quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

ELEIÇÕES PASSADAS: UM ASSUNTO FORA DO NOSSO INTERESSE

Terminada mais uma eleição, o assunto agora é futurologia. O primeiro tema é sobre  daqui a dois anos, quando se escolherá novamente os prefeitos municipais. O outro, um pouco mais distante. Para 2018, quando escolheremos o novo governador. Para ambos os casos parece um exagero (e é) se falar na próxima eleição, recém terminada a atual. Mas no Brasil, infelizmente é assim. Há pouca preocupação com o meio do caminho, com o hoje, mas quando fecham-se as urnas aqui, no outro dia já se fala na próxima disputa. Em termos de prefeituras, a da Capital poderá ter pelo menos uma dúzia de postulantes à cadeira de Mauro Nazif, incluindo o próprio, que vai à reeleição. Se a eleição fosse logo, Mauro teria em Mariana Carvalho e em Lindomar Garçon (caso o empresário Mário Português fique mesmo fora, porque se entrar estaria nesta lista) e Hermínio Coelho, seus principais adversários. Mas além dos nomes conhecidos, tem gente nova na parada. Os néo deputados Léo Morais e Aélcio da TV, por exemplo, terão que ser incluídos nessa lista, caso consigam se destacar na Assembleia daqui até os próximos 20 meses. No interior, falando apenas numa cidade, como exemplo, se Jesualdo Pires quiser, só uma mudança muito radical o tirará da reeleição em Ji-Paraná.
E para o Governo? Ainda não se sabe como ficará em definitivo a situação de Ivo Cassol, mas ele é sempre um nome fortíssimo. Caso tenha condições de concorrer, quem derrubará Cassol? Mas há outro nome em ascensão na política estadual. O do senador reeleito Acir Gurgacz, que certamente vai dedicar seu segundo mandato para preparar a candidatura de 2018. Claro que é muito cedo. Muitos outros nomes virão, outros sumirão do mapa. Mas, como sempre, termina uma eleição e o assunto da política já são as próximas. Será que um dia isso mudará?
 NADA DE MALA PRETA - Não teve confinamento, nem mala preta, nem nada suspeito. Todas as negociações políticas foram claras e republicanas. Maurão de Carvalho foi eleito para presidir a Assembleia, num momento de muito trabalho de bastidores, conversas e acordos, mas tudo dentro do que preconiza o melhor da política. Muita gente atuou para que tudo desse certo. Pelo lado do governo, tem que se destacar o trabalho sério, competente, silencioso, mas efetivo do chefe da Casa Civil, Emerson Castro. Saiu do episódio ainda com maior confiança do seu chefe, Confúcio Moura.
UM PÉ E MEIO - Com Maurão de Carvalho à frente, numa eleição entre as mais tranquilas de todos os tempos, a Assembleia começa nova legislatura recheada de caras novas, mas também com políticos experientes e com longa história. Nem todos os que assumiram seus mandatos no domingo vão ficar por lá. Há dois ou três nomes que podem ir para o governo Confúcio Moura, abrindo espaço para suplentes. O caso mais notório é o do deputado Lebrão, que está com um pé e meio no comando do DER.
 VIADUTO CONDENADO - Claro que ninguém confirma, mas, mais cedo ou mais tarde, o esqueleto do viaduto sobre a BR 364, no Trevo do Roque, terá que ser demolido e começado do zero. O mínimo que pode acontecer é ter que ser feito um grande reforço na base dele, porque os cálculos, na construção foram subestimados. No popular: de uma forma ou outra, a obra está condenada. Certamente vão aparecer desmentidos, mas não há como manter uma versão diferente da realidade por muito tempo.
 SERÁ QUE VAI? - Por falar em viadutos, o Dnit anuncia que a retomada das obras ocorrerá em poucos dias. Era novembro, depois dezembro, agora fevereiro. As empresas que venceram a concorrência já fizeram pesados investimentos na estrutura necessária para tocar o trabalho e, até agora, nem sequer puderam começar nada. Essa brincadeira em que se transformou o pacotaço de obras inacabadas em Rondônia e no Brasil é o resultado de incompetência, somada com "você sabe com quem está falando?", porque todos querem meter o bedelho. E as obras não andam!
 O POVO EXIGIU - No caso do Espaço Alternativo, há  uma possibilidade de exceção neste contexto de obras que não andam. Finalmente a burocracia infernal, envolvendo até uma absurda Licença Ambiental quando 70% dos trabalhos já estão concluídos, foi superada. Mesmo depois de todos os rolos que envolveram a grandiosa obra, que é exigida pela população da Capital (que lota o Espaço quase todos os dias, mas principalmente aos fins de semana), parece que enfim, veremos tudo concluído ainda esse ano. Nada a comemorar ainda, mas ao menos é uma tênue luz no fim do túnel!
 QUEM MANDA MESMO? - Mais uma chantagem de presos deu certo, em Rondônia. As autoridades temem  qualquer ação de confronto com a bandidagem que está nas cadeias. Primeiro foi a reação contra a comida de excelente qualidade em Vilhena. Depois, foi o caso de Ariquemes. Agora, mais um evento desses e mais uma vez os responsáveis se colocaram de joelhos ante exigências de presos. Em Rolim de Moura, meia dúzia deles colocaram fogo em colchões, exigindo transferência para Porto Velho. Os responsáveis atenderam imediatamente os pedidos. Aqui, como no resto do Brasil, os presos mandam.
PERGUNTINHA - Qual foi o sentimento que você teve ao abastecer seu carro desde domingo, com o aumento do combustível, que, na campanha, a nossa Presidente jurou que não iria autorizar?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário