quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

RockRiders.com.br visitou a feira "Motorcycle Live"

O maior evento do mercado de motocicletas do Reino Unido...
No Brasil, a mídia especializada normalmente só explora as feiras do setor mais tradicionais que ocorrem na Alemanha e Itália, como é o caso da EICMA em Milão e a INTERMOT na Alemanha
Mas muitas outras ocorrem na comunidade europeia. Segundo a revista Rider, publicada na Inglaterra, os maiores mercados da Europa Ocidental, em 2013, em número de vendas, foram a Alemanha, Itália e logo em seguida o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte). 
Na Inglaterra, a maior feira de motos é a "Motorcycle Live", que nesse ano foi realizada entre os dias 22 e 30 de novembro no pavilhão NEC da cidade de Birmingham, distante 108 milhas da capital Londres (aproximadamente 173km) e também próximo a cidade sede, chamada Hinckley, da fabricante Triumph.
No sábado 29/11, resolvi fazer um passeio de moto e ir até o evento, saindo pela manhã, bem fria diga-se de passagem (7 graus), mas sem chuva na previsão do tempo. 
Em menos de 2 horas de estrada com uma parada para tomar café, cheguei no bem organizado local do evento, logo parei minha moto num estacionamento coberto, comprei o ticket de entrada sem filas e entrei na exposição!
Depois de pouco menos de uma hora andando pelo local e me ambientando, fiquei impressionado com a quantidade de stands das principais fabricantes do mundo das duas rodas, no total, 25 fabricantes expuseram suas máquinas, com destaque para a Triumph, BMW, Indian Motorcycles, Harley-Davidson, Norton, Ariel, EBR (do Erick Buell), Ducati, Moto Guzzi, Aprilia, Benelli, Victory Motorcycles, KTM, Peugeot, algumas chinesas com produtos surpreendentes e claro, as tradicionais japonesas, Honda, Yamaha, Suzuki, Kawasaki, dentre outras que não me recordo os nomes. Um arraso!

Nova moto Sport Touring da BMW

No maduro e saturado mercado inglês (como em toda Europa), não existe essa de "marcas premium", por aqui, fabricante é fabricante, consumidor é consumidor. A escolha da compra é definida pelo gosto e necessidade do motociclista e qualidade do produto/atendimento, o quesito "status" é praticamente inexistente, visto que a maioria dos consumidores tem acesso aos produtos de qualidade, devido aos preços mais condizentes com o poder de compra da população em geral. Por exemplo, para comprar uma BMW R 1200 GS, um atendente do MC. Donald's na Inglaterra, precisa investir 10 meses dos seus ganhos. Faça as contas para esse mesmo profissional no Brasil realizar isso! Dão mais de 50 meses... bom, mas o texto é sobre motos, não sócio-econômico.


Aventureira Aprilia Caponord 1200

Pude ver de perto muitas novidades lançadas recentemente, as quais temos notícias aqui no RockRiders.com.br, como as aventureiras, nova Versys, a Aprilia Caponord, as KTM Adventures, as novas Triumph Tigers, a V-Strom 650 XT, o modelo touring sport BMW S 1000 XR, a Kougar 400R (que de perto é bem mais interessante que na Internet - vide matéria), os novos modelos e outros customizados da Harley-Davidson e Victory, e claro, os muitos acessórios, equipamentos e serviços das mais variadas empresas. 



Kougar K 400 R (fabricação chinesa)

No evento encontrei com outros 3 amigos motociclistas, sendo dois brasileiros residentes por aqui há quase 10 anos e um italiano, que tem e adora as motos da "Moto Guzzi". 
O local do evento, chamado de espaço NEC, é sensacional para a realização de feiras, podendo abrigar diversas simultâneas, com excelente infraestrutura de estacionamento para carros e motos, restaurantes e lanchonetes e locais de exposição perfeitos. Em 2013, visitei no complexo Excel em Londres, no moderno bairro de Stratford, a feira "London Bike Show", essa de agora, foi nos mesmos moldes e padrão, porém, bem maior, com muito mais expositores e participantes.


Quanto aos preços dos equipamentos, acessórios e produtos em geral para motociclistas na feira, nada diferente do que comprar nas lojas de rua ou Internet, o bacana da feira é que temos acesso a tudo quanto tipo de produto num mesmo local, muitos lançamentos foram apresentados, como novos modelos de capacetes Shoei, equipamentos para viagens e outros. 


Novo modelo de aventura da Honda que ainda será lançado

Moto de série mais potente (340CV) e cara exposta no evento (41 mil libras). É a Kawasaki Ninja H2 R.

Bom, mas nem tudo foram flores no meu passeio de moto até Birmingham para visitar o evento. Nessa época do ano, o dia por aqui escurece às 16hrs e como estava entretido na feira com os amigos (que foram de carro), vendo e fotografando as motos e tal... me esqueci do horário e sai do evento já depois das 19hrs, por sinal com a feira já vazia. Fui um dos últimos a sair com a moto do estacionamento do evento... (vide foto abaixo). E daí? De manhã quando sai de casa em Londres escrevi que estava 7 graus, lembra? De noite estava bem menos, a sorte é que não choveu, apenas o frio com neblina na estrada. Daqui há poucos dias, vai ser complicado rodar no inverno inglês... por isso valeu e muito esse passeio!


Ao sair do evento já noite e com muito frio, 5 graus, fui um dos últimos a deixar o estacionamento e ir para a estrada, 170km até Londres...

Espero que tenha curtido as fotos e esse simples relato da feira "Motorcycle Live". 
Veja mais fotos abaixo... 
Abraços e bons ventos, Policarpo Jr 


A Suzuki V-Strom 650 com rodas raiadas... versão nova XT

A Triumph Bonneville usada pelo David Beckham em viagem pela Amazônia...


Estacionamento coberto para as motos dos participantes do evento

Meu amigo Fabiano na Ducati MultiStrada 1200... 
Fonte: Rock Riders

Nenhum comentário:

Postar um comentário