segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

HÁ RISCO DE PERDERMOS 750 EMPRESAS E 40 MIL EMPREGOS 

A economia de Rondônia, que ainda vai muito bem, comparando-se ao restante do país, pode sofrer um baque esse ano caso duas questões que envolvem setores vitais não sejam revistas. A primeira delas é uma absurda Portaria, a de número 443, do Ministério do Meio Ambiente e que poderá levar ao fechamento de pelo menos 80% de todas as madeireiras do Estado. Mais de 350 empresas, legalizadas, com toda a documentação em dia, cumprindo rigorosamente seus compromissos financeiros e ambientais, foram pegas no contrapé, com um novo pacote de ordens vindas de cima, sem qualquer discussão com a sociedade ou com o setor atingido, proibindo o corte, transporte e comercialização de dezenas de tipos de madeira. Por quê? Porque uma ONG do Rio de Janeiro fez um "estudo", aceito prontamente pelo governo brasileiro, afirmando que todos esses tipos de madeiras agora proibidas, estariam em vias de extinção. De cara, além do enorme prejuízo para todo um setor vital para a economia rondoniense, se pode imaginar pelo menos 20 mil empregos diretos perdidos. Membros da bancada federal tentam reverter a tal Portaria, mas mesmo com os discursos e as promessas do governo, ela já está valendo.
Outro perigo já foi abordado nesta coluna. Como o Governo do Estado e a Prefeitura da Capital estão tratando da criação de uma Secretaria Metropolitana para realizar, com recursos próprios, várias obras públicas, a indústria da construção civil será alijada deste processo. Outras 400 empresas e outros 20 mil empregos correm risco. Se fora  somados os dois casos, o baque na economia do Estado será tão grande que certamente entraremos num turbilhão de um retrocesso econômico poucas vezes visto em Rondônia. Só de pensar numa coisa desses, já corre um frio gelado na espinha do rondoniense.
 A VOLTA DA ALE - Volta da Assembleia, nesta terça, está cercada de expectativas. Rondônia espera ainda mais dos parlamentares e do resultado dessa mescla de reeleitos, alguns em quinto mandato, como o presidente Maurão de Carvalho, como dos novatos, que estarão, desde o começo, sob os olhares da coletividade. Nomes como os de Léo Moraes, Só na Benção, Ezequiel Júnior, Cleiton Roque e Aelcio da TV, entre outros, chegam para o primeiro mandato com torcida para que trabalhem corretamente. Vamos ver se corresponderão ao que os rondonienses esperam deles. E de seus colegas de parlamento.
 ESPERANDO O PLANO B - Por falar em Assembleia, o Plano A de suplentes, prontos para assumirem vagas de titulares que estavam negociando com o governo, para ocuparem cargos no Executivo, está ao menos por enquanto sem rumo. O caso mais notório é do deputado Lebrão, que estava com um pé e meio no DER e que desistiu. deixando seu suplente, Ezequiel Neiva, aguardando novas negociações políticas. Há outros casos ainda sob a espera angustiando de novas conversas entre governo e parlamento, mas, até o final de semana, ao menos, nada de concreto neste sentido teria sido fechado. A espera continua, portanto...
 O PT CONTRA ATACA - Os petistas contra atacam, pelas redes sociais. Depois de serem alvos de duros ataques, principalmente por causa da corrupção que praticamente espalharam por todos os negócios feitos com o poder público nacional, agora cobram para que seus adversários também sejam denunciados. Estão certos. Todos os petistas (e são muitos) corruptos, assim como seus adversários políticos corruptos (e também são muitos), todos têm que ir para a cadeia. Sigla partidária, seja qual for,  não livra bandido de cometer crimes e ser punido por eles.
 ADORADORES DO ECA - Quando os policiais do COE desbarataram uma gangue, semana passada, levaram um susto. Ela era liderada por uma criança de 13 anos, que, fortemente armada, conseguiu fugir depois de trocar tiros com a polícia. Os outros membros da quadrilha têm 14, 15 e 16 anos. Três foram presos, depois de praticarem assaltos e roubos. Nada lhes acontecerá. O chefão, aos 13 anos, sequer pode ser levado para uma Delegacia. Os adoradores do Estatuto da Criança e do Adolescente, que como está dá carta branca ao crime, devem adorar esses eventos policialescos...
 SUBINDO, SUBINDO... - Ribeirinhos já andam suando frio. O rio Madeira continua subindo, embora menos rápido que no ano passado, na enchente histórica, mas já está muito perto de transbordar, em várias regiões por onde passa. Na zona urbana da Capital, estava ontem a pouco mais de um metro de sair para fora do leito, inclusive próximo à Praça Madeira Mamoré. Em direção ao Acre, a água não chegou ainda à BR 364 por centímetros. A Defesa Civil já está retirando famílias de áreas de risco. Mesmo que não repita 2014, a cheia deste ano também será bastante forte, infelizmente.
 PERGUNTINHA - O fato do PT disser que o PSDB começou a corrupção na Capital e os tucanos acusaram os petistas da mesma forma, isenta os dois partidos da roubalheira registrada há anos na nossa maior estatal?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário