sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

RECADO AOS JOVENS

USAR DROGAS AVILTA, DEGRADA

Todas as vezes que buscamos os nosso lugar perfeito para uma alimentação matinal fora de casa, a banco "zé", no Mercado Central, local onde sempre encontramos velhos amigos com os quais revivemos a nossa Porto Velho do passado, gostosa, íntima, aconchegante, sem crimes, sem assaltos, sem traições de todos os jaezes; no comando de tudo, só interesse; sem os viciados, drogados que hoje emprestam totalmente a nossa querida "Princesinha do Madeira", sem temer a polícia, sem respeitar autoridades que também pouco estão se importando com o seríssimo problema que recomenda muita mal a Capital de Rondônia como berço da liberdade do uso de drogas, do tóxico, aos quais estamos dedicando este artigo, principalmente ao grande grupo que vive ostensivamente em torno do Mercado Central, a 50 metros do mais importante ponto turístico de Porto Velho, que é remanescente da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, embora mal cuidado, sem a devida atenção que o valioso patrimônio Histórico centenário deve receber tanto do Governo como da Prefeitura e os noiados, por ali, servindo de "pano de fundo", sem serem importunados.

PARA NOSSA JUVENTUDE LER
Toda vez que ouvimos o relato de algum adolescente que está envolvido com droga, a história é sempre a mesma: primeiro ele começa bebendo - o álcool o deixa mais alegre, desinibindo e autoconfiante para fazer o que ele deseja fazer, funcionando como a porta de entrada para as outras drogas, pois, em busca de novas emoções ele decide experimentar coisas mais fortes assim, quando um amigo lhe convida a experimentar um baseado (normalmente ele começa pela maconha) a reação costuma ser a de aceitação a eles nem param para pensam na grande "M" que esta arrumando para a vida dele e da sua família.

A além do desejo de experimentar situações novas, circunstâncias desfavoráveis da vida e falta de informações aumentam as chances do envolvimento dos jovens com drogas e o resto dessa história a gente já sabe de cor.  Acontece como aquela música do Peninha "Tudo era apenas uma brincadeira e foi crescendo, crescendo e me absorvendo e de repente eu mi assim..." VICIADO. E, vício não é doença, é escolha - doença a gente não escolhe, acontece, tem um agente etiológico, enquanto que vício é sempre fruto de uma escolha, de uma decisão, de uma atitude.

ONDE COMEÇA O VÍCIO?
Usar droga se trona um vício pelo prazer que ele propicia. Se  ao usar droga a pessoa ficasse nauseada, enjoada, passasse mal, sentisse dor... e, principalmente não sentisse prazer, ela não repetiria esse comportamento destrutivo, abominável, degradante. A dependência vem justamente  do prazer que as pessoas sentem naquele momento. E, lembrar do prazer sentido é o que estimula a pessoa a buscar a droga novamente e a sua falta leva o usuário a ficar enlouquecido por uma nova dose.

Informação de quem entende do riscado, médicos, estudiosos do assunto dizem que assim que bate na corrente sanguínea as drogas estimulam diretamente as estruturas do sistema de recompensa do nosso cérebro a provocar , sensação e prazer, provocando com isso o desejo da repetição. E como temos memória, a lembrança do prazer é o que mobiliza a busca de uma repetição. Segundo as mesmas fontes, isso acontece também com outras coisas como sexo, amor, comida, exercício físico. O problema se agrava tornando-se cada vez incontrolável porque , com o uso frequente da droga o corpo se acostuma com aquela quantidade ingerida, o sistema de recompensa fica mais sensível e exigente, passando a ser necessário o uso de algo mais forte em quantidade cada vez maiores, onde entre a cocaína para quem pode bancar ou então vai roubar, matar para sustentar o maldito vício e, para os lascados, esses que vivem dormindo nas calçadas, nas portas, como vemos aqui em Porto Velho, em vários pontos centrais da capital do ouro, da cassiterita, puxando fumaça do abominável CRACK, que degrada e mata quem o usa; liquida a ser humano, que perde o amor próprio, não trabalha, se torne "pedixão" contumaz, inconveniente, pode até matar para sustentar a vício como registram as páginas policiais dos jornais do mundo todo... Torna-se a consequência do uso da droga um desastre para a pessoa e para a sua família, que muito sofre.  Ao se tornar dependente - só para reforçar, incutir na cabeça de nossa juventude ainda fora do vício - a pessoa faz qualquer coisa para poder alimentar seu vício; mente, engana, vende  o que vê pela frente, rouba, trapaceia e até mata, como já dissemos, para conseguir dinheiro para saciar seu desejo e garantir para saciar seu desejo e garantir seu prazer. O viciado destrói a vida dele e de sua família que não escolheu usar drogas e,  mesmo assim, sofre o dissabor, as consequências do seu ato.

Infelizmente, nossos jovens estão cada vez mais cedo se envolvendo com drogas, se viciando e perdendo o rumo de sua vida. O caminho da droga sempre é desastroso. A vida da pessoa gira em torno da droga nada mais tem importância. No universo do drogado não há vida, há destruição e morte. Por isso, se alguém lhe oferecer droga, seja ela que tipo for, ponha a cabeça no lugar e pense nas consequências dolorosas que isso vai trazer para a sua visa e sua família e saia fora.

A adolescência é a fase da experimentação, mas nem tudo a gente precisa experimentar na vida. Todas as nossas escolhas trazem uma consequência. Escolha ter um futuro saudável e ser feliz. Não coloque sua vida em risco e nem destrua a vida de sua família. Diga não as drogas" Sempre!

Fonte: Jornalista Euro Tourinho / Jornal Alto Madeira






Nenhum comentário:

Postar um comentário