sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

FOI  APENAS " UM ATO INFRACIONAL ANÁLOGO A HOMICÍDIO"

Chega a ser revoltante o que ocorre com muitos menores assassinos, muitos deles criminosos contumazes; que destruíram vidas e famílias inteiras, protegidos por uma legislação tão criminosa e doentia quanto eles. Os tribunais, que são obrigados a seguir essas leis ridículas, até ao anunciar decisão que mantém um desses facínoras presos, têm que pisar em ovos, cuidar com o palavreado, florear as sentenças, quase  como se estivessem pedindo desculpas por se verem obrigados a punir esses canalhas, que tão logo cheguem à maioridade continuarão matando. Em Rondônia não é diferente. Ao anunciar a correta decisão dos desembargadores em manter "apreendido" um vagabundo que matou uma pessoa a sangue frio e que é reincidente, texto emitido pelo TJ tem essa pérola: "A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, por unanimidade de votos dos seus membros...., decidiu manter a medida socioeducativa de internação a um adolescente que praticou ato infracional análogo a homicídio". Que linguagem é essa? Mudou-se  o nome de assassinato cruel,  usando um linguajar floreado, porque é necessário cumprir a lei que protege o menor criminoso! E também os órgãos oficiais são obrigados a tratar marginais reincidentes como se fossem cidadãos de bem, gente decente, gente que, eventualmente cometeu apenas um pequeno deslize.
Quando a sentença diz que o menor-bandido  é reincidente, também há busca palavras bonitas, parecendo que há até um pedido de desculpas implícito, por ter que ser aplicada alguma pena. Ou seja, o meliante, que cometeu diversos crimes, ficará no máximo três anos "apreendido". Quando sair, estará livre de qualquer imputação legal. Pronto para continuar sua extensa e cruel sequência de crimes. É esse o país que estão nos empurrando goela abaixo. E que aceitamos, passivos!
 CONFÚCIO E O PT - Não deu outra! Ao invés de ouvir pedidos de dirigentes partidários do PT,  Confúcio Moura atendeu só os deputados eleitos pelo partido. Ribamar Araújo e Lazinho da Fetagro deram o OK para os nomes de Val do PT, para a pasta da assistência social e para o ex prefeito José Volpi, na Idaron. Os nomes que tinham sido indicados pelo Padre Ton e outros líderes petistas (incluindo-se aí o do vereador Sid Orleans), foram ignorados. A relação será direta entre Confúcio e os parlamentares petistas e não mais com o comando partidário.
AGORA OU NUNCA! - O prefeito Nazif entra na reta final da sua administração com muitos problemas, mas ao menos com novas perspectivas. Depois de dois anos que muitos consideram perdidos, pela falta de obras e avanços na Capital, parece que a partir de agora as coisas vão andar com menos lentidão. Nazif não tem mais tempo. Ou faz logo tudo o que garantiu que faria, quando candidato, ou perderá a chance de pensar na reeleição. Terá que fazer os 22 meses que ainda têm de governo como se fossem pelo menos 40 meses. Senão, estará com sérios problemas para 2016...
 MALDIÇÃO - Audiência na Câmara , que teve como mote a esculhambação das obras nunca terminadas dos viadutos, significou pouco avanço real, embora nos discursos as coisas estejam ótimas, como sempre. O Dnit, por exemplo, não  avisou que há grande chance de o viaduto do Trevo do Roque ter que ser demolido, porque o projeto original estava todo errado. Enquanto a verdade continuar sendo maquiada, será difícil acreditar que um dia essas obras  que parecem amaldiçoadas sejam realmente entregues à comunidade.
JOSELITA FICA - Já em Ouro Preto, a vice prefeitura Joselita Araújo pode terminar o mandato de dois anos comandando a Prefeitura. Ela assumiu o posto depois que o prefeito reeleito  Alex Testoni foi preso e denunciado em operação de superfaturamento em obras. Testoni, livre pouco depois, decidiu não voltar ao cargo. Joselita está tocando o governo. Mudou toda a equipe e agora está com seu pessoal, coordenando as ações. Testoni está a um passo de desistir da vida pública. Deve tocar adiante seu projeto de morar nos Estados Unidos....
 A MORTE DE DOUGLAS - A polícia precisa esclarecer e não deixar pedra sobre pedra no caso do assassinato do jovem Douglas Nascimento, de 22 anos, que teria sido espancado por seguranças de uma casa noturna de Ji-Paraná e, na manhã seguinte, foi encontrado agonizando na rua. Morreu dois dias depois de internado, com traumatismo craniano. Há outras vertentes de investigação, como a possibilidade de que ele tenha sido vítima de um assalto, mas até agora toda a situação é muito obscura. Esclarecer o caso o mais rápido possível é dever da competente polícia rondoniense.
 BAIRRO ABANDONADO - Doze anos depois de uma espera infrutífera, moradores do bairro Lagoinha, na Capital, decidiram manter mobilizações e protestos, pedindo ao menos que possam andar pelas ruas e não vivam numa região esburacada, sem estrutura, no meio da sujeira e onde tudo fica tudo alagado com qualquer chuva. Dias atrás, mais manifestações, queima de pneus, cartazes de protestos se somaram à todas as iniciativas já feitas. E que vão continuar, segundo os moradores. Até que o Poder Público, afinal, faça seu papel e atenda a comunidade.
 PERGUNTINHA - Pular o carnaval ou sair para a rua para protestar contra o governo: qual será a opção para a grande maioria dos brasileiros?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário