sábado, 14 de março de 2015

Há duas maneiras de fazer tudo na vida

Há uma maneira certa e uma maneira errada de fazer praticamente qualquer coisa na vida. Há uma maneira certa e outra errada de dirigir um automóvel. Há uma maneira certa de fazer um bolo e outra que resulta em um tijolo.

Você pode construir uma casa do jeito certo ou do jeito errado. Você pode cantar no tom ou fora do tom. Existe o português correto e o incorreto. Há coisa que devem ser feitas em um relacionamento e outras que não. Há uma maneira certa e outra errada de começar um relacionamento.

Isso significa que você tem uma escolha para tudo o que faz. É mais inteligente escolher fazer o certo porque o certo sempre trará o melhor resultado. É mais prático, mais rápido, ainda que nem sempre mais fácil inicialmente. Mas, ao longo prazo, acaba sendo mais fácil também, pois, se você analisar, os sacrifícios necessários para fazer a coisa certa nem se comparam com as consequências ruins de fazer a errada.

E, quando você faz o certo, não precisa ficar voltando atrás e corrigindo o que fez. Já está feito, e benfeito. Agora é só avançar e construir sobre ele. Compare com o que acontece quando você faz o errado. Você fica naquele eterno "começar de novo", patinado e nunca saindo do lugar. E a cada dia vai perdendo sua credibilidade e até a fé em sim mesmo.

Quanto mais pensar a respeito disso, mais se convencerá da seguinte conclusão: errar e acertar são escolhas que você faz. E essas escolhas dependem exclusivamente de você. Escolher bem exige que você diga "não" a muitas coisas, a muitas pessoas e especialmente a si mesmo. Você tem que se negar muitos prazeres e vontades que o princípio parecem bons, mas na verdade são para sua ruína. Aprenda a dizer não. Treine-se para pensar no benefício a ongo prazo, em vez de no prazer imediato.

Se você não tem conseguido resolver seus problemas de relacionamento, perder, peso, crescer profissionalmente, se desenvolver espiritualmente, etc., com certeza é porque você está agindo da maneira errada. E, se há uma maneira errada, há uma certa. Busque a certa. Quem tem acertado o que você está tentando acertar?  O que ele tem feito que você não está fazendo? Descubra e tome as atitudes necessárias.

E não fique dizendo para si mesmo "mas é difícil, eu não consigo..." O difícil você já está fazendo agora. Errar é muito mais difícil  e caro do que acertar. Pare de fazer o difícil que não funcional e faça o difícil que funciona.

Fonte: PONTO DE VISTA - Renato Cardoso / Folha Universal


Nenhum comentário:

Postar um comentário