sábado, 28 de fevereiro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

PETROBRAS: A CAVERNA DE ALI BABÁ PRECISA TER OUTRA SENHA
Vamos combinar: quem rouba é ladrão, não é vítima. Não há campanha para destruir a Petrobras. Ela está sendo destruída porque foi usada por ladrões, pelo lado podre da política, pelos bandidos que, aos poucos, estão sendo denunciados, um a um. Não tem nada de campanha da direita, o fato de  exigir que ladrões sejam presos, que devolvam o que roubaram. A campanha é do povo brasileiro, que quer que petistas, tucanos, trabalhistas ou representantes de qualquer partido, seja qual for, que estejam envolvidos na roubalheira que corroeu e transformou a Petrobras no símbolo maior da corrupção histórica deste país, sejam denunciados, presos e que paguem por seus crimes. Essa baboseira de querer mudar o foco da discussão, como se ladrão fosse vítima da campanhas de adversários políticos, pode colar para idiotas e ignorantes. Mas para qualquer cidadão brasileiro de bem, pensante, não importa a cor partidária que defenda, essa balela de quererem mascarar a roubalheira e transformá-la apenas numa disputa de palanque, é vergonhosa enganação. Só mais uma,  entre tantas praticadas nas tradicionais empulhações contra a República, durante décadas e décadas, achacando o pobre povo brasileiro.
Essa conversa fiada de entidades ligadas ao esquerdismo programarem passeatas e protestos "em defesa da Petrobras" é papo furadíssimo. Eles estão apenas defendendo muitos dos seus líderes, ladrões denunciados e não querem perder a boquinha. Estão se lixando para a  Petrobras, instituição que sempre orgulhou o Brasil e que agora se transformou numa caverna de Ali Babá, de onde saem todas as falcatruas imagináveis. "Fecha-te, Sésamo", deve ser a nova senha contra os ladrões dos cofres públicos. Não importa que crença política professem: são ladrões. E todos sabemos onde é lugar de ladrão!
 O COMEÇO FOI BEM... - No seu primeiro encontro oficial com a nova Assembleia, ao participar da primeira sessão ordinária da Casa, Confúcio Moura pediu a parceria do parlamento e demais poderes, para conseguir governar num momento de graves dificuldades financeiras para o país e que, certamente, também atingirá Rondônia. Também fez um agrado, prometendo liberação de emendas dos deputados com rapidez. E ainda anunciou obras, investimentos e promessa de muito trabalho. As relações entre os dois poderes, nesse início de legislatura, tendem a ser calmas. Não se sabe até quando...
 PÉ DIREITO - Foi, enfim, positivo o recomeço no Legislativo. O presidente Maurão de Carvalho abriu os trabalhos com o pé direito, numa sessão que demonstrou que o parlamento terá um ano muito produtivo. Destaques também para o duro discurso de opositor do ex presidente, Hermínio Coelho, que sentou o cacete no Governo. E para o ex prefeito de Alvorada, Laerte Gomes, que pelas redes sociais confessou sua grande emoção em estar estreando como deputado. Os rondonienses esperam muito da Assembleia, neste ano que se desenha como muito difícil para todos.
 PESOS PESADOS - O Ministério Público Federal comprou uma briga daquelas que se vê raramente, entre pesos pesados. Exige que o Tribunal Regional Eleitoral reforme seu prédio atingido duramente pela enchente histórica, há um ano e o comando do Poder não quer nem ouvir falar nisso, até porque, entre outros motivos, a estrutura do prédio teria sido afetada. O confronto entre os dois poderes começou essa semana, quando o MPF distribuiu nota à mídia com sua exigência, apelidada de "recomendação". É daqueles rolos que não se sabe onde podem levar. Esperemos para ver, pois!
 ODACIR E IVAN - Quando se começa a falar na próxima eleição municipal, quando Mauro Nazif será candidato à reeleição e uma dúzia de opositores vão querer tirá-lo da cadeira, toda a semana aparecem novos possíveis concorrentes. Nos últimos dias, começou a se falar novamente em Odacir Soares, um dos políticos mais experientes do Estado, até hoje chamado de senador, que já foi prefeito da Capital e que estaria pronto para concorrer de novo. Da mesma forma, o empresário Ivan Rocha, que fez sua estreia na política, seria o nome do PP para entrar na briga. Já há entre 12 a 14 possíveis candidatos.
 ÁGUA SUBINDO - A enchente vem aí, infelizmente. No Acre, já há cidades vivendo sob o regime da calamidade pública e até em Rio Branco vários bairros já foram atingidos pelas águas. Em Rondônia, falta pouco para que a BR 364, na altura da Ponta do Abunã, fique de novo intransitável. Em Porto Velho, o rio já chegou a quase 16 metros e meio e continua subindo. Áreas baixas da Capital já estão novamente sob a cheia do rio Madeira. Pode até que não se repita a cheia histórica de 2014, mas centenas e centenas de familias já estão se preparando para deixar suas casas. Mais uma vez. 
 PERGUNTINHA - Tem base real a boataria sobre greves de setores do funcionalismo público estadual a partir do mês que vem ou é só mais uma tentativa de cultuar o quanto pior, melhor?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário