadas pelo coração, sem analisar friamente todos os aspectos que a situação exige, é gol contra. Quem avisa amigo é: política não sobrevive com amadores e com atos de amadorismo. Está na hora de ouvir quem realmente entende do riscado e seguir as dicas corretas. Porque depois não adianta chorar o leite derramado. O aviso está dado!
 OTIMISMO COM O TSE - Aliados do governador Confúcio Moura estão mobilizados e são poucos os que acreditam que o TSE confirmará a decisão dos 4x3 no TRE rondoniense, que anulou os votos recebidos por ele e seu vice, Daniel Pereira. O otimismo se acentuou com muitos argumentos usados pela defesa e que foram rejeitados no tribunal regional. Entre eles o fato do Ministério Público Eleitoral ter proposto a rejeição da denúncia, por falta de consistência.
 SÓ COM CONCURSO PÚBLICO - " Não existe na Assembleia nenhum projeto de Lei criando 800 cargos Comissionados, ninguém no governo nessa crise seria louco para tal atitude. O Projeto prevê a criação de Cargos efetivos nas áreas de Gestão, Programador e outras que não existem no Estado. São Cargos de Carreira através de Concurso Público . A Lei é apenas para a criação. De acordo com a necessidade e disponibilidade de caixa se abrirá o Concurso com as vagas apenas demandadas e não todas criadas". Afirmações são de Pedro Pimentel, adjunto da Sepog, desmentindo  o que é corrente na Assembleia. Por lá, as informações de que seriam cargos comissionados. O governo, portanto, está corrigindo as informações que partiram de fontes do parlamento.
 DISCURSO E VAIAS - Nas redes sociais e no noticiário da mídia, fica-se sabendo dos grandes protestos contra o discurso da Presidente Dilma, em rede nacional de TV e rádio na noite de domingo. Gente batendo panelas, gente vaiando,soltando foguetes, buzinando, protestando com toda a veemência. Alguns, mais irresponsáveis e idiotizados, gritaram ofensas impublicáveis contra a Presidente. Nos bairros de ricos e da classe média alta, a raiva contra o governo é óbvio e notória. Já o povão, que é quem decide eleição, ficou inerte como sempre. Barulho a oposição faz. Mas quem tem o voto dos pobres  é o PT e o governo...
 VAI SER DEMOLIDO? - Nesta semana, motoristas protestavam contra a grande demora para conseguir sair do tráfego quase que parado, em função da obra no Trevo. A má notícia é que, antes de melhorar, pode piorar. Se for mesmo confirmado que o projeto original não foi seguido (o viaduto está com problemas na estrutura e na altura, que é menor do que o exigido para BRs em todo o país), ele terá que ser demolido e começar tudo do zero. Os engenheiros e especialistas das empresas do consórcio estão analisando o caso, antes de tomarem uma decisão. O mais lógico seria demolir e fazer de novo. Mas, ainda não se sabe o que acontecerá naquela obra tão complicada.
 PERGUNTINHA - O governo vai conseguir socorrer as Prefeituras, na reunião desta quarta entre os alcaides do Estado com o governador Confúcio Moura e sua equipe?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário