domingo, 8 de fevereiro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UMA PERGUNTA MUITO COMUM NA CAPITAL: CADÊ A POLÍCIA?

No centro de Porto Velho, uma mulher caminha pela calçada. É meio da tarde, luz do dia. Ela é atacada por dois bandidos. Levam sua bolsa, seu celular, seus documentos, seu dinheiro. Ela olha para cima e para baixa, na Sete de Setembro e pergunta: cadê a polícia? Em restaurantes, em pleno dia ou à noite, deixar o carro estacionado próximo, mesmo com alarme, mesmo bem fechado, não importa que região da cidade seja, é o mesmo que convidar para ser furtado. Os criminosos chegam, calmamente, quebram o vidro do carro ou o arrombam e levam tudo o que podem. Todos os dias, há várias ocorrências dessas pela Capital. Crimes, tiros, assaltos, roubos, furtos. E as vítimas perguntam: cadê a polícia nas ruas?  Próximo ao Hospital João Paulo II, duas horas da tarde, sol a pino, uma dupla começa a arrombar e roubar carros estacionados. Mototaxistas fazem papel de autoridade, pegaram os bandidos, porque, mesmo olhando-se para todos os lados, não se via polícia em lugar nenhum. Cadê a polícia?
É impressionante o sumiço do policiamento preventivo das ruas. O que está acontecendo? Exatamente num momento em que a violência bate todos os recordes e os números de roubos, furtos, assaltos crescem de forma assustadora, o policiamento tomou Doril,  tanto na região central como em praticamente todos os bairros. As reclamações são imensas e os poucos PMs e civis fazem o que podem, porque a situação só piora e eles são cada vez menos. A população se sente cada vez mais insegura, porque além de estar sendo atacada a toda a hora, em todos os lugares - e até dentro de suas próprias casas - quando os bandidos são presos, na grande maioria dos casos, em pouco tempo estão nas ruas de novo, livres e prontos para continuar apavorando a cidade. Se forem menores, estão soltos em horas. Pobres de nós!
 CONFUSÃO PETISTA - Nem começou o ano legislativo e já quebrou o pau entre um grupo de petistas e o deputado eleito Lazinho da Fetagro. O PT quer empurrar goela abaixo do governador Confúcio Moura pelo menos dois secretários (Sid Orleans e Márcio Mateus), mas Confúcio tem caído fora. Ouve mas faz de conta que não ouviu. Lazinho, eleito pelo PT, ignorou a decisão do diretório do seu partido, que indicou a dupla e não está trabalhando para que os dois sejam indicados. Estaria pensando em outros nomes. Já começou uma troca de farpas públicas...
 LUZ NO TÚNEL - De vez em quando, surge uma luz no fim do túnel da impunidade. O Tribunal de Justiça de Rondônia manteve a pena de sete anos de prisão contra um homem que, totalmente embriagado, bateu num outro carro, matou uma mulher e feriu gravemente outra pessoa. O caso aconteceu em 2007 e o réu já havia sido condenado em júri popular. A manutenção da sentença é algo raro no Judiciário brasileiro, onde os criminosos do volante, bêbados irresponsáveis, sempre são acusados de homicídio culposo, quando não hpa intenção de matar. Nesse caso, a pena foi por homicídio doloso. Há ainda recurso.
 CONVOCADO NOVAMENTE - O governador Confúcio Moura está contando com a volta de um dos seus mais fiéis e competentes assessores, ao primeiro escalão do governo. Valdo Alves, um personagem importante no primeiro mandato, que realizou um trabalho elogiado por onde passou, está sendo convocado novamente. Ele já tinha avisado ao amigo de longa data que, no segundo mandato, iria ficar fora do poder. Confúcio não topou. Quer o talento de Valdo ao seu lado. O assunto deve ser definido só em março.
 SACOS DE CARAPANÃS - O vereador Bengala, presidente da Câmara de Porto Velho e que representa os distritos da Capital, foi surpreendido dias atrás com o que lhe mostraram moradores do assentamento Joana D´Arc. Para surpresa do vereador, ele viu dois sacos, desses grandes, de supermercados, cheios de mosquitos. Todos os insetos tinham sido apanhados em menos de meia hora. Nuvens de mosquitos (carapanãs), invadiram localidades do interior e estariam vindo também para a Capital. A situação de quem mora em áreas como o Joana D´Arc torna-se insuportável...
 AGRESSÃO NO HOSPITAL - A situação da saúde pública em Guajará Mirim continua de mal a pior. Agora, com os problemas chegando à área policial e envolvendo o secretário de saúde, Luiz Xavier. Irritado com a servidora pública Francisca Morais, grávida de seis meses, o secretário a agrediu, quando ela tentava entrar na unidade do hospital que está, literalmente jogado às traças, de tantas baratas que há por lá. A mulher agredida registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia. O secretário ainda é secretário, depois de mais essa?
 CORTANDO NA CARNE - Nos bastidores da Assembleia, um tema predileto é sobre alguns cortes que o presidente Maurão de Carvalho será obrigado a fazer, nos cargos comissionados, para se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal. A decisão já está tomada e há consenso, tanto na Mesa Diretora quanto da maioria dos parlamentares, que há necessidade sim de alguns cortes, para que as contas fechem. Por enquanto, o assunto está sendo debatido e não se sabe quando começará o corte na própria carne do parlamento. Mas que haverá, haverá sim!
PERGUNTINHA - Os 35 anos do PT, comemorados nesse final de semana, teve mais festa ou mais preocupação com tantas e novas denúncias de corrupção apresentadas diariamente pela mídia?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário